Buscar

Prova de Ciência Política - Cláudio André

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Defina o objeto e método da Teoria Geral do Estado, segundo Dalari;
Defina o objeto e método da Ciência Política, segundo Sell;
Diferencie a Teoria Geral do Estado (TGE) de Ciência Política (CP);
Fale sobre:
Teoria dos contratos sociais (Sell);
Evolução Histórica do Estado (Dalari); 
Poder do Estado (Segundo Bonavides);
Teorias não contratuais (Dalari); 
Ache os pontos de contato entre o Estado Grego e o Estado Moderno (Dalari)
O objeto da Teoria Geral do Estado é o estudo do Estado sob todos os aspectos, incluindo a origem, a organização, o funcionamento e as finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo o que se considere existindo no Estado e influindo sobre ele.
Pela própria multiplicidade de aspectos que a TGE possui e deve considerar verifica-se a impossibilidade de adoção para um método único. A depender do enfoque que seja dado, escolhe-se o melhor método a ser aplicado, utilizando-se da indução para a obtenção de generalidades a partir de fatos considerados isoladamente, a dedução, sobretudo para a explicação de fatos particulares ou para a fixação de perspectivas, e o método analógico para estudos comparativos. Os resultados obtidos deverão ser integrados em uma síntese, logo os métodos serão então associados.
O objeto da Ciência Política é o fenômeno politico, ou seja, o fenômeno do poder. Quem exerce o poder, levando em consideração a dimensão empírica ou mesmo concreta do poder. O estudo do exercício do poder procurar apontar de que modo ele está distribuído na sociedade e principalmente nas instituições políticas, como o governo, os partidos, as eleições, os movimentos sociais, etc.
O método que a Ciência Política utilizada para estudar o objeto, o fenômeno do poder, busca a partir dos fenômenos empíricos do poder, ou seja, dos fatos políticos propriamente ditos, buscando explica-los a partir da verificação ou falsificação. Enquanto a filosofia política aborda o campo da política sob a perspectiva de indagar qual seria a melhor forma de organizar o Estado e as relações de poder, a Ciência Política se propõe a descrever como se dão de fato, as relações de poder, independente de considerações baseadas em princípios ou valores, buscando o “ser” e não o “dever ser”.
A diferença entre a Teoria Geral do Estado (TGE) e a Ciência Política (CP) diz respeito a como elas buscam estudar o Estado. A TGE compreende o Estado em sua TOTALIDADE, fazendo uso do CONHECIMENTO SINTETIZADO da filosofia, sociologia, politica, história, antropologia, economia, psicologia, valendo-se desses conhecimentos para buscar melhorar o Estado. A TGE entende que o Estado é fruto do FENÔMENO JURÍDICO, tendo um caráter normativo, empírico e jurídico. Para a CP, o Estado é fenômeno do poder ou fenômeno político e não um fato jurídico afastando-se também da normatividade, possuindo caráter descritivo. A CP não se utiliza de conhecimentos de outras disciplinas para Estudar o estado, pois ela é autônoma e faz uso de seus próprios métodos para obtenção de respostas concretas sobre a questão.
A teoria dos contratos sociais afirma que o Estado ou a vida civilizada teria surgido de um acordo ou de um contrato firmado pelos homens quando ainda estavam em um condição pré-social ou estado de natureza. O CONTRATO SOCIAL se fundamenta em três elementos: 
Estado de Natura / Estágio pré-social
O contrato social / pacto social
Sociedade civil / surgimento do estado
HOBBES
Ao escrever a obra Leviatã onde defende o estado absolutista, ele diz que o estado pré-social ou de natureza em que o homem se encontra é “guerra de todos contra todos” com isso os homens firmam um contrato alienando todo o poder ao estado para que ele conservasse a paz social;
LOCKE
Acredita e defende que homem não pode ter sua vida interferida pelo poder do estado, pois o estado serviria para conservar a liberdade e propriedade. Algo que já era do homem em seu estado natural, Locke então defende o estado liberal e diz que o homem deve romper com o estado caso o mesmo não cumpra com suas finalidades;
ROUSSEAU
Ele escreveu o livro “O Contrato Social”, onde concorda com Hobbes que os homens nascem livres, porém discorda do fato deles viverem em um estado de “guerra de todos contra todos” ainda afirma que os homens virariam escravos devido a conflitos pela propriedade, é preciso firmar a busca do bem comum chamado por ROUSSEAU por “vontade geral”. Ele defende o estado REPUBLICANO, onde as leis são feitas para o bem comum. O homem seria livre e obedece a si mesmo.

Outros materiais