Buscar

questões para AV1

Prévia do material em texto

De acordo com o codigo civil de 2002 entende-se por empresário aquele que:
R- quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços (art.966)
Cláudio e Roberto, artistas plásticos, INSCRITOS no CNPJ, prestam serviços de restauração de obras de arte nas praças localizadas nas proximidades de seu bairro, cobrando quantias irrisórias pelos serviços prestados aos moradores da região. Esta sociedade não possui elemento de empresa, embora estes serviços sejam cobrados e os sócios, apesar de lucrarem muito pouco, vivem dos valores cobrados por suas restaurações. A atividade desenvolvida por eles, constitui, de acordo com o Código Civil:
R- Uma sociedade simples.
O codigo Civil de 2002 não conceitua empresa, limitando a conceituar o empresario, deslocando o foco para quem efetivamente assuma os riscos da atividade empresarial. Não se caracteriza empresa:
R- Exercida de forma esporádica ou eventual
Arlindo apos um grave acidente de transito fica incapaz para o exercício da vida cívil. Posso afirmar que:
R- Arlindo poderá, através da representação, dar início a qualquer atividade empresária
Por sociedade, se entende a união de dois ou mais sócios, que pretendem realizar determinada atividade, com a finalidade de lucro, é correto afirmar-se que:
R- Para se tornar regular, esta sociedade deverá realizar o seu registro no órgão competente, em razão da sua atividade.
De acordo com a “teoria da empresa” adotada pelo Código Civil é correto afirmar: 
R- O profissional liberal que exerça atividade intelectual de natureza científica e cuja atividade constitui elemento de empresa será considerado empresário;
Sobre o exercício da atividade empresarial exercido por um empresário individual é correto afirmar:
R- assume responsabilidade pessoal com todos os seus bens em caso de insucesso da atividade empresarial;
Semana 1 caso da Av1
O novo código civil trouxe várias inovações no que diz respeito ao Direito Empresarial e seus princípios. Uma das principais alterações se refere à substituição de conceitos adotados anteriormente pela teoria dos “atos de comércio” que passam a ser regulados agora pela teoria “da empresa” instituída na Itália. Nesse sentido, com fulcro no novo Código Civil, defina e diferencie „empresa‟ de „empresário‟, trazendo as características de cada um.
R: A empresa é a organização de pessoas e recursos para a fabricação ou circulação de um determinado bem visando ao mercado com o fim de lucro. empresário é a pessoa que exerce as atividades da empresa, visando á produção ou circulação de bens ou serviços
 
Semana 5 caso da Av1
Antônia é sócia de uma sociedade empresária limitada, com sua irmã Adalgisa, no ramo de vendas de roupas e acessórios multi marcas. A sociedade passa por uma crise financeira, devendo a vários fornecedores, embora seus impostos estejam em dia, bem como as suas obrigações trabalhistas. A sociedade foi executada por um dos fornecedores. Antônia possui bens particulares e consulta você, advogado (a) no ramo societário, se neste caso, responderá com seus bens pessoais.
R: Não, por ser uma sociedade limitada, a empresa deverá responder com seus bens e não com os bens da Antônia. A empresa limitada adquire a responsabilidade de cada sócio. Art 1150 do CC
Semana 2 caso da Av1
Três esteticistas constituíram uma sociedade para explorar em uma clínica no Centro de Salvador, técnicas de preenchimentos faciais e toda uma gama de práticas para rejuvenescimento. Os sócios exercem suas especialidades, embora contem com o auxílio de colaboradores. Esta sociedade caracteriza-se, ou não, como sociedade empresária? Por quê? 
R- Não, caracteriza-se como uma sociedade simples pelo fato dos esteticistas exercerem suas profissões, prestando serviços da sua especialidade, ou seja, os sócios são os próprios profissionais que realizam a atividade fim da sociedade.
Casos Concretos
Semana 3
Ana e Amaury, são casados pelo regime da comunhão total de bens. Ana tem 17 anos e deseja ser empresária individual e consulta você como advogado(a), sobre a possibilidade de realizar esta empreitada. No caso apresentado, Ana poderá ser empresária individual ? R- Sim, porque Ana adquiriu a emancipação com o casamento, assim, tornando-a capaz para exercer a atividade empresarial.
Objetiva 
Arnaldo é Servidor Público e deseja ser empresário individual no ramo de compra e venda de peças para automotivos. Diante da pretensão de Arnaldo, assinale a alternativa correta:
R- a) O Servidor público, não pode ser empresário individual em razão da vedação de sua legislação de regência. Contudo, poderá ser sócio de sociedade limitada ou anônima desde que não faça parte da administração societária.
Semana 4
Gabriela e Marcos exercem atividade econômica no ramo de Restaurante, na capital Paulista, e pretendem futuramente, dado o sucesso da empreitada, abrir filiais em Curitiba e Natal. Efetuaram o registro da sociedade, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, sob a forma de sociedade limitada. Neste caso analise se o registro e a forma societária estão de acordo com a legislação vigente.
R- Não, pois trata-se de uma sociedade empresária, portanto, vinculam-se ao Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais. (Art. 1.150 do CC) 
Questão objetiva
O registro do empresário na Junta Comercial:
R- b) determina a regularidade do empresário.
Semana 6
“C & Cia Materiais de Construção Ltda.” propõe execução, fundada em título executivo judicial em face de “Porcelana do Norte Ltda.”. Diante da insuficiência de bens de propriedade da executada, a exeqüente requer a desconsideração da personalidade jurídica para atingir os bens dos sócios, pois, com abuso de gestão, a sociedade foi utilizada para frustrar o cumprimento das obrigações com a parte credora. Aduz, ainda, que a sociedade não passa de entidade de existência meramente formal, utilizada como meio de exercício no mundo dos negócios com limitação das responsabilidades pelas obrigações que, na realidade são dos sócios. O exeqüente apresenta, através de prova documental, elementos que confirmam o abuso de gestão. Trata-se de situação que ensejaria a aplicação da Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica?
R- A teoria da desconsideração da personalidade jurídica autoriza o judiciário a ignorar a autonomia patrimonial da pessoa jurídica quando vislumbrar a prática de ato fraudulento. Dessa forma é possível responsabilizar pessoal ilimitadamente os sócios pelas obrigações que caberia à sociedade. A exequente comprova a existência de fraude perpetrada com o uso da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, sendo objeto da desconsideração da personalidade jurídica. Art. 50 do CC
Objetiva 
Quanto à Teoria da Superação ou Desconsideração da Personalidade Jurídica, podemos afirmar que :
R- e ) foi desenvolvida pela jurisprudência e tem como pressuposto a fraude e o abuso de direito. Artigo 50 do Código Civil.
Objetivas do avaliando
Luiza e Carlos são casados e decidem constituir sociedade para produção e comercialização de artefatos de couro. De acordo com a legislação vigente, podemos dizer que a sociedade poderá ser constituída se:	
R- não tenham casado no regime de comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória.
Atendendo às normas do direito societário, é correto afirmar com relação ao exercício da empresa que:	
R-No direito brasileiro, aquele que exerce atividade própria de empresário, responde pelas obrigações contraídas, ainda que esteja impedido de exercê-la.
Nosso Código Civil, ao adotar a Teoria da Empresa, partiu da definição de empresário, daí emergindo o conceito de empresa, sendo esta portanto, desprovida de personalidade jurídica, a empresa pode ser explorada individual ou coletivamente, pelo empresário individual (pessoa física) ou coletivo (sociedade empresária), respectivamente. Neste sentido, a empresa: 	
R-É o objeto do direito.
O Código Civil define empresário como "quem que exerce profissionalmenteatividade economicamente organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços". Considera-se empresário de direito:	
R- O vendedor de frutas, que realiza atividade organizada
No direito brasileiro a sociedade entre cônjuges é permitida desde que NÃO estejam casado sob o regime :	
R-De comunhão universal de bens e separação de bens obrigatória
Com base no Código Civil (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002), considera-se empresário:
R b) quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
As sociedades empresárias personificadas adquirem personalidade jurídica com a:	
R- d) inscrição do seu ato constitutivo no Registro Público de Empresas Mercantis, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo.
A prática continuada de certos atos, aceitos por todos os comerciantes como regras obrigatórias e que vigoram quando a lei não possui normas expressas para regular o assunto, devendo ser registrado na Junta Comercial, constitui:	
R-Os usos e costumes.
No que se refere ao direito de empresa, assinale a opção correta:	
c) O empresário individual não dependerá de outorga conjugal para alienar imóvel utilizado no exercício da empresa, desde que exista prévia autorização do cônjuge referente à destinação do imóvel ao patrimônio empresarial.
Sobre os atos de competência do Registro Público de Empresas Mercantis (denominado atualmente Registro Empresarial), a cargo das Juntas Comerciais, assinale a afirmativa correta.	
R- a) O registro compreende a matrícula dos leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns-gerais, bem como o cancelamento dela.
Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a alternativa incorreta:	
R- Para a formação do capital social da sociedade limitada empresária, e facultada ao sócio a contribuição que consista em prestação de serviços.
Sobre o estabelecimento empresarial é correto afirmar:	
R- o adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados.
Sônia, em conversa com sua prima, Ester, demonstra interesse em constituir uma sociedade empresária para a confecção de roupas de ginástica, já que concluinte de um curso de corte e costura. Ester, que durante anos foi empregada de uma grande rede de venda a varejo, a incentiva, propondo-lhe avaliarem os riscos do empreendimento, pois sempre desejou ter um negócio próprio, possuindo algum capital guardado, inclusive. Diante da situação hipotética, assinale a alternativa incorreta:	
R- Constituída a sociedade empresária de forma regular, se Ester desejar dela sair, Sônia poderá dar continuidade à atividade por prazo indeterminado.
(Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TJ-PB - Prova: Juiz Substituto). No que se refere ao direito de empresa, assinale a opção correta.	
R- O empresário individual não dependerá de outorga conjugal para alienar imóvel utilizado no exercício da empresa, desde que exista prévia autorização do cônjuge referente à destinação do imóvel ao patrimônio empresarial.
São efeitos da personificação da sociedade regular, com exceção:	
R- A sociedade acompanha a mesma nacionalidade de seus sócios.
Sobre a sociedade em nome coletivo é correto afirmar:	
R- somente pessoa física pode ser sócio.
Em relação às normas da EIRELI, pode-se afirmar:	
R- É uma pessoa jurídica de responsabilidade limitada constituída por uma única pessoa.
Em uma sociedade em conta de participação, o contrato social:	
R- produz efeitos entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.
A sociedade formada por duas categorias de sócios, na qual uma delas responde solidária e limitadamente pelas obrigações sociais, e a outra somente pelo valor de suas quotas, é denominada sociedade em	
comandita simples.
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Ananias Targino consulta sua advogada para saber as providências que deve tomar para publicizar o trespasse do estabelecimento da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) por ele constituída e enquadrada como microempresa, cuja firma é Ananias Targino EIRELI ME. A advogada corretamente respondeu que	
R- é dispensável a publicação do contrato de trespasse na imprensa oficial, mas ele deverá ser arquivado no Registro Público de Empresas Mercantis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes