Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		Significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam isso, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entender como devem colaborar para seu sucesso. Este conceito refere-se a:
	
		
	
	missão;
	
	valores;
	
	objetivos;
	
	metas.
	
	visão;
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
	As atividades vinculadas diretamente à missão da empresa, por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização, são chamadas de:
	
		
	
	Atividades-fim
	
	Atividades-direção
	
	Atividades-meio
	
	Atividades da Missão
	
	Atividades da Visão
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
	Quando dizemos que um tipo de Planejamento é macro-orientado, genérico e voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente externo, estamos nos referindo ao denominado Planejamento:
	
		
	
	departamental.
	
	estratégico.
	
	gerencial.
	
	operacional.
	
	tático.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
	O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. O planejamento estratégico constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no horizonte temporal de:
	
		
	
	Longo prazo
	
	Longo prazo, porém em determinadas situações, no médio ou curto prazo.
	
	Curto prazo
	
	Médio prazo
	
	Tempo necessário para o aprimoramento dos funcionários.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
	Enquanto os objetivos especificam as metas futuras que a organização deseja alcançar, os planos estabelecem os meios para alcançá-los. Neste contexto, há três tipos de planos: os estratégicos, os táticos e os operacionais. Escolha a opção abaixo que contem algumas das características dos planos táticos:
	
		
	
	São feitos para o longo prazo, tendo forte orientação no ambiente externo da organização e por isso, não são específicos.
	
	Traduzem objetivos gerais em específicos para as áreas funcionais como Operações, ou Finanças. Geralmente são elaborados para até um ano (médio prazo) definindo as principais ações a serem implementadas em cada unidade da organização.
	
	São elaborados pelo CEO (Diretor-Presidente) da organização, visando maximizar os processos organizacionais e cortar custos no curto prazo.
	
	Identificam processos específicos realizados pelo nível operacional e são realizados no curto prazo (dias, semanas, ou alguns meses), sendo constantemente adaptados diante das mudanças.
	
	É montado à base de processos programáveis e com técnicas computacionais, tendo característica imediatista.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
	Marque nas opções a seguir, a única afirmação correta sobre os Planos:
	
		
	
	Os Táticos apresentam o detalhamento das tarefas diárias de cada setor de execução.
	
	Os Estratégicos orientam os detalhes da execução das diversas atividades setoriais.
	
	Os Operacionais procuram orientar as tarefas básicas a serem executadas no setor.
	
	Os Estratégicos são aqueles que estão muito voltados para as atividades de rotina.
	
	Os Operacionais atuam com os horizontes tanto de médio, quanto de longo prazo.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
	A estrutura formal está presente em todas as empresas, é deliberadamente planejada, e formalmente representada em organogramas. Entre as características da estrutura formal está:
	
		
	
	Desenvolver sistemas e canais de comunicação.
	
	Proporcionar maior rapidez no processo.
	
	Dar ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
	
	Reduzir a carga de comunicação dos chefes.
	
	Motivar e integra as pessoas na empresa.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
	A organização como parte do processo administrativo tem a função de "Como fazer" diferenciando-se do planejamento onde sua função é "o que fazer". Para confirmar seu entendimento da função organização, assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes aos objetivos da função organização: I) Definir a missão, os objetivos e prioridades. II) Retratar a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento. III) Estabelecer métodos para distribuição, de forma otimizada, dos recursos (pessoas, materiais, financeiros, etc.). IV) Implementar os planos de ação e avaliar os resultados.
	
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas I e IV estão corretas
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
	Sobre abordagem comportamental, pode-se dizer que:
I - A abordagem comportamental definiu um novo enfoque as teorias organizacionais, passando a dar ênfase nas pessoas. 
II - Um dos principais expoentes desta teoria foi Douglas McGregor, que desenvolveu uma das primeiras teorias para o entendimento do comportamento das pessoas. 
III - Segundo McGregor existem dois estilos básicos de direção, como dois extremos de um continuum: o estilo da teoria X e o da teoria Y. O primeiro está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, ao passo que o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, na administração consultiva e na auto avaliação de desempenho.
	
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativas III está correta.
	
	Somente a afirmativas II está correta.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
	A função administrativa de dirigir pessoas precisa ser bem cuidada para que os objetivos organizacionais sejam perseguidos de modo uníssono pelos colaboradores. Podemos afirmar que a função direção no nível institucional da empresa:
	
		
	
	É a função desempenhada pelos dirigentes do nível intermediário a fim de compatibilizar os planos e objetivos entre as áreas.
	
	É uma função voltada para o desenho dos processos de trabalho de modo a garantir a eficiência e a eficácia da organização.
	
	É a responsável pela estrutura organizacional de modo a garantir que as pessoas se adequem ao perfil dos cargos no plano de carreira.
	
	É uma função voltada para monitoramento e correção na execução dos planos estabelecidos no planejamento estratégico.
	
	É a responsável pela condução e orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis.
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes