Buscar

Pratica IV aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AO JUIZO DA 3ª VARA CIVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO
Processo nº...
ZILIO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG nº..., inscrito no CPF sob nº..., residente e domiciliado na rua..., nº..., bairro, São Paulo, com endereço eletrônico..., vem por seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na rua..., bairro, cidade, estado, que indica para os fins do art. 106, I do CPC, com fundamento no art. 305 e seguintes do CPC, propor
IMPUGNAÇÃO À EXECUÇÃO
pelo rito especial, em face de DEUSTEMIO, já qualificado nos autos, pelos fatos e fundamentos a seguir:
I- DOS FATOS
O impugnante possui relação jurídica de credor/devedor com o impugnado, o que foi determinado por sentença estrangeira, devidamente homologada perante o Superior Tribunal de Justiça. Onde o Impugnante é condenado a pagar valor em dinheiro determinado na sentença, porém houve a impossibilidade, devido a circunstancias de escassez financeira, de quitar os débitos perante o impugnado.
O impugnado de forma equivocada ajuizou ação de execução na Justiça Estadual, além de penhorar bem de terceiro, tendo em vista que o automóvel objeto da penhora é de propriedade da empresa em que o impugnante trabalha, estando na sua posse para exercício da profissão, conforme documentação anexa dos autos. Além do mais, os cálculos elaborados pelo credor estão em desconformidade com o disposto na sentença.
II- DOS FUNDAMENTOS
INCOMPETENCIA ABSOLUTA
Conforme o artigo 525 e o art. 64, § 2º ambos do CPC, a Justiça Estadual é absolutamente incompetente para a execução fundada em sentença estrangeira homologada pelo STJ, sendo a Justiça Federal o juízo competente para julgar a Ação de Execução baseada e título judicial de sentença estrangeira, devendo ser remetido os autos ao juízo correto, determinado pelo art. 109, X da Constituição Federal..
DO EXCESSO DE EXECUÇÃO 
O valor indicado a planilha de cálculos apresentada na Ação de Execução, diverge para maior o valor constante na sentença estrangeira homologada. Desta forma, de acordo com o art. 525, V do CPC a penhora encontra-se indevida de acordo com o valor. A planilha atualizada e de acordo com o valor em que o impugnante foi condenado está anexada nos autos. 
DA PENHORA INCORRETA 
No caso presente, tendo em vista o art. 525, IV do CPC, de forma equivocada, sem os devidos cuidados próprios das medidas judiciais, a penhora foi realizada sobre bem de pessoa jurídica presente, o bem de terceiro, estava em posse do Impugnante, devido a uma relação de emprego entre o impugnante e o terceiro prejudicado. Fato ocorrido pela ingerência do impugnado em verificar, pelos registros competentes, a propriedade do bem indicado à penhora.
III- DOS PEDIDOS
Diante do exposto, o Impugnante requer a este juízo:
O acolhimento da preliminar de incompetência absoluta com a remessa dos autos a uma das Varas Federais de São Paulo;
A intimação do Exequente para querendo se manifestar;
Seja acolhida o excesso de execução prosseguindo-se pelo valor de R$...;
Seja desconstituída a penhora que recai sobre o bem de terceiro de forma imediata;
 A condenação do Exequente ao pagamento dos ônus da sucumbência;
IV- DAS PROVAS
 Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, conforme disposto no artigo 369 do NCPC, em especial a documental.
 V. DO VALOR DA CAUSA 
Atribui-se à causa o valor de R$...
Nesses Termos,
Pede deferimento.
Local e data.
OAB/RJ

Outros materiais