Buscar

Av Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.:  TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
		GST0562_AV_201603390308 
	 24/11/2017 11:48:46 (F) 
	AV
	Aluno: 201603390308 - JOSE EDINALDO BERNARDO DA SILVA
	
	Avaliação:
4,5
	Nota Partic.:
0
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
6,5 pts
	 
		
	TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	 
	 
	 1.
	Ref.: 63660
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Podemos traçar inúmeras comparações entre Fayol e Taylor quando estudamos as Teorias Científica e Clássica da administração. Uma destas comparações refere-se à ênfase na tarefa, que era uma característica da abordagem científica, enquanto a ênfase da abordagem clássica se dava na estrutura da organização.
Desenvolva uma argumentação, descrevendo esta diferença.
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Na administração cientifica, analisou-se a divisão das tarefas, suas simplificações e enfatizou-se o estudo dos tempos e movimentos. A ótica de Taylor era ver a organização de baixo para cima, incentivando os funcionários mais produtivos.
Na administração clássica, enfatizava-se os elementos que constituiam a estrutura da organização: planejamento, organização, direção e controle. A ótica de Fayol era ver a organização de cima para baixo, antecipando o organograma que facilitaria as decisões empresariais.
	
	
	 2.
	Ref.: 14164
	Pontos: 0,50  / 1,00
	
	Por que o contato pessoal direto é tão importante nas comunicações e por que é, em muitos casos, difícil substituí-los por contatos impessoais como e-mail, telefonemas, etc., como citado na Teoria da Burocracia?
		
	
Resposta: Porque o contato pessoal pode ser feito mais rápido, sem tanta burocracia, economizando tempo, sendo assim muitas vezes mais eficinete, tornando a comunicação mais clara e objetiva.
	
Gabarito: Porque no contato pessoal direto é possível transmitir muitas informações que não se transmitem nos contatos impessoais. O contato direto, apesar do imenso desenvolvimento das telecomunicações, continua sendo insubstituível como instrumento de comunicação. Existem sinais e indícios, voluntários ou involuntários, que somente são proporcionados por meio do contato direto: um gesto, um olhar, um franzir da testa, um sorriso, a postura, o modo de vestir e uma infinidade de outros sinais. Há que se lembrar de que o contato direto para ser tão importante é preciso ser realmente um contato pessoal. Existem contatos tão formais e artificiais que mais se parecem com e-mails do que contato pessoal. Nesse sentido, vale lembrar um importante estudo, intitulado "O momento humano no trabalho", que foi publicado por Edward Hallowell. Resumimos alguns trechos a seguir. "Um alto executivo de uma empresa de equipamentos eletrônicos está ficando cada vez mais alienado. Todas as suas comunicações com seus subordinados são feitas através de memos, correio eletrônico e correio de voz, que trocam com frequência, mas raramente se encontram pessoalmente. Para começar, seus escritórios ficam a 50 km de distância e estão sempre na estrada. Durante os raros momentos em que se encontram, no estacionamento ou nos corredores da empresa, é impossível ou inadequado tratar de assuntos importantes. Assim, os problemas são reprimidos. O antídoto é simples: o contato pessoal; uma conversa face a face. É preciso experimentar o momento humano: um autêntico encontro psicológico que só pode acontecer quando duas pessoas partilham o mesmo espaço físico. Dei um nome a este momento humano, porque creio que ele está desaparecendo da vida moderna e todos podemos estar a ponto de descobrir o poder destrutivo da sua ausência. O momento humano tem dois pré-requisitos: a presença física das pessoas e sua atenção emocional e intelectual. A presença física não é suficiente. Para fazer o momento humano funcionar, você deve parar o que está fazendo, largar o memo que está lendo, pôr de lado seu laptop, abandonar seu sonho e focalizar na pessoa com quem você está. Quando se faz isto a outra pessoa sente a energia e responde positivamente."
	
	
	 3.
	Ref.: 986337
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Das alternativas abaixo, qual não representa uma tendência administrativa criada e acelerada pela Revolução Industrial?
		
	 
	Redução das cidades, originando novas necessidades de administração pública.
	
	Substituição do artesão pelo operário especializado.
	
	Surgimento de fábricas.
	
	Surgimento dos sindicatos.
	
	Administração consolida-se como área do conhecimento.
	
	
	 4.
	Ref.: 854615
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Douglas McGregor, autor da Teoria X e Y foi um dos principais behavioristas. Uma contribuição importante foi a concepção do conceito de
		
	 
	Tomada de decisão. A organização é um processo decisório
	 
	Motivação. A organização moderna é baseada na importância motivacional
	
	Cooperação. As organizações são sistemas cooperativos
	
	Motivação. A organização sempre coopera com todas as organizações
	
	Motivação. A organização é baseada na racionalização do trabalho
	
	
	 5.
	Ref.: 767982
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A Teoria da Burocracia foi originada dentro da Administração por volta dos anos 40, em função de alguns aspectos da Burocracia na Administração. Entre os quais NÃO podemos apontar:
		
	 
	A teoria clássica, assim como a teoria das relações humanas não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.
	
	O aparecimento de estudos da sociologia da burocracia de Max Weber, que propôs um modelo de organização e aos administradores tentaram aplica-lo na prática em suas empresas.
	 
	Condições comportamentais. O comportamento de cada indivíduo pode influenciar ou não as pessoas que estão ao seu redor.
	
	O crescente desenvolvimento e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem definidos e estruturados.
	
	Tornou-se necessário um modelo de organização racional, capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, assim como o comportamento dos membros dela participante.
	
	
	 6.
	Ref.: 176042
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Os objetivos organizacionais constituem um campo de estudos explorado pelos autores neoclássicos (APO) e estruturalistas. As organizações são unidades sociais que procuram atingir objetivos específicos. Baseado nas funções dos objetivos segundo Etzioni assinale a(s) alternativa(s) correta(s): I ¿ Os objetivos A apresentação de uma situação futura. II - Os objetivos constituem uma fonte de legitimidade. III - Os objetivos não servem como padrões. IV - Os objetivos não servem como unidade de medida.
		
	
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	 
	I e II.
	
	I e III.
	
	I, II e III.
	
	
	 7.
	Ref.: 176149
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização de seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas através da preocupação com os meios. Este é o conceito de:
		
	 
	Eficiência.
	
	Objetivo.
	
	Eficácia.
	
	Liderança.
	
	Efetividade.
	
	
	 8.
	Ref.: 265813
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários etc, são considerados que tipos de fatores, segundo Herzberg.
		
	 
	Higiênicos
	 
	Intrínsecos
	
	Climáticos
	
	Específicos
	
	Motivacionais
	
	
	 9.
	Ref.: 767916
	Pontos: 0,50  / 0,50
	
	A organização é um sistema humano e complexo com características próprias típicas da sua cultura e clima organizacional. Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resulte em motivação e produtividade. Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organizaçãoprecisa ter capacidade inovadora. Entre os itens abaixo listados, marque aquele NÃO tem relação com a predisposição para a mudança:
		
	 
	Rigidez, excesso de formalismo, de normas que atrapalham o desempenho de tarefas, dificuldade de comunicação, apego à rotina, obediência a normas e procedimentos.
	
	Senso de identidade, o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, e a compreensão e o compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes.
	
	Perspectiva exata do meio ambiente, a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente.
	
	Adaptabilidade, ou seja, a organização deve ser flexível para integrar novas atividades, ser receptiva e transparente a novas ideias, venham elas de dentro ou de fora da organização.
	
	Integração entre os participantes, para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado.
	
	
	 10.
	Ref.: 767936
	Pontos: 0,50  / 0,50
	
	A teoria da contingência surgiu por meio do desenvolvimento de várias pesquisas com o intuito de verificar que tipos de estruturas organizacionais eram mais compatíveis com a realidade das indústrias. Qual o objetivo dessa teoria?
		
	
	O objetivo da teoria da contingência é explicar como as pessoas se comportam, conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação
	 
	O objetivo da teoria da contingência é compreender como a organização se relaciona com o ambiente, mostrando a existência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas ao alcance eficaz dos objetivos da organização.
	
	O objetivo da teoria da contingência é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.
	
	O objetivo da teoria da contingência é a sua racionalidade, o que significa dizer que procura os meios mais eficientes para atingir as metas da organização. A precisão com que cada cargo é definido proporciona o conhecimento exato de cada responsabilidade.
	
	O objetivo da teoria da contingência é desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas.
	
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 24/11/2017 12:16:00

Outros materiais