Silvana Dias APOL 2 Nota 100 PO Bens e serviços
4 pág.

Silvana Dias APOL 2 Nota 100 PO Bens e serviços


DisciplinaProdução de Bens e Serviços Pesquisa Operacional46 materiais88 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
A estruturação do método simplex combina conceitos de álgebra matricial com conjunto de regras básicas que conduzem à identificação dos problemas de Programação Linear, de forma resumida, pode-se afirmar que o método simplex é um método de resolução de equações lineares. Entretanto, seus conceitos subjacentes são geométricos. Entender esses conceitos geométricos dá uma forte sensação intuitiva de como o método simplex opera e o que o torna dão eficiente, portanto, podemos conectar a solução gráfica com o procedimento algébrico existente no método simplex, definindo que:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Em sua essência, o algoritmo (procedimento) do método simplex se baseia em buscar a solução ótima do problema na interseção (vértices) de duas ou mais linhas ou planos (restrições) e, para isto, realiza um trajeto de vértice em vértice por meio de iterações que melhoram a solução até encontrar a solução ótima, se houver.
	
	B
	O algoritmo busca a solução possível para a resolução do problema.
	
	C
	O principal objetivo do algoritmo do método simplex se baseia em buscar a solução ótima do problema na solução do método gráfico.
	
	D
	A solução ótima só pode ser obtida pela iteração gráfica do problema.
	
	E
	Em sua essência, o procedimento do método simplex se baseia em buscar a melhor solução do problema nos vértices de duas linhas ou planos e, para isto, realiza um trajeto de vértice em vértice por meio de interações que melhoram a solução até encontrar a solução ótima, se houver.
Questão 2/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
O Sistema Toyota de Produção (STP) é também chamado de manufatura enxuta, o qual utiliza inúmeras metodologias, técnicas e ferramentas de gestão que visam reduzir o custo operacional das empresas sem comprometer a qualidade do bem produzido.  Dentre estes, os mais conhecidos são o Just In Time (JIT) e os cartões Kanban.
A partir do enunciado analise as duas asserções a seguir e a correlação entre elas: 
I \u2013 A metodologia JIT exige que o fornecedor garanta a qualidade das matérias primas para que o processo produtivo não seja interrompido.  
POR QUE 
II \u2013 Os cartões Kanban de processo indicam as quantidades exatas de itens que devem ser retirados no processo precedente, as quais devem ser obedecidas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas e se complementam.
Questão 3/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Existem diferentes tipos de sistemas produtivos onde a empresa utiliza aquele que melhor atende sua necessidade, gera produtividade e a torna mais competitiva. Tais sistemas: em massa, contínuo, em lote e sob encomenda apresentamcaracterísticas que os distinguem. São essas diferenças que determinarão a estratégia produtiva utilizada pela empresa.
Avalie as características descritas a seguir:
I. O sistema produtivo em massa é caracterizado por alto volume de produção, utiliza matérias primas e também produtos em processo.
II. O sistema produtivo por encomenda é o que apresenta o custo mais baixo para a empresa e também para o cliente.
III. O sistema produtivo em lote tem como é adequado para grandes volumes de produção de produtos padronizados.
IV. O sistema produtivo contínuo tem como atributo alto volume de produção e não utiliza intermediários no meio do processo produtivo.
Marque X na sequência correta:
	
	A
	V,F,F,V.
	
	B
	F,F,V,F.
	
	C
	V,F,V,V.
	
	D
	V,V,V,F.
	
	E
	F,F,F,V.
Questão 4/5 - Pesquisa Operacional
O método simplex é um procedimento desenvolvido por George B. Dantzig em 1947 com o objetivo de solucionar problemas de programação linear. Por ser um método eficiente, é usado, com frequência, para solucionar problemas de grande porte nos computadores atuais.
 
Com a utilização do Método Simplex para a resolução de problemas é possível obter:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Mais informações a partir da solução gráfica dos dados obtidos.
	
	B
	A melhor e única solução do problema.
	
	C
	Uma solução pelo processo tabular.
	
	D
	A determinação do ponto ótimo através das interseções.
	
	E
	A visualização de dados que poderão responder questões como: quais insumos/recursos estão plenamente usados? Quais insumos/recursos possuem disponibilidade para uso? Entre outros questionamentos.
Questão 5/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
As empresas lançam frequentemente ao mercado novos produtos ou serviços para atender novas demandas. Uma das técnicas para desenvolver um projeto de um bem ou de um serviço segue a seguinte sequência: (1) Geração do conceito; (2) Triagem; (3) Projeto Preliminar; (4) Avaliação e melhoria e (5) Prototipagem, piloto e projeto final.
Leia a seguinte definição:
Uma fase muito importante no desenvolvimento de um novo produto é quando são definidas as características físicas do produto, as partes e peças necessárias, bem como a documentação que o acompanhará no projeto tais como, desenho técnico, diagrama de montagem, árvore do produto, entre outros.
A fase descrita é:
	
	A
	Geração do Conceito.
	
	B
	Triagem.
	
	C
	Projeto Preliminar.
	
	D
	Avaliação e melhoria.
	
	E
	Prototipagem.