Buscar

TRABALHO ATIVIDADE ESTRUTURADA TRIBUTRIA II SHEILA 20.11.15

Prévia do material em texto

Trabalho Atividade Estruturada de Contabilidade e Gestão Tributária - II
�
NICOLLY
Matrícula: 201301084981
2015
�
SHEILA RIBEIRO CABRAL
Atividade Estruturada referente a disciplina de Gestão Tributária II da Faculdade Estácio do Recife orientado pelo Professor José Mario, realizado pela aluna Sheila Ribeiro Cabral.
RECIFE, 30 NOVEMBRO 2015
2
�
1) Discorra sobre sua percepção sobre carga tributária. Com base em pesquisas descreva dois exemplos de situações inerentes ao problema (preferencialmente sobre empresas que tiveram sua situação financeira comprometida por implicações tributárias)
A cobrança de impostos é, na prática, uma coleta de dinheiro feita pelo governo para pagar suas contas. Uma forma de medir o impacto dessa coleta é compará-la com o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma das riquezas produzidas pelo país em um ano. Essa relação entre impostos e PIB é chamada de carga tributária. No Brasil, a carga tributária é de 35% do PIB. Isso significa que os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um terço do que o país produz. Esses recursos deveriam voltar para a sociedade em forma de serviços públicos. Mas muitas vezes os cidadãos, além de pagar impostos, pagam do bolso por serviços de educação, saúde e segurança. Ou seja, a renda disponível para consumo é ainda menor do que a carga tributária dá a entender. O brasileiro trabalha em média 145 dias somente para pagar tributos enquanto nos EUA trabalha-se 102 dias, no México 91, no Chile 92 e na Argentina 97. Os impactos causados pela alta carga tributária brasileira têm contribuído de forma efetiva para que as microempresas entrem num processo de falência rapidamente. As empresas abrem e, quando nem imaginamos, já estão baixando as portas. Um dos motivos para tal problema é, sem sombra de dúvidas, o fato de que as empresas não dispõem na maioria das vezes de um profissional qualificado para orientá-las no processo de gestão e controle dos seus negócios, inclusive demonstrando as melhores formas de se lidar com a carga tributária existente no Brasil. Todas as empresas deveriam ter um contador e todos os empresários deveriam ter conhecimentos básicos sobre a importância da contabilidade, pois se assim fosse, se evitaria o fechamento prematuro de empresas através de previsões de possíveis problemas.
2) Com base no texto acima discorra sobre ações que poderiam ser tomadas pelas organizações , contadores e pelo governo para minorar a desinformação da população sobre a carga tributária no Brasil.
Quase 45% dos brasileiros não sabem que pagam impostos ao ir às compras, conforme uma pesquisa realizada pela Fecomercio do Rio de Janeiro/Ipsos. O levantamento apontou que o brasileiro percebe bem mais a incidência de impostos municipais, como IPTU e taxas de lixo e iluminação, do que os tributos indiretos, diluídos nas mercadorias. “O fato de 45% dos brasileiros não saberem que pagam impostos ao ir às compras, acredito que seja pela dificuldade de entender o sistema tributário, falta de conhecimento e também falta de interesse. Com objetivo de informar melhor a população acredito que deveriam ser feitas para os empreendedores cursos principalmente para os novos empresários com a finalidade de instruir sobre a melhor tributação para sua empresa. Os contadores também tem uma importante missão neste aspecto de orientar seus clientes sobre a melhor tributação a fim de evitar problemas futuros. Para a população, na minha opinião no ensino médio deveria ter uma matéria falando sobre a economia e explicando para eles como funciona a economia do pais assim já teriam uma base sobre o assunto. O governo deveria ter a consciência de que é sua obrigação informar a população sobre a carga tributária no Brasil. Poderiam ser feitas campanhas de divulgação através da mídia informando sobre a importância de se conhecer
3
�
sobre a tributação no Brasil, por distribuir panfletos e dar cursos gratuitos aos que se interessarem.
3) Como o contador pode contribuir, no âmbito das pessoas jurídicas, para assessorar os administradores e planejadores.
A carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo como já é de nosso conhecimento, ainda assim com alguma dose de planejamento, é possível reduzirmos o tamanho desse fardo, sem sonegar ou sair da lei. Escolher o melhor regime de tributário é de fundamental importância para redução da carga tributária, é na escolha do regime de tributação que definimos como vamos acertar as contas com o fisco e determinamos boa parte da carga tributária de nosso negócio. Planejar o pagamento dos tributos é evitar lesar o patrimônio da empresa e do Estado, é através do Planejamento tributário que o contribuinte antecipa-se ao fato gerador, diminuindo-o, ou a depender da situação eliminando-o. É preciso que os empresários se conscientizem que são os contabilistas que podem diagnosticar os problemas administrativos, financeiros e tributários. E são esses problemas não identificados e não solucionados que os levam a insolvência e a falência. Por isso, é preciso que entendam que não são eles que devem selecionar o que estar por ser remetido ao contabilista, na verdade o contabilista é quem deve dizer ao empresário como devem ser elaborados os controles internos e quais os documentos hábeis necessários ao gerenciamento contábil, econômico-financeiro, tributário e fiscal do empreendimento, por isso podem dizer que o contabilista deve ser o maior confidente do empresário. Assim, o empresário precisa se conscientizar de que o papel do contabilista é o de informar o que ele não sabe sobre administração de negócios, contabilização, tributação, apuração de custos e fixação de preços ao consumidor de forma que os resultados auferidos sejam positivos e suficientes para manter a empresa saudável e próspera.
4
�
Fontes de Pesquisa
http://wh3.com.br/olider/noticia/122435/carga-tributaria-do-brasil-ainda-e-pouco-�� HYPERLINK "http://wh3.com.br/olider/noticia/122435/carga-tributaria-do-brasil-ainda-e-pouco-conhecida.html" conhecida.html Acesso em 15 de Novembro de 2015.
www.ibpt.org.br Acesso em 15 de Novembro de 2015. www.portaltributario.com.br/artigos/estadodedireito.html Acesso em 15 de novembro 2015. www.brasil.gov.br/.../2014/.../entenda-como-sera-a-tributacao-do-simples-nacional Acesso em 15 de novembro 2015.
5

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes