Buscar

Integração da Responsabilidade Social nas Organizações

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para que a busca pela sustentabilidade seja posta em curso, deve haver estreita relação entre a responsabilidade social e a gestão do conhecimento nas organizações. De forma prática, esta integração se desdobra em três grandes variáveis principais, identificadas como A, B e C no quadro a seguir. De acordo com o conteúdo estudado no livro da disciplina e com as informações do quadro, assinale a alternativa que corresponde corretamente a A, B e C:
	A
	B
	C
	Incentivos culturais
	Estratégia
	Tecnologia
	Identificação e criação do conhecimento
	Fluxo do conhecimento
	Acesso ao Conhecimento
	Compartilhamento do conhecimento
	Operacionalização
	Conteúdo
	Comunidades de prática
	Métricas e Monitoramento
	Programas de gestão do conhecimento
Escolha uma:
a. Meio Ambiente, Marketing e Pessoas.
b. Pessoas, Processos e Sistemas. 
Conforme o livro da disciplina, página 14 e 15, o quadro apresenta itens de desdobramento das variáveis Pessoas, Processos e Sistemas, consideradas pilares para a integração do conhecimento à responsabilidade social. Os demais itens estão totalmente incorretos, sem relação com o tema estudado.
c. Pessoas, Processos e Comercialização.
d. A B C
Incentivos culturais Estratégia Tecnologia
Identificação e criação do conhecimento Fluxo do conhecimento Acesso ao Conhecimento
Compartilhamento do conhecimento Operacionalização Conteúdo
Comunidades de prática Métricas e Monitoramento Programas de gestão do conhecimento
Elaborado a partir de: LUIZ DA SILVA, Harryson. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética. Curitiba, FAEL: 2015.
e. Pessoas, Marketing e Comercialização.
f. Processos, Meio Ambiente, Sistemas.
Feedback
A resposta correta é: Pessoas, Processos e Sistemas..
QUESTÃO 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A responsabilidade social de uma organização depende de uma relação estreita com outras áreas na empresa. Uma das áreas mais importantes neste âmbito é a gestão do conhecimento, que integra um conjunto de processos, atividades e metodologias para melhorar o desempenho da organização. De acordo com o conteúdo estudado no livro da disciplina, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao que representa a figura a seguir: 
Fonte: LUIZ DA SILVA, Harryson. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética. Curitiba, FAEL: 2015, p.14
Escolha uma:
a. Dimensões da Gestão do Conhecimento aplicadas à Responsabilidade Social. 
De acordo com o livro, página 13 e 14, a figura ilustra as Dimensões da Gestão do Conhecimento aplicadas à Responsabilidade Social. As demais alternativas não correspondem à descrição citada nem a nada relacionado a este tema.Para que tanto a responsabilidade social quanto a sustentabilidade sejam garantidas, é necessário que sejam integradas as ações das diferentes áreas do conhecimento, por exemplo: uma decisão de compra que envolva insumos e matérias-primas deve ter um “parecer” de todas as áreas envolvidas em questão: a área da administração precisará coordenar todo o processo de gestão de compras com todas as áreas envolvidas; a contabilidade deverá levar em consideração não somente os custos mas também a avaliação ambiental dos custos envolvidos em insumos e matérias-primas em caso de impactos ambientais; com relação à gestão pública, todas as ações, processos, produtos e serviços precisarão estar dentro dos processos de licenciamento ambiental e normas setoriais; na gestão de recursos humanos, dever-se-á verificar não só a capacitação para produzir novos produtos e serviços como também os impactos das atividades sobre a higiene, saúde e segurança; e, na área de tecnologia de informação, será preciso criar um programa
de comunicação corporativa que atenda as demandas de informações de forma classificada e orientada de todos os públicos-alvo envolvidos.
b. Etapas da Gestão do Conhecimento.
c. Dimensões da Comunicação.
d. Passos para a elaboração do Balanço Social.
e. Etapas para a implantação de uma área de responsabilidade social.
Feedback
A resposta correta é: Dimensões da Gestão do Conhecimento aplicadas à Responsabilidade Social..
QUESTÃO 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No contexto da responsabilidade social, as diferentes áreas de uma organização devem se organizar para atender às demandas do público interno (funcionários) e externo (agentes de interesse das empresas). Sobre este tema, observe o quadro a seguir e assinale a alternativa correta:
 
Fonte: LUIZ DA SILVA, Harryson. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética. Curitiba, FAEL: 2015, p.9.
Escolha uma:
a. Profissionais das áreas de Ciências Contábeis e TI, devido a seu papel técnico, não precisam se preocupar com práticas de responsabilidade social.
b. Princípios de responsabilidade socioambiental são relevantes em todas as áreas de uma organização. 
Conforme o livro da disciplina, página 9, responsabilidade social é um tema que permeia todas as áreas das organizações e todos os profissionais.
c. O Quadro se aplica somente à esfera pública.
d. Princípios de responsabilidade socioambiental devem ser considerados somente pela área de Gestão de Pessoas em uma empresa.
e. Princípios de responsabilidade socioambiental devem ser considerados somente pela área administrativa em uma empresa.
Feedback
A resposta correta é: Princípios de responsabilidade socioambiental são relevantes em todas as áreas de uma organização..
QUESTÃO 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Observe a sentença a seguir sobre responsabilidade social nas organizações e assinale a alternativa que corresponde corretamente às lacunas A, B e C:
“A estrutura do processo de (A) e do seu processo de avaliação se constituem num espaço de orientação para o desenvolvimento de programas de responsabilidade social e de códigos de (B) que serão resultantes das avaliações entre as (C). Tudo o que você fizer e decidir deverá sempre ter a garantia de que suas decisões tenham impacto significativo tanto na responsabilidade social quanto na sustentabilidade das decisões com impacto comunitário.”
Fonte: LUIZ DA SILVA, Harryson. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética. Curitiba, FAEL: 2015.
Escolha uma:
a. Comercialização; Ética; Partes Envolvidas.
b. Gestão do Conhecimento; Venda; Partes Envolvidas.
c. Gestão do Conhecimento; Ética; Partes Envolvidas. 
Conforme o livro da disciplina, página 16 e 17, “A estrutura do processo de (Gestão do Conhecimento) e do seu processo de avaliação se constituem num espaço de orientação para o desenvolvimento de programas de responsabilidade social e de códigos de (Ética) que serão resultantes das avaliações entre as (Partes Envolvidas). Tudo o que você fizer e decidir deverá sempre ter a garantia de que suas decisões tenham impacto significativo tanto na responsabilidade social quanto na sustentabilidade das decisões com impacto comunitário.” As demais alternativas não dão o sentido estudado e correto ao tema.
d. Comercialização; Ética; Chefias.
e. Comercialização; Venda; Partes Envolvidas.
Feedback
A resposta correta é: Gestão do Conhecimento; Ética; Partes Envolvidas..
QUESTÃO 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Toda empresa, instituição ou organização que mantém relações com clientes, fornecedores de insumos, empregados, governo, empresas concorrentes e sociedade em geral, em diferentes escalas espaciais, deverá passar a desenvolver princípios éticos aplicáveis a cada caso.
“Atendimento a todas as demandas via serviços de autoatendimento que resolvam todos os problemas decorrentes dos serviços prestados; a publicidade e a propaganda descrevendo exatamente os processos, produtos e serviços à disposição para os diferentes tipos de clientes; promoções, eventos e concursos de vendas”.
Fonte: LUIZ DA SILVA, Harryson. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética. Curitiba, FAEL: 2015, p.23.
De acordo com o conteúdo estudado, a descrição acima corresponde a práticas de responsabilidadesocial estabelecida com o segmento:
Escolha uma:
a. Clientes. 
De acordo com o livro, página 23, as práticas se referem ao segmento de Clientes, apenas. Clientes: atendimento a todas as demandas via serviços de autoatendimento que resolvam todos os problemas decorrentes dos serviços prestados; a publicidade e a propaganda descrevendo exatamente os processos, produtos e serviços à disposição para os diferentes tipos de clientes; promoções, eventos e concursos de vendas; não aceitação de pagamento de diárias, passagens, almoços, jantares, doações oferecidas pelos clientes como forma de cooptação para favorecimento em compra de processos, produtos e serviços pré e pós-venda.
b. Fornecedores.
c. Empregados.
d. Governo.
e. Concorrentes.
Feedback
A resposta correta é: Clientes..
QUESTÃO 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Há diferentes perspectivas para o estudo da ética. Na “ética humanista” todas as possibilidades humanas de relações sejam possíveis, sem interferências religiosas, considerando que a existência humana é um princípio indiferenciado em suas diversas formas de ocorrência e culturas. Já a “ética social” é dirigida por princípios definidos por grupos em determinados contextos sociais, particulares e culturais. A partir destes conceitos e do conteúdo estudado no Livro da Disciplina, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I-Na perspectiva da ética humanista, a corrupção é um mal que deveria ser eliminado, já que fere os princípios da igualdade, da liberdade e do acesso democrático a todo tipo de recursos e ações decorrentes de todas as transações realizadas, para qualquer público-alvo.
II-Na perspectiva da ética social, a corrupção não é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades. Nesses casos, a corrupção pode ser legitimada através de outras formas, tais como: a remuneração pela atividade de captação/liberação de recursos para projetos; emendas parlamentares; serviços de terceiros; superfaturamentos; entre outros.
III-No Brasil, o Instituto Ethos de Responsabilidade Social vem liderando ações empresariais na perspectiva da ética e da responsabilidade social corporativa.
Escolha uma:
a. A assertiva I está correta, apenas.
b. As assertivas I e II estão corretas, apenas.
c. A assertiva II está correta, apenas.
d. As assertivas I e II estão incorretas.
e. As assertivas I, II e III estão corretas. 
As afirmativas I, II e III estão corretas, de acordo com o conteúdo do Capítulo II, p. 22
Feedback
A resposta correta é: As assertivas I, II e III estão corretas..
QUESTÃO 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O cenário político brasileiro trouxe à tona discussões sobre a responsabilidade em todos as esferas da vida pessoal: pessoal, profissional e política. 
Fonte: AMÂNCIO. Sem Título. Disponível em: < http://grupointerpretareaprender.blogspot.com.br/2014/02/rpg-em-educacao-financeira-simnegocios.html> 
Assinale a alternativa que corresponde ao tema principal da charge:
Escolha uma:
a. A responsabilidade das lideranças no que se refere a práticas éticas.
b. A importância de cursos sobre Moral nas empresas.
c. A falta de financiamento de para ampliação de ações de responsabilidade social.
d. Ética é um assunto que interessa apenas a agentes públicos.
e. A adoção de ações de responsabilidade social pelas empresas. 
Conforme o livro da disciplina, página 20, os conceitos de moral e ética foram estudados no Capítulo 2. A charge avaliada à luz do conteúdo permite ao aluno compreender que as lideranças das organizações, sejam públicas e privadas, têm papel primordial nesta temática aplicada à vida real. As demais alternativas estão totalmente incorretas e infundadas.
Feedback
A resposta correta é: A responsabilidade das lideranças no que se refere a práticas éticas..
QUESTÃO 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Observe a sentença a seguir sobre responsabilidade social nas organizações e assinale a alternativa que corresponde corretamente às lacunas A, B e C:
“De forma a orientar cada profissional na sua área de atuação, com base nas suas (A), convém ressaltar que, em cada dimensão de (B) da responsabilidade social, há um objetivo de avaliação que precisa ser considerado em cada caso, para garantir a (C) das atividades desenvolvidas.”
Fonte: LUIZ DA SILVA, Harryson. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética. Curitiba, FAEL: 2015.
Escolha uma:
a. Empresas; Atuação; Venda.
b. Competências e Habilidades; Atuação; Sustentabilidade.
c. Empresas; Gestão do Conhecimento; Sustentabilidade. 
Conforme o livro da disciplina, página 17, “De forma a orientar cada profissional na sua área de atuação, com base nas suas competências e habilidades, convém ressaltar que, em cada dimensão de gestão do conhecimento da responsabilidade social, há um objetivo de avaliação que precisa ser considerado em cada caso, para garantir a responsabilidade social e a sustentabilidade das atividades desenvolvidas.”As demais alternativas não dão o sentido estudado e correto ao tema.
d. Competências e Habilidades; Gestão do Conhecimento; Sustentabilidade.
e. Empresas; Gestão do Conhecimento; Venda.
Feedback
A resposta correta é: Competências e Habilidades; Gestão do Conhecimento; Sustentabilidade..
QUESTÃO 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Toda empresa, instituição ou organização que mantém relações com clientes, fornecedores de insumos, empregados, governo, empresas concorrentes e sociedade em geral, em diferentes escalas espaciais, deverá passar a desenvolver princípios éticos aplicáveis a cada caso.
“Proibição de preconceitos; aceitação dos princípios da diversidade (social, orientação sexual e de condições físicas; prevenção ao abuso de poder (assédio moral e sexual); condições do ambiente de trabalho adequadas às atividades relacionadas em termos
de higiene, saúde e segurança; acesso a documentos pessoais e avaliações particulares; respeito à privacidade; gestão de conflitos relacionados aos interesses de promoção, aumento salarial ou processos correlatos.”
Fonte: Adaptado de LUIZ DA SILVA, Harryson. Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética. Curitiba, FAEL: 2015, p.23.
De acordo com o conteúdo estudado, a descrição acima corresponde a práticas que podem ser estabelecidas com o segmento:
Escolha uma:
a. Governo.
b. Clientes.
c. Concorrentes.
d. Fornecedores.
e. Empregados. 
Conforme o livro da disciplina, página 24, as práticas se referem ao segmento de Empregados, apenas.“Proibição de preconceitos; aceitação dos princípios da diversidade (social, orientação sexual e de condições físicas; prevenção ao abuso de poder (assédio moral e sexual); condições do ambiente de trabalho adequadas às atividades relacionadas em termos de higiene, saúde e segurança; acesso a documentos pessoais e avaliações particulares; respeito à privacidade; gestão de conflitos relacionados aos interesses de promoção, aumento salarial ou processos correlatos.”
Feedback
A resposta correta é: Empregados..
QUESTÃO 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O debate sobre ética e responsabilidade social no Brasil é recente. No entanto, muitos textos legais e regulamentares já foram promulgados, principalmente durante as últimas três décadas, visando conter práticas antiéticas em diversos aspectos dos relacionamentos das empresas. Além disso, há normas e diretrizes de adesão voluntária à disposição das empresas que querem adotar as melhores práticas de responsabilidade social e sustentabilidade. Analise as assertivas a seguir sobre este tema e escolha a opção correta:
I–A norma ISO 26000: Guia sobre Responsabilidade Social é aplicável a todo tipo de organização e tem foco em sete temas: direitos humanos; práticas laborais; meio ambiente; práticas operacionais justas; consumo; envolvimento e desenvolvimento da comunidade; e governança organizacional.
II–O Código de Defesa do Consumidor, a Lei de Crimes Ambientaise a Lei de Propriedade Intelectual integram o arcabouço legal brasileiro que determina maior responsabilidade à atuação empresarial.
III-Mesmo com todo o arcabouço legal, é preciso que no Brasil comece a imperar o princípio da execução de todos os tipos de leis que foram promulgadas, para que as instituições, empresas, organizações e os diferentes profissionais tenham o reconhecimento “de fato” e “de direito” de todos os procedimentos promulgados por esses textos legais.
Escolha uma:
a. A assertiva I está correta, apenas.
b. As assertivas I, II e III estão corretas.
c. As assertivas I e II estão corretas, apenas. 
As afirmativas I, II e III estão corretas, de acordo com o conteúdo do Capítulo II, p. 25 a 27.
d. A assertiva II está correta, apenas.
e. As assertivas I, II e III estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: As assertivas I, II e III estão corretas..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Outros materiais