Buscar

AD2 2018.1 final Educação especial (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ana carolina alves ferreira
 18116080195 saquarema
AD2 – 2018.1
Segunda Avaliação A DISTÂNCIA- 2018.1
Disciplina: Educação Especial
Coordenação: Profa. Dra. Maria Angela M. Corrêa
	E-mail:mariaceciliaafs@hotmail.com
	 Telefone: (21)995450714
	 Cidade que reside: TANGUÁ
	 Como se desloca para o Polo: ( ) carro ( X ) ônibus ( ) trem ( ) outros_____________ 
Caro (a) aluno (a):
Essa avaliação é mais um instrumento do seu processo de aprendizagem. Nosso objetivo é que você faça um estudo orientado das ideias e conceitos que nos parecem de maior relevância nas aulas propostas para essa avaliação. Procure responder as questões a partir de suas próprias elaborações. Gostaríamos de relembrar:
1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;
2. Analise o enunciado de cada questão, respondendo adequadamente às perguntas; 
3. Responda as questões com clareza, coesão e objetividade e realize a pesquisa;
4. Escreva de acordo com as normas gramaticais;
5. Apenas serão aceitas as respostas apoiadas teoricamente nas aulas/material didático da disciplina.
5. Esta avaliação é de caráter individual e deverá ser postada até 23:55 hs do dia 05/05/2018. 
 
 Bom estudo! 
 
AD2
EDUCAÇÃO ESPECIAL
2018.1
A partir do material didático da disciplina e os conceitos apreendidos, elabore um parágrafo relacionando as palavras estimulação precoce, desenvolvimento e deficiência de maneira a esclarecer a relevância da intervenção nos primeiros anos de vida. (1,5 pontos)
As condições de vida influenciam diretamente de modo significativo no precário atendimento primário a saúde,e isso traz consequências.A falta de recursos adequados como na alimentação, atendimento médico,acompanhamento pré - natal e até mesmo nas questões de saneamento básico levam crianças a terem problemas no desenvolvimento que em muitos casos não são detectados preocemente o que poderia diminuir em muitos casos essa condição que pode se agravar ao longo do tempo.O desenvolvimento implica em todas as funções mentais e motoras,quando alguma dificuldade se manifesta pode afetar sua vida,se for realizado um trabalho de estimulação precoce nos primeiros anos de vida da criança deficiente,pode trazer significativas modificações na sua qualidade de vida.Quanto mas demora para o descobrimento e tratamento de possíveis deficiências mas tarde sera feito o estimulo e mas complicado vai ser tornar seu desenvolvimento e mas consequências a deficiência implicara na vida da criança.
O que é Deficiência Mental e por que a atual classificação está relacionada aos princípios da Educação Inclusiva? (1 ponto)
A deficiência mental é um conjunto de problemas que afetam o intelecto,a criança tem uma dificuldade com ela mesma e não alcança o objetivo educacional.Os alunos com deficiência mental antigamente eram tratados com total desinteresse pois acreditava-se que eles não possuiam nenhuma competência e nenhuma condição de se alfabetizar,porém com o passar do tempo e através dos estudos se viu a possibilidade de um aprendizado através de estimulação e suporte. Depois das declarações e discussões sobre a educação incluvisa foi possivel que esses alunos tenham suporte tanto médico quanto educacional,que estejam nas classes regulares e tenham todos os seus direitos garantidos.
Como o professor pode identificar sinais de deficiência visual em seus alunos? Relacione, pelo menos, 7 (sete) condições.(1,0 ponto)
O professor pode identificar problemas visuais através de sinais tais como : Alguma mudança anormal nos olhos como vermelhidão,secreção e inchaço;esfregar os olhos com frequência; dificuldade para locomoção;comportamento incomum com os olhos;sensibilidade a luz; dificuldade para leitura,mas sair - se bem em atividades orais e dificuldade para atividades escritas.
Considere um aluno com problemas visuais ou baixa visão em uma sala de aula. Como o professor poderá ajudar este aluno? (1,0 ponto)
 O professor pode auxiliar o aluno o deixando-o próximo ao quadro,fazer letras maiores para que ele tenha uma melhor observação,utilizar pilotos ou giz coloridos para destacar melhor o que esta escrito,atividades em dupla para que o colega o auxilie em suas dificuldades,o professor deve encoraja-lo a atividades como andar pela escola sozinho,o aluno deve receber orientações claras de tudo a sua volta.
Considerando a definição de Orientação e Mobilidade tratada no material didático, quais as implicações deste conceito para os deficientes visuais? (1,5 pontos)
A orientação e mobilidade dos deficiêntes visuais são bem diferentes dos que não tem nenhuma deficiência,eles precisam restaurar uma mobilidade suficiente para levar um vida normal com a reabilitação e para isso aprendem como se locomover através de outros sentidos,no uso de instrumentos que auxiliem sua locomoção e orientação,requer que ele construa um conhecimento de objetos e do espaço para que ele crie seu mapa mental isso lhe permite localizar-se e tudo isso implica emocionalmente e na adequação social dessa pessoa.
6. Escolha um autor, que trata da família da criança especial e explique como ele analisa as posturas, os sentimentos e as mudanças no âmbito da dinâmica familiar da criança com necessidades especiais ou deficiência. (1 ponto)
 Krynski - A psicopatologia da dinâmica familiar 
Para ele a família vivencia 3 fases.A primeira fase é quando a família recebe a notícia e é costatado a deficiência,é a fase do stress.
A segunda fase é a fase de aceitação,de acreditar que o problema existe e que ele está lá.A terceira fase é a mas lenta e progressiva,é a aceitação da realidade que não vai mudar,diante das dificuldades médicas de encontrar soluções,nesse caso começa os reajustes na família diante da realidade,no começo os sentimento negativos prevalecem.Mas tarde começam a surgir os sentimento positivos em relação a criança e a família se adapta e se apega,mas para frente a família amadurece e não mantém falsas esperanças.
A família passou por momentos de esperança e desespero e agora sabe que não é a única a passar por tudo isso,ela tem um outro olhar do problema e vive uma outra dinâmica familiar.
Considerando as adaptações curriculares no ensino fundamental, cite 6 objetivos que poderão ser construídos para que um aluno, com deficiência visual, possa ter acesso ao currículo? (1 ponto) 
propiciar ambientes com adequada luminosidade, sonoridade e movimentação.
adaptar materiais escritos de uso comum: destacar alguns aspectos que necessitam ser apreendidos com cores, desenhos, cobrir partes que podem desviar a atenção do aluno; incluir desenhos, gráficos que ajudem na compreenssão; destacar imagens; modificar conteúdos de material escrito de modo a torná-lo mais acessível .
atuar para eliminar sentimentos de inferioridade, menos valia e fracasso.
providenciar adaptação de instrumentos de avaliação e de ensino-aprendizagem;
agrupar os alunos de uma maneira que facilite a realização de atividades em grupo e incentive a comunicação e as relações interpessoais;
encorajar, estimular e reforçar a comunicação, a participação, o sucesso, a iniciativa e o desempenho do aluno.
8. Essa questão diz respeito a uma atividade de pesquisa, que deverá ser realizada e postada na plataforma, junto com sua AD2 , segundo as orientações na página seguinte. (até 2 pontos)
OBS: A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, considerando até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cada texto elaborado) e o mesmo valor obtido na atividade (até 2 pontos) será considerado na AP2.
 
__________________________________________________________________________UNIRIO
Pesquisa da AD2 2018.1
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Profa. Dra. Maria Angela Corrêa
	Nome:
	Matrícula:
	Pólo:
	Cidade que reside:
ATENÇÃO
A atividade abaixo se referente a uma pesquisa que complementa a sua AD2 de Educação Especial. Ela deve ser realizada até a data de 05/05/2018 e postada na plataforma, junto com as respostas da AD2. A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, sendo até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cada texto elaborado) e o mesmo valor obtido na atividade de pesquisa será considerado na AP2.
PESQUISA
Selecione (dois) artigos de jornal ou revista, de anos recentes (de 2016 até agora), que aborde algum dos temas da disciplina de Educação Especial, a partir da 8ª semana do cronograma (inclusive). Após a escolha dos artigos e a leitura dos mesmos, escreva 2 textos( um texto para cada artigo selecionado) de, no máximo, 20 linhas cada, comentando o material escolhido sem, contudo, reproduzi-lo. 
Devem constar, também, nos textos elaborados de cada artigo escolhido:
1. O motivo da escolha do artigo. (no máximo 2 linhas).
2. A partir do material didático da disciplina, qual é a aula ou as aulas pertinentes aos temas escolhidos. (no máximo 3 linhas).
3. Seu texto e comentários (no máximo 20 linhas).
4. Além disso, dados como, Autor, título do artigo, data da publicação e página. Se for jornal ou revista, deve constar o título do Jornal e/ou da revista.
ATENÇÃO
 Para a formatação, utilize fonte Arial, tamanho 11 e espaço simples.
Anexe a cópia dos artigos escolhidos ou os links (endereços eletrônicos dos documentos) onde eles foram selecionados. 
Não se esqueça de preencher o quadro de identificação acima, com seu nome, Polo e a cidade em que reside.
Você terá até as 23:55hs, de 05/05/2018, para postar a AD2 (EE) junto com a pesquisa realizada.
_____________________________________________________________________

Outros materiais