Buscar

AD2 cederj Gestao de DestinoTuristico Maria da Conceição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2 – 2017/2
Disciplina: Gestão de Destinos Turísticos
Docente: Leandro Martins Fontoura
Tutora: Milena Almeida
Aluna: Maria da Conceição silva
Polo: Resende 
Matricula: 14115100174
1 - De acordo com o texto “Avaliação de planos, programas e projetos: usando indicadores turísticos”, classifique as sentenças em VERDADEIRO OU FALSO: (2,5)
(V ) A etapa de controle ou avaliação do processo de planejamento estratégico pode ser decomposta em quatro fases, segundo Chiavenato (2007), a saber: estabelecimento de padrões ou critérios de desempenho; avaliação do desempenho; comparação de desempenho com o padrão; e ação corretiva.
(F) A fase de ação corretiva busca localizar os erros ou desvios, bem como prospectar resultados futuros. Um bom sistema de controle deve proporcionar rápidas comparações, localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro.
(F) Os indicadores servem para controlar e avaliar a implementação do planejamento estratégico, bem como o alcance dos resultados esperados e sua conformidade aos padrões estabelecidos. Entretanto, os indicadores não buscam proporcionar dados quantitativos ou qualitativos capazes de comunicar com clareza informações relevantes que possam dar suporte às ações do plano.
(V) Segundo o texto, o Produto Interno Bruto, o valor adicionado do setor de serviços e evolução do fluxo turístico receptivo e emissivo, nacional e internacional, é considerado indicadores de desempenho econômico da atividade turística nos destinos.
(V ) A supressão de vegetação nativa, segundo o texto, pode ser utilizada como um indicador para o turismo sustentável, que consiste no levantamento de informações sobre o grau de degradação da área de vegetação nativa da APA. 
2- Assinale a alternativa INCORRETA: (2,5)
A) Enquanto o Estudo de Viabilidade Econômica se propõe a responder se a rentabilidade do negócio compensa os riscos, o Plano de Negócios deve mostrar, de forma qualitativa e quantitativa, por que vale a pena investir. 
B) A integração e o equilíbrio entre conservação ambiental, respeito pela cultura local e a diversificação de atividades econômicas devem ocorrer via processo participativo.
C) O conceito mais adotado mundialmente entende que o Marketing Mix, composto basicamente de quatro elementos é o mais apropriado para promover um produto como atração turística. São eles: produto, preço, ponto de venda e promoção.
(x) Participativo é o tipo de planejamento que tem como premissa o desenvolvimento da atividade para que os turistas tenham suas necessidades de viagem atendidas sem comprometer ou esgotar o usufruto dos recursos por gerações futuras. 
Resposta: alternativa incorreta letra D
 
3 - A partir do texto “Aspectos para a gestão integrada em destinos ecoturísticos”, explique o que é capacidade de carga e por que deve ser utilizado em conjunto com outras ações de manejo em unidades de conservação. (2,5) 
Resposta: A capacidade de carga é uma ferramenta de planejamento e gestão de atrativos turísticos originados no manejo de pastagens agrícolas, com aplicações atuais em trilhas, praias, arrecifes de corais, ilhas, cavernas e rios, entre outros recursos naturais. Também é usada em atrativos históricos, culturais e mesmo em destinos turísticos. Partindo deste cenário. Os demonstram que grande parte dos métodos de capacidade de carga se fundamenta no controle espaço-temporal da visitação, buscando identificar nos ambientes variáveis que sirvam de parâmetro para a adoção de limites de uso, baseando-se, por exemplo, na variação de um parâmetro em função da presença humana.. É importante que outras táticas de gerenciamento sejam utilizadas em conjunto, como por exemplo, análises de alterações no ambiente, monitoramento, utilização de estratégias criativas de manejo dos visitantes e de seus impactos, entre outros. Com o passar do tempo, vários instrumentos de planejamento para áreas protegidas foram criados, dentre eles destacam-se três processos mais importantes: várias pesquisas mostravam que muitos dos problemas do uso recreativo decorriam mais do comportamento inadequado dos visitantes do que do elevado número de pessoas. Com o passar do tempo, vários instrumentos de planejamento para áreas protegidas foram criados, dentre eles destacam-se três processos mais importantes: Limits of Acceptable Change – LAC (STANKEY et al., 1985), Visitor Impact Management – VIM (KUSS et al., 1990).Visitor Experience and Resource Protection – VERP proposto em 1993 (NATIONAL PARK SERVICE, 1997). 
4 - A partir do processo de institucionalização das políticas de turismo e meio ambiente é possível adotar instrumentos legais para gerenciar as atividades eco turísticas com mais legitimidade nas localidades. Cite e descreva, com suas palavras, estes instrumentos legais, de âmbito federal, apresentados no texto da aula 12. (2,5) 
Resposta: O rápido crescimento do turismo no mundo vem trazendo algumas importantes reflexões para governos, mercados, pesquisadores, ambientalistas comunidades. Sabe-se que o turismo pode contribuir sensivelmente para o desenvolvimento sócio econômico e cultural de amplas regiões, ao mesmo tempo, em poucos anos, pode degradar o ambiente natural, as estruturas sociais e a herança histórico-cultural dos povos. Há, no Brasil, uma grande lacuna por parte dos gestores públicos em entender que os governos, em todos os níveis, possuem papel central no desenvolvimento sustentado do turismo. Algumas iniciativas de estabelecimento de políticas públicas locais e regionais vêm buscando contribuir para um turismo mais responsável, E existe um consenso entre especialistas de que o desenvolvimento do turismo que almeja ser sustentável em nível local ou de destinos necessita fortalecer seus órgãos e criar instrumentos públicos representativos dos interesses dos atores sociais do turismo. Atento a esta realidade, o Brasil vem contribuindo para a criação de processos nacionais, regionais e locais de controle da atividade turística, como forma de contribuir para o desenvolvimento responsável da atividade, em consonância com os princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, incentivando instrumentos tais como regulamentação e planos de desenvolvimento. A participação comunitária na elaboração dos planos de manejo em Unidades de Conservação UCS é vista como uma importante fase para a busca do sucesso em sua implementação ou gerenciamento. A partir de tal panorama, é possível analisar os principais instrumentos que contribuem para a gestão eficaz do turismo associado ao meio natural, como o Código Florestal; a Política Nacional do Meio Ambiente; a Lei da Natureza; a Política Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos; o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro; a Política Nacional de Resíduos Sólidos; a Política Nacional de Educação Ambiental; o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC; o Decreto para as áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade; o Decreto para o serviço voluntário em unidades de conservação federais; e a Resolução Conama de proteção do patrimônio arqueológico.
Referencias bibliográficas 
Apostila do CEDERJ de Gestão de destinos turísticos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais