Buscar

Metodologia Científica: Avaliação Objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Eva da Silva Senhorinho (775544)
	Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Objetiva (Unidade 1) ( Cod.:407461) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7108142
Parte superior do formulário
	1.
	Se você estiver realizando um trabalho em equipe com seus colegas em sala, além de conteúdos que serão pesquisados, será necessário colaboração, dedicação e interesse em aprender conteúdos dinâmicos, características fundamentais para a EAD. Nesse sentido, “aprender a aprender” significa:
	 a)
	Desenvolver competências para buscar alternativas de trabalho face ao desemprego.
	 b)
	Reproduzir as diferentes informações disponíveis nos Cadernos de Estudos.
	 c)
	Mobilizar seus conhecimentos numa atitude proativa, cooperativa e aberta para as diferentes situações da vida.
	 d)
	Aprender somente os conteúdos disciplinares através da organização de grupos de estudos.
	2.
	Dentro do atual cenário de mercado e economia compartilhados, o fenômeno da globalização nos possibilita muitos desafios e também novas tendências. E dentro desse contexto, a universidade tem papel fundamental, visto que possibilita aos países emergentes adequarem-se a essa nova realidade. Assim sendo, de que forma as instituições universitárias podem contribuir com o processo de globalização? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Como centros de reelaboração de saber, as universidades não apenas repassam o conhecimento, mas nos ajudam a repensar a realidade.
(    ) A universidade contribui pouco para que os jovens recuperem a capacidade de sonhar e se libertem do imediatismo.
(    ) Cabe à universidade garantir que os jovens se tornem cidadãos conscientes de um mundo não globalizado.
(    ) O mundo atual é diversificado, onde se alteram as bases econômicas e políticas, que requerem uma profunda transformação das bases científicas e tecnológicas feita pelas universidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	À medida que lemos, formamos diferentes interpretações a partir de um mesmo conteúdo. Isso se dá devido ao fato de que cada leitor tem experiência de vida e conhecimento prévio díspares, que acrescentarão ideias ao texto. Assim, existe uma interação entre o conteúdo fornecido pelo texto e o conhecimento prévio do leitor. Considerar isso "implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Todo esse processo de compreensão leitora ocorre de modo dinâmico, visto que o leitor ativo intervirá no texto e, a partir das informações dadas processa e atribui significado ao que está escrito" (SILVA; ROSSA, 2009, p. 3255). Com base nesse texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Camila Farias da; ROSSA, Adriana. A importância da leitura para o desenvolvimento da compreensão textual: imprescindível ou mera coincidência? In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 10. Porto Alegre. 2009. Anais. Porto Alegre: PUC-RS, 2009.
	 a)
	A prática da leitura não desenvolve a compreensão de outros textos, mas também o leitor interage com o que lê.
	 b)
	O leitor, à medida que avança nos textos, retira informações que lhe são valiosas e constrói sua interpretação de acordo com suas vivências e conhecimentos textuais.
	 c)
	A partir das informações absorvidas durante o processo de leitura, normalmente não atribuímos significado ao que está escrito.
	 d)
	Durante o processo de leitura, existe um fenômeno chamado de compreensão leitora, que ocorre de modo lento, visto que o leitor intervirá no texto.
	4.
	Certamente, em algum momento de sua trajetória acadêmica, você teve um texto ou um trabalho devolvido com algum parágrafo sublinhado e com indicações como: "Qual a fonte?", "Quem disse isso?", "Qual a referência?", o que pode ter passado a frustrante impressão de que não se pode dizer nada, no ambiente acadêmico, que já não tenha sido dito por alguém. Por isso, é importante apresentarmos "vozes" que apoiem as ideias que estamos defendendo, que confirmem a veracidade, credibilidade do que estamos afirmando. Considerado o texto apresentado, relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:
I- O texto do acadêmico deve dirigir-se para a perspectiva de que as citações validam os pontos de vista abordados e desenvolvidos no processo de pesquisa.
II- Uma vez que, vindas de fontes científicas e confiáveis (por isso a necessidade de fazer uso de livros e textos especializados, os quais já passaram por um crivo avaliativo) agregam peso científico às conclusões chegadas.
III- É importante que o acadêmico mencione, também, as citações apoiam o texto desenvolvido, e não o contrário.
IV- As citações são como "testemunhas" que nos ajudam na defesa de nossas teses. As obras não podem ser utilizadas em excesso ao longo do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	No papel da universidade dentro da sociedade, o professor pesquisador instiga acadêmicos a procurarem soluções criativas para os problemas sociais, ambientais e econômicos. No entanto, no Brasil, ainda temos poucos pesquisadores nas empresas, ao contrário dos países do primeiro mundo. Essa possibilidade não permite ao Brasil avançar em inovação, tendo que se submeter a copiar as tecnologias de outras nações. Assim sendo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os modelos acadêmicos atuais ainda estão baseados na pura transmissão de conhecimento ao aluno.
(    ) Os professores precisam instigar os acadêmicos a desenvolverem soluções dentro de aulas criativas.
(    ) Um modelo universitário eficiente deveria ser mediado pela produção/reconstrução de conhecimento.
(    ) A universidade deveria ser um campus cheio de salas de aula, pensando ciência, sem qualidade política.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	O grave problema do plágio no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em faculdades de todo o país, retrata exatamente a dificuldade do aluno com a redação. Copiar um texto sem referenciar a autoria original, fazendo-se passar pelo autor, é um ato antiético, antipedagógico e, sobretudo, é um ato ilícito previsto em lei. Na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias, o estudante pode e deve fundamentar seus dizeres com citações de autores nacionais e estrangeiros, porém sempre fazendo as devidas referências. Considerado o texto apresentado relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:
I- Um trabalho acadêmico, diferente de um TCC, não precisa levar em conta as citações dos autores no que concerne a um assunto específico.
II- Trabalhos acadêmicos, não importa a tipologia, devem ser amparados por citações e obras de autores diversos.
III- O hábito da leitura estimula a criatividade e também é requisito fundamental de um estudante universitário.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Uma pesquisa científica começa sempre pela elaboração do projeto de pesquisa, em que o pesquisador deverá apresentar de forma clara o objeto de estudo, quais os objetivos, a metodologia a ser empregada e também quais justificativas que tornam relevantes
o conhecimento acerca de uma determinada área. Todos esses argumentos devem sempre estar amparados por obras e autores especialistas na área em questão, sendo devidamente citados, tanto no projeto como nos relatórios e artigos que posteriormente contemplarão os resultados observados. Contudo, devemos buscar organização para que o trabalho seja produtivo e efetivo. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Organograma e disciplina são importantes na organização do tempo de estudos.
(    ) O ideal é que a biblioteca particular possua obras como romances e revistas populares.
(    ) Uma das maneiras de encontrar o tema de pesquisa é responder como este tema pode contribuir para a sociedade.
(    ) Uma das maiores dificuldades com relação à escrita está relacionada à “colcha de retalhos”, pois o pesquisador utiliza o discurso próprio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V- F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	O conhecimento do senso comum deriva de experiências cotidianas. Refere-se a hábitos, costumes, práticas e tradições que orientam a vida em sociedade. Por esse motivo, é considerado um saber informal que não exige elaboração teórica do indivíduo. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir:
I- O senso comum é adquirido naturalmente desde a infância, sem ele não seria possível viver em sociedade.
PORQUE
II- O homem se orienta a partir do seu contexto histórico-social ao qual está inserido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	9.
	Nos países desenvolvidos, entende-se a necessidade de os pesquisadores estarem nas empresas fomentando a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Na contramão, no Brasil, esses cientistas, a nível de doutorado, encontram espaço profissional para atuarem, em sua maioria, nas universidades. Obviamente, nas instituições de ensino, também devemos fomentar a pesquisa, conforme já destacamos, mas a presença de mais doutores nas empresas é essencial para inovarmos em tecnologia. De acordo com esse panorama, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O mundo atual é dominado pelas nações que detêm os maiores investimentos em ciência e tecnologia.
(    ) Quem cola, não sai da escola. O Brasil apenas copia e, por isso, não inova dentro de perspectivas mais positivas.
(    ) É interessante que a comunidade acadêmica compreenda a necessidade de contínuo aprendizado, passando pela graduação, mestrado e doutorado.
(    ) O fomento da pesquisa em um país marcado pela exclusão social é condição primordial para nossa emancipação social e cultural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	A iniciação científica é um termo utilizado nas universidades para instigar os acadêmicos a participarem de projetos de pesquisa. Como todos vocês verão, durante o andamento do curso de graduação, inúmeras oportunidades poderão ser realizadas por todos vocês. Por vezes, os acadêmicos são estimulados a participarem de atividades práticas e também de projetos de pesquisa, orientados por um professor que atua em uma linha de pesquisa específica. Assim, vocês podem avançar no conhecimento já existente. Com relação à contribuição da pesquisa para o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- A iniciação científica contribui razoavelmente para o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos nos cursos de graduação.
II- O conhecimento teológico não pode ser utilizado em projetos de pesquisa e/ou iniciação científica.
III- Em projetos de pesquisa, o conhecimento filosófico pode ser pouco usual, visto que decorre da razão pura.
IV- A iniciação científica insere o acadêmico no contexto da ciência, despertando-o para a criatividade e resolução de problemas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes