Buscar

APOL: - Comportamento Empreendedor - Fundamentos de Gestão

Prévia do material em texto

Nota: 80
Disciplina(s):
Sistemas de Informações Gerenciais
Comunicação Organizacional
	Data de início:
	19/06/2017 21:48
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	19/06/2017 22:08
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
As informações organizacionais são tratadas em um processo cíclico envolvendo, antes de qualquer coisa, a identificação da sua necessidade, passando pela sua aquisição, organização, armazenamento, distribuição e utilização (Choo, 2003). A cada etapa em que as informações são manipuladas, elas tendem a circular entre pessoas e sistemas, seguindo os denominados fluxos informacionais. Relativo às regras de circulação das informações, os fluxos podem ocorrer de maneira formal ou informal.
Considerando os fluxos que ocorrem de maneira FORMAL, analise as afirmações abaixo, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
( ) Estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações.
( ) São iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação.
( ) O envio de um relatório pelo gestor de um projeto aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura e em conformidade com a política de comunicação da organização.
( ) Seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização.
( ) São as informações trocadas em ambientes interativos, como as salas de chat online, os fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento.
Após a analise assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V – F
Você acertou!
V – F – V – V – F Fluxos formais são os que seguem normas e procedimentos bem definidos, previstos, estruturados e documentados nas políticas da organização. Os fluxos formais estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações. Apesar disso, uma grande parte das informações seguem os fluxos informais, iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação (Aula 01, p. 6­7)
	
	C
	V – V – F – V – V
	
	D
	F – F – V – F – F
	
	E
	F – V – V – V – V
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Sobre o processo de comunicação nas organizações, considere a seguinte situação:
Uma empresa multinacional tem uma nova norma que precisa ser repassada a todos os colaboradores. Esta norma tem implicações nos serviços que a empresa presta à sociedade, portanto, precisa ser transmitida também ao público em geral. Os responsáveis por transmitir as novidades são os gerentes de Recursos Humanos (para os colaboradores de todo o mundo) e de Relações Públicas (para os diversos públicos externos de todo o mundo, não apenas clientes, mas todos os stakeholders, como parceiros, fornecedores, concorrentes e as sociedades envolvidas).
 Como deverá ser feita a comunicação desta nova norma? Avalie as seguintes alternativas e assinale a que melhor promoverá efetividade na comunicação.
Nota: 20.0
	
	A
	Os profissionais de RH de cada país em que a empresa tem sede deverão elaborar seus comunicados internos, considerando, na tradução, fidelidade à mensagem original transmitida pela sede da empresa. Da mesma forma, para se comunicar com os públicos externos, os profissionais de Relações Públicas deverão se certificar de que a mensagem a ser enviada seja fiel à mensagem original recebida da sede.
	
	B
	A mensagem para os públicos internos e externos deverá ser a mesma, com tradução literal da mensagem original recebida da sede da empresa.
	
	C
	A mensagem para os públicos internos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos externos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	D
	Tanto os profissionais de RH quanto os de RP das diferentes localidades deverão levar em consideração as diferenças culturais de cada país, bem como as linguagens mais adequadas a cada público A mensagem deverá manter a fidelidade ao comunicado original, mas deverá ser adaptada de acordo com cada situação.
Você acertou!
Consideramos que a mensagem a ser transmitida será mais efetivamente interpretada quanto mais adaptada for a seus diferentes públicos. Portanto, os profissionais de RH e RP das diferentes unidades da empresa deverão ter o cuidado de manter o conteúdo original, mas com a perspicácia de adaptar o comunicado aos mais diferentes públicos, pois cada público tem suas próprias características e capacidades de assimilação. Por isso, apontamos a última alternativa como aquela que promoverá maior efetividade na transmissão dos conteúdos (Veja a resposta na Aula 2 - Tema 1).
	
	E
	A mensagem para os públicos externos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos internos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
Nota: 0.0
	
	A
	Cálculo
	
	B
	Condensação
	
	C
	Categorização
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende­se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08­09).
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto empresarial, saber diferenciar e utilizar dados e informações pode se tornar uma fonte de vantagem competitiva para aquelas empresas que conseguirem desenvolver tais atividades. Neste contexto, com relação aos dados e informações no ambiente empresarial, leia as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso e na sequência assinale a alternativa correta:
 ( ) Dados são elementos que possuem contexto e significado, o que lhes confere relevância e finalidade.
( ) Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor.
( ) As informações críticas são aquelas que confrontam as informações tradicionalmente usadas dentro das organizações.
( ) No processo decisório é imprescindível que seu usem informações de qualidade, garantindo decisões mais adequadas para cada momento.
( ) A relevância das informações indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização.
Nota: 20.0
	
	A
	F; V; F; V; F;
Você acertou!
sequenciacorreta F; V; F; V; F;
Justificativa:
Afirmativa I – Falsa: Dados são simples observações, registros de coisas. Já a informação possui contexto e significado e tem relevância e finalidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 31).
Afirmativa II – Verdadeira: Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor (ELEUTÉRIO, 2015, p. 34).
Afirmativa III – Falsa: Informação crítica é aquela que garante a sobrevivência da organização, como os indicadores financeiros (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa IV – Verdadeira: Boas informações permitem identificar necessidades e criar eficiência no dia a dia das empresas, pois o processo decisório necessita de informações de qualidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa V – Falsa: A confiabilidade indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização, e não a relevância, que se refere à importância da informação para a tomada de decisão.
	
	B
	F; V; V; F; V;
	
	C
	F; F; V; V; V;
	
	D
	V; F; V; F; V;
	
	E
	V; F; F; V; V.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre a globalização:
A globalização trouxe inúmeras mudanças na forma de se gerir negócios. Hoje em dia, empresas podem não ter sua unidade de produção concentrada em lugares específicos, por exemplo. É comum que cada item de um produto seja desenvolvido em uma localidade, por motivos de competitividade. Centrais de telemarketing, por exemplo, podem estar do outro lado do planeta atendendo ou promovendo ligações com os países mais longínquos, como se estivesse na mesma cidade. As fronteiras estão desaparecendo. Se, por um lado, isso pode representar grandes oportunidades para empresas que têm condições de atuar de forma global, por outro, pode também ser uma grande ameaça às empresas que não têm condições ou que não estejam preparadas para a nova realidade.
 Diante do contexto apresentado sobre globalização, podemos afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A Globalização é um fenômeno restrito aos países desenvolvidos.
	
	B
	A Globalização é um fenômeno reversível, pois depende de ações políticas dos países envolvidos.
	
	C
	A Globalização é um fenômeno irreversível, pois é fruto do desenvolvimento tecnológico que transpõe fronteiras e de movimentos econômicos de interação entre países.
Você acertou!
Comentários:
A Globalização é irreversível, pois não há como se reverter o fenômeno da globalização, que só tende a ficar mais acirrado (Aula 02, p. 26­ 27).
	
	D
	A Globalização é especialmente benéfica para os países em desenvolvimento, pois facilita transações de exportação e importação.
	
	E
	A Globalização é um fenômeno ineficiente com data de expiração prevista para a próxima década

Outros materiais