Buscar

BDQ Psicofisiologia Teste de Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0151 - PSICOFISIOLOGIA 
	Período Acad.: 2018.1 
1 - Analise o seguinte exemplo: O predador tem que conseguir matar a presa e a presa tem que conseguir fugir do predador. Desta forma ocorre equilíbrio nas populações das duas espécies. Como? Alguns predadores morrem de fome e algumas presas sobrevivem. De acordo com o contexto do parágrafo anterior, para Darwin, as emoções permitem: Resposta: a sobrevivência do indivíduo.
2 - Avalie o seguinte exemplo: se entrar um urso em uma sala, primeiro você vai sentir seu coração acelerar, sua respiração vai ficar ofegante, sua musculatura vai contrair, somente depois seria possível sentir uma emoção ou nomear como medo. O exemplo citado diz respeito a Teoria das emoções de:
Resposta: James e Lange.
3 - James (1842-1910) e Lange (1834-1900) propuseram que não existe emoção: Resposta: Sem expressão.
4 - Para Darwin (1809-1882), as expressões emocionais permitem: Resposta: sobrevivência dos indivíduos, das espécies e a comunicação social.
5 - Em relação à teoria de Cannon (1871-1941) e Bard (1898-1977) apresentada pela primeira vez em 1927, a qual se tornou popular entre os cientistas, propunha que a experiência emocional pode ocorrer independente de uma expressão emocional fisiológica. Para embasar esta teoria eles apresentaram estudos em pessoas que possuíam lesões na medula que as impediam de perceber as sensações e que, no entanto, preservavam a capacidade de sentir emoções. Outra questão apresentada por essa nova teoria era de que as mesmas alterações fisiológicas ocorriam em emoções bem diversas, como o palpitar rápido do coração de uma pessoa irritada e de um apaixonado. Em relação à referida teoria é correto destacar que: Resposta: Para eles o tálamo seria o grande ativador das emoções.
6 - A agressão afetiva (ou ataque com ameaça) geralmente ocorre para a defesa de território (exibição, geralmente ruidosa, de seus atributos físicos). Neste comportamento há expressiva ativação da divisão simpática do sistema nervoso vegetativo. Considerando seus estudos sobre os mecanismos de raiva e agressão podemos afirmar que área cerebral que está relacionada com esse comportamento é: Resposta: Hipotálamo medial.
7 - A vivência emocional é uma parte extremamente rica e complexa da vida do ser humano que envolve um substrato anatômico amplo abrangendo grandes áreas do encéfalo dentre as quais destacam-se: Resposta: hipotálamo, área pré-frontal e sistema límbico.
8 - DE ACORDO COM SEUS ESTUDOS SOBRE OS MECANISMOS DA EMOÇÃO, VOCÊ VERIFICOU QUE EXISTEM DOIS PADRÕES PRINCIPAIS DE COMPORTAMENTO AGRESSIVO EM ANIMAIS: A AGRESSÃO PREDATÓRIA E A AGRESSÃO AFETIVA. CONSIDERANDO SEU APRENDIZADO SOBRE O TEMA, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. Resposta: A AGRESSÃO AFETIVA OCORRE, POR EXEMPLO, NA DEFESA DE TERRITÓRIO.

Outros materiais