Buscar

AVALIANDO NEURO 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201403168825)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação. Com o auxílio dessas informações, é possível afirmar que cada unidade motora
		
	 
	é inervada por apenas um neurônio, e o princípio de recrutamento obedece ao tipo de tarefa a ser realizada, sendo que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
	
	possui vários motoneurônios, e a ordem de recrutamento depende do tamanho da velocidade de condução, sendo que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
	
	tem um número próprio de motoneurônios de acordo com as tarefas desempenhadas pelo músculo, sendo que unidades motoras com maior número de motoneurônios são ativadas em primeiro lugar.
	 
	é inervada por apenas um neurônio, e o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho dos motoneurônios, sendo que unidades motoras com motoneurônios menores são recrutadas em primeiro lugar.
	
	é inervada por apenas um neurônio, e a ordem de recrutamento obedece a padrões específicos de acordo com o tamanho das fibras musculares, sendo que fibras musculares maiores são ativadas em primeiro lugar.
	
	2a Questão (Ref.:201403469355)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tônus muscular é avaliado por meio da reação de alongamento. Durante a avaliação, pode-se observar a diferenciação entre hipertonia elástica e plástica da seguinte maneira:
		
	
	a resistência à reação de alongamento é encontrada apenas nos casos de hipotonia.
	
	não se observa resistência à reação de alongamento durante a avaliação do tônus, pois isto ocorre apenas na avaliação de elasticidade muscular.
	 
	a resistência à reação de alongamento presente na hipertonia elástica varia com a velocidade, enquanto que na hipertonia plástica não.
	
	a resistência à reação de alongamento presente na hipertonia elástica não varia com a velocidade, enquanto que na hipertonia plástica varia.
	
	a resistência à reação de alongamento presente na hipertonia elástica e na hipertonia plástica não varia com a velocidade.
	
	3a Questão (Ref.:201403510220)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Adriano, aos 45 anos, apresenta um quadro de paraparesia espástica tropical associada ao vírus linfotrópico de células T humana tipo 1 com alteração de tônus abaixo do nível da lesão, déficit de equilíbrio e distúrbios na mobilidade. A fim de avaliar tais perdas funcionais, o fisioterapeuta pode aplicar, respectivamente, os seguintes testes:
		
	
	Escala de Ashworth, Escala de Tinnet e Estesiometria.
	
	Escala de Ashworth, Escala de Tinnet e Baropodometria.
	
	Escala de Tinnet, Escala de Berg e Escala de Ashworth.
	 
	Escala de Ashworth, Escala de Tinnet e Time Up and Go
	
	Escala de Tinnet, Time Up and Go e Escala de Berg.
	
	
	4a Questão (Ref.:201403132534)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marcha que ocorre no indivíduo com lesão cerebelar. O paciente aumenta a base de sustentação para poder ficar de pé, mostrando insegurança e passos desordenados. Pode haver oscilações para os lados e tendência a quedas. O enunciado refere-se à marcha
		
	
	Festinante.
	
	Trendelemburg
	
	Anserina.
	
	Escarvante.
	 
	Atáxica.
	
	
	5a Questão (Ref.:201402949936)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os quadros de lesão neurológica do sistema extrapiramidal nos núcleos da base fazem com que o portador apresente movimentos involuntários das mãos e dos pés e movimentos de rotação do tronco e do pescoço, contorção da face e da língua ou de outras partes do corpo. Ocorrem também movimentos involuntários dos músculos da face, e as dificuldades para falar tornam sua linguagem quase incompreensível, devido a movimentos involuntários dos lábios e da língua. Esse quadro clínico corresponde a:
		
	
	Rigidez
	
	Espasticidade
	 
	Atetose
	
	Ataxia
	1a Questão (Ref.:201403516724)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A figura abaixo mostra uma das manobras deficitárias, item do exame neurológico, onde o paciente é orientado a ficar nessa posição, com joelhos  a 90° por dois minutos. Trata-se da:
		
	
	Manobra de flexão de membros inferiores.
	
	Manobra das pernas estendidas;
	
	Manobra calcanhar-joelho;
	 
	Manobra de Mingazzini;
	 
	Manobra de Barré;
	
	
	2a Questão (Ref.:201402505295)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na presença do Sinal de Babinski, a resposta ao estímulo feito na região plantar do pé é: (concurso público)
		
	 
	a extensão do hálux com a abdução dos outros quatro artelhos;
	
	a flexão do hálux com adução dos outros quatro artelhos;
	
	a flexão do hálux com abdução dos outros quatro artelhos;
	
	a flexão de todos os artelhos.
	
	a extensão do hálux com a adução dos outros quatro dedos;
	
	3a Questão (Ref.:201403470088)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre Acidente Vascular Cerebral Isquêmico é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	É comum encontrarmos inicialmente a espasticidade seguida de flacidez e com padrões sinergéticos anormais
	
	A redução do fluxo sanguíneo cerebral priva o cérebro de glicose e oxigênio que lhe são necessários, prejudica o metabolismo celular e leva à lesão e morte dos tecidos.
	
	O AVC isquêmico pode ocorrer por perfusão sistêmica baixa como resultado de uma insuficiência cardíaca.
	
	Suas manifestações mais frequentes incluem fraqueza muscular, espasticidade e padrões motores atípicos.
	
	A aterosclerose é um importante fator que contribui para a doença cerebrovascular.
	4 - Sr. José Carlos, 42 anos, pedreiro, é encaminhado para o setor de Fisioterapia, com quadro de dores lombares, após esforço físico (transferência de sacos de cimento), há uma semana. O fisioterapeuta ao avaliá-lo, realiza a seguinte manobra: Paciente em decúbito dorsal, o fisioterapeuta eleva MIE da maca (flexão coxo-femural). Realiza a mesma manobra com o MID. Pode-se afirmar que o fisioterapeuta está pesquisando a manobra de ___________, com o objetivo de evidenciar _____________:
		
	 
	Lasegue, comprometimento do nervo isquiático.
	
	Lasegue, comprometimento do nervo femural.
	
	Bragard, irritação meníngea.
	
	Kernig, estiramento ou compressão nervosa
	
	Brudzinsk, estiramento do nervo isquiático.
	
	
	5a Questão (Ref.:201402972695)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) apresenta três fatores de risco mais comumente reconhecidos da doença cerebrovascular: a hipertensão (mais importante); o Diabetes Mellitus e as doenças do coração. As insuficiências neurológicas focais originadas de um AVC embólico, trombótico ou hemorrágico dependem do tamanho e da localização da lesão, além da quantidade do fluxo sanguíneo colateral. Escolha a alternativa correta: I - É Proporcional quando compromete mais o membro superior que o membro inferior; II - Na fase aguda o hemicorpo contralateral a lesão cerebral apresenta hipotonicidade; III- Na fase crônica o membro superior pode adquirir a postura de rotação interna e adução do ombro, flexão cotovelo, pronação do antebraço, flexão de punhos e dedos; IV- A goniometria, neste caso, poderá ser aplicada de forma passiva, tanto pela postura de hipotonia como pela postura de rigidez articular que impossibilitam os movimentos ativos livres; IV- A marcha helicoidal é favorecida pela fraqueza das musculaturas flexoras das articulações do membro inferior contralateral a lesão cerebral, assim como pela postura extensora do membro citado.
		
	
	A afirmativa I está verdadeira
	
	Todas as afirmativasestão verdadeiras
	 
	A afirmativa I está falsa
	
	Apenas as afirmativas II e IV estão verdadeiras
	
	Todas as afirmativas estão falsas

Outros materiais