Buscar

EXERCICIOS - TEORIA CONSTITUCIONAL (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências Jurídicas – CCJ
Curso de Direito
��
TEORIA CONSTITUCIONAL
QUESTÕES DE CONCURSO
01. (CESPE/UNB) (Com alterações) Acerca da teoria da Constituição, julgue os itens seguintes:
A doutrina constitucionalista aponta o fenômeno da expansão do objeto das constituições, que têm passado a tratar de temas cada vez mais amplos, estabelecendo, por exemplo, finalidades para a ação estatal. Considerando a classificação das normas constitucionais em formais e materiais, é correto afirmar que as normas concernentes às finalidades do Estado são apenas formalmente constitucionais.
As normas constitucionais, do ponto de vista formal, caracterizam-se por cuidar de temas com a organização do Estado e os direitos fundamentais.
As normas constitucionais que consagram os direitos fundamentais consubstanciam elementos limitativos das constituições, porquanto restringem a ação dos poderes estatais.
A Constituição brasileira em vigor permite e prevê a possibilidade de sua própria transformação, disciplinando os modos por meio dos quais sua reforma pode ocorrer; acerca da reforma constitucional, a doutrina é pacífica no sentido de que limitam a ação do poder constituinte derivado apenas as restrições formais expressas no texto constitucional.
Assim como os demais produtos do processo legislativo, as emendas constitucionais estão sujeitas a controle de constitucionalidade, tanto formal quanto material; em conseqüência, poderá ser julgada inconstitucional a emenda à Constituição que careça de sanção presidencial.
02. (CESPE/UNB) (Com alterações) Acerca da teoria das constituições, julgue os itens seguintes:
Diz-se outorgada a constituição que surge sem a participação popular.
A vigente Constituição da República, promulgada em 1988, prevê os respectivos mecanismos de modificação por meio de emendas, podendo ser classificada, por esse motivo, como uma constituição flexível.
Considerando a classificação das normas constitucionais em formais e materiais, seriam dessa última categoria sobretudo as normas concernentes à estrutura e organização do Estado, à regulação do exercício do poder e aos direitos fundamentais. Desse ângulo, outras normas, ainda que inseridas no corpo da constituição escrita, seriam constitucionais tão-somente do ponto de vista formal.
A supremacia material e formal das normas constitucionais é atributo presente tanto nas constituições rígidas quanto nas flexíveis.
A rigidez das normas constitucionais decorre dos mecanismos diferenciados, previstos para sua modificação, em relação às demais normas jurídicas.
03. (CESPE/UNB) (Com alterações) Acerca das normas constitucionais, julgue os itens seguintes:
O regime jurídico brasileiro não aceita o princípio da supremacia da Constituição.
Considera-se que a Constituição encontra-se no nível mais importante do ordenamento jurídico e dá validade a todas as suas normas; exatamente por isso, a norma infraconstitucional que contravier á constituição deverá ser privada de efeitos.
Apenas as normas das constituições escritas possuem supremacia.
A constituição que se segue a um movimento revolucionário que conquista o poder, com ruptura da ordem jurídica anterior, é tida como obra do poder constituinte originário.
Uma constituição que se origina de órgão constituinte composto por representantes do povo denomina-se constituição outorgada.
Constituição, com a brasileira de 1988, que prevêem a possibilidade de alteração do seu próprio texto, embora por um procedimento mais difícil e com maiores exigências formais do que o empregado para a elaboração de leis ordinárias, classificam-se como constituições semi-rígidas.
04. (ESAF) É correto afirmar que a Lei Complementar é:
Hierarquicamente superior à lei ordinária.
Espécie normativa destinada a especificar dispositivo constitucional de eficácia contida.
Expressamente prevista na Constituição para normatizar matérias certas e exige para sua aprovação quorum de maioria absoluta.
Não hierarquicamente superior à lei ordinária e utilizada para legislar sobre matéria constitucional relevante, a critério do Poder Legislativo.
Irrevogável pela sua natureza própria.
05. (VUNESP) A Constituição brasileira é
Flexível, porque pode ser livremente modificada pelo legislador segundo o mesmo processo de elaboração das leis ordinárias.
Histórica, porque resulta da lenta formação histórica, dos fatos sociopolíticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organização do Estado.
Democrática, porque a sua reforma depende sempre de plebiscito.
Rígida, porque somente é alterável mediante processos, solenidades e exigências formais especiais, diferentes e mais difíceis que os de formação das leis ordinárias.
Pluralista, porque reparte competências entre a União, Estados e Municípios.
06. (ESAF) Sobre princípios constitucionais, princípios constitucionais do trabalho, hermenêutica constitucional, classificação das normas constitucionais e tipos de constituição, assinale a única opção correta.
Segundo a doutrina, os princípios político-constitucionais são materializados sob a forma de normas-princípio, as quais, freqüentemente, são desdobramentos dos denominados princípios fundamentais.
Por ser um direito fundamental do trabalhador, o princípio da irredutibilidade salarial não admite exceções.
Segundo a doutrina, na interpretação restritiva de uma norma constitucional, o intérprete deve restringir o domínio normativo atingido pela efetividade da norma para adequá-lo ao programa normativo.
Uma norma constitucional classificada quanto à sua aplicabilidade como uma norma constitucional de eficácia contida não possui como característica a aplicabilidade imediata.
Uma constituição é classificada como popular, quanto à origem, quando se origina de um órgão constituinte composto de representantes do povo.
07. (ESAF) Sobre a classificação das Constituições e o Sistema Constitucional vigente, assinale a única opção correta.
A Constituição Federal de 1988 é considerada, em relação à estabilidade, como semi-rígida, na medida em que a sua alteração exige um processo legislativo especial.
No que se refere à origem, a Constituição Federal de 1988 é considerada outorgada, haja vista ser proveniente de um órgão constituinte composto de representantes eleitos pelo povo.
A constituição escrita apresenta-se como um conjunto de regras sistematizadas em um único documento. A existência de outras normas com status constitucional, per se, não é capaz de descaracterizar essa condição.
As constituições dogmáticas, como é o caso da Constituição Federal de 1988, são sempre escritas, e apresentam, de forma sistematizada, os princípios e idéias fundamentais da teoria política e do direito dominante à época.
Nas constituições materiais, como é o caso da Constituição Federal de 1988, as matérias inseridas no documento escrito, mesmo aquelas não consideradas “essencialmente constitucionais”, possuem status constitucional.
08. (OAB/SP) É considerada norma de eficácia contida o seguinte dispositivo da Constituição Federal:
O art. 5º, XIII: “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.
O art. 37, VII: “O direto de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica”.
O art. 84, I: “Compete privativamente ao presidente da República nomear e exonerar os ministros de Estado”.
O art. 18, §1º. “Brasília é a capital federal”.
O art. 5º, III: “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”.
09. (OAB/SP) (Com adaptações) Sabendo-se que o sistema financeiro deverá ser regulado por lei complementar, nos termos do art. 192 da Constituição Federal, caso eventual lei ordinária venha a discipliná-lo, essa lei padecerá de:
Inconstitucionalidade formal, não podendo ser controlada pelo Judiciário, pelo fato de a aprovaçãoequivocada da lei ser matéria “interna corporis” do Poder Legislativo.
Inconstitucionalidade formal, podendo ser controlada pelo Judiciário, tanto pela via difusa, como pela via concentrada.
Inconstitucionalidade material, podendo ser controlada pelo Judiciário, tanto pela via difusa, como pela via concentrada.
Inconstitucionalidade material, podendo ser controlada pelo Judiciário, apenas pela via difusa.
Inconstitucionalidade material, podendo ser controlada pelo Judiciário, apenas pela via concentrada, por ser norma de âmbito nacional.
10. (ESAF) Assinale a opção correta.
Todas as normas da Constituição relativas a direito fundamental são classificadas como de eficácia plena.
Normas legais anteriores à Constituição nova, que com ela sejam incompatíveis no seu conteúdo, devem ser tidas como revogadas pela nova Constituição.
Somente o Supremo Tribunal Federal está autorizado a interpretar a Constituição Federal, por ser o guardião da Carta da República.
Todos os direitos previstos na Constituição, por causa da hierarquia dela no ordenamento jurídico, recebem o nome e o tratamento de direitos fundamentais.
Uma vez que a Constituição de 1988 não previu a figura do Decreto-Lei, todos os decretos- leis editados antes dela ficaram revogados com o advento da Constituição em vigor.

Outros materiais