Buscar

Semana 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 15
Após várias tentativas frustradas de negociação coletiva, os rodoviários decidiram em assembleia deflagrar greve geral, por tempo indeterminado no setor público de transporte urbano. A assembleia foi realizada em 28.02.2013 e a greve teve início na manhã do dia seguinte, surpreendendo a população e milhares de trabalhadores que dependem do transporte público para o deslocamento para o trabalho. Após nova assembleia realizada em 05.03.2013, a categoria resolveu acabar com a paralisação e voltar às atividades, em razão do atendimento de parte das reivindicações.Diante dos fatos relatados, responda as questões abaixo:
A) Considerando o que dispõe a lei de greve, o procedimento adotado pelos rodoviários foi correto? Justifique.
R- Não, porque o transporte público é considerado um serviço essencial e não respeitaram a comunicação obrigatória de antecedência mínima de 72 horas da paralisação conformr os art. 10 inciso V e art 13 da Lei 7.783/89. 
B) Os grevistas têm assegurado o direito aos salários no período de paralisação? Justifique.
R- Não, pois de acordo com o Art. 7 da Lei 7701/88, a greve acarreta a suspensão do contrato de trabalho. Assim, embora seja um direito constitucional, a lei de greve não impõe pagamento de salário. No entanto, o direito aos salário no período de paralisação pode ser negociadas. 
Objetiva 
(OAB/RS) Acerca da greve no ordenamento jurídico brasileiro, considere as assertivas abaixo: 
I - Será abusiva aquela que gerar prejuízo econômico às empresas.
II - Em atividades essenciais, ficam os trabalhadores obrigados a comunicar previamente a greve aos empregadores e também aos usuários dos serviços.
III - Até eventual manifestação judicial declarando abusividade do movimento, deve ser mantido o pagamento dos salários dos trabalhadores em greve.
Quais são corretas?
R- B) Apenas II CORRETO

Outros materiais