Buscar

Prova Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise as seguintes afirmativas: 
I. Não é possível conceber nos dias atuais a atividade jurisdicional divorciada dos princípios constitucionais, em especial os princípios do acesso à justiça e da dignidade da pessoa humana. 
II. O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. 
III. Luiz Guilherme Marinoni, vem retomando a ideia de um processo civil constitucionalizado, revendo os conceitos tradicionais de jurisdição apresentados pelos doutrinadores italianos. 
R-Todas as opções estão corretas.
Sobre a jurisdição é correto afirmar:
R-Traduz-se na "ação de dizer o direito"; resulta da soberania do Estado e, junto às funções administrativa e legislativa, compõe as funções estatais típicas.
Foi proposta ação de conhecimento por Paulo em face de Francisco. O feito correu seu itinerário regularmente até que os autos foram conclusos para decisão. O juiz proferiu sentença. No curso do prazo para recorrer surgiu um novo Código de Processo Civil, excluindo o preparo prévio como condição de admissibilidade do recurso. Aponte a alternativa CORRETA: 
R-o recurso é apreciado à luz da legislação vigente à época de sua interposição;
Questão. Assinale a alternativa correta, que diga respeito à natureza das leis processuais
R-normas públicas, cogentes e instrumentais.
Carlos realiza negócio com Gustavo, pagando uma determinada soma em dinheiro por um videogame. Ocorre que o aparelho eletrônico, uma vez ligado, apresentou uma série de problemas. Como Carlos não estava mais conseguindo realizar contato com Gustavo, o mesmo se dirigiu diretamente a sua residência e, ato contínuo, levou consigo um aparelho de televisão de valor compatível com o que pagou para ressarcimento do seu prejuízo. Esta postura adotada por Carlos configura
R-Autotutela;
Em determinado contrato particular, as partes convencionaram remeter à arbitragem qualquer disputa que eventualmente advier no curso da execução contratual. A esta avença dá-se o nome de cláusula:
R-compromissória.
( OAB 37º exame ) Com relação ao princípio da investidura ou do juiz natural, assinale a opção correta: 
R-jurisdição só pode ser exercida por juízes ou órgãos previstos na CF;
São características ou princípios da Jurisdição:
R-Inércia e substitutividade.
O Conselho Nacional de Justiça: 
R-tem uma atuação na adminstração dos tribunais e fiscalização administrativa dos juízes e triubnais em todo o território nacional.
De acordo com a estrutura do Poder Judiciário no Brasil: 
R-é correto afirmar que o STF é o guardião da Constituição Federal, sem prejuízo de outras competências previstas.

Outros materiais