Buscar

Espelhos Planos com Laser

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Espelhos planos com laser
Objetivos:
Provar a primeira e a segunda lei da reflexão experimentalmente através das reflexões de um feixe de laser incidente em um espelho plano.
Introdução:
Se um feixe de luz incide na superfície de um material, a onda “vê” uma enorme distribuição superficial de átomos muito próximos entre eles que fará a onda espalhar. Neste caso temos uma interface entre dois meios diferentes (por exemplo, entre o ar e um material), que apresenta uma descontinuidade no meio de propagação da onda, então quando a luz alcança esta interface sempre existe uma parte da luz que se espalha para trás, e a este fenômeno se denomina reflexão.
o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão:
i= r
Materiais:
Espelho plano, Caneta laser, Régua, Caneta, Transferidor, papel sulfite.
Atividade Experimental
O experimento consiste em demonstrar o fenômeno de reflexão em espelhos planos, lançando um feixe de luz (laser), em espelhos colocados em ângulos diferentes, percebe-se a reflexão de luz, fazendo com que o feixe de luz, viaje pelo experimento de espelho em espelho, até encontrar a saída. O experimento também pode ser chamado de labirinto de luz; possibilitando ao aluno calcular os ângulos, e a distância entre os espelhos, e indagar se nos espelhos côncavos ou convexos aconteceria o mesmo.
Conclusões
Associados a este experimento, podem-se acrescentar os seguintes assuntos na aula:
1. Fibra Óptica: explicar que este é o princípio de transmissão de dados da fibra óptica. Pode-se trazer ilustrações e exemplos de aplicações.
2. Construção do Espelho: O espelho é constituído de uma camada de vidro, uma de nitrato de prata e uma de tinta. Explicar que a reflexão ocorre na camada de nitrato e explorar com os alunos o que acontece na camada de vidro que antecede à de nitrato (refração) e como, apesar do vidro, o “raio de luz” refletido sai com ângulo exatamente igual ao incidente.
3. Irreversibilidade: Com a ajuda de uma segunda ponteira laser é possível verificar a não interferência de um raio sobre o outro fazendo com que os feixes se cruzem. Fica mais evidente se as cores dos lasers forem diferentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais