Buscar

Capoeira como Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O valor da Capoeira como Educação Física é enorme. É dentro do próprio “jogo” que o capoeirista mostra todo o seu potencial e, para isso, torna-se necessário um excelente condicionamento físico, técnico e tático. Na sua riqueza de movimentos, a coordenação, o equilíbrio, a velocidade, a destreza, a agilidade, a flexibilidade e a resistência são postos a toda a prova, sendo que essas qualidades física são trabalhadas e desenvolvidas em permanente movimentação. 
Todos os movimentos dos capoeiristas têm um objetivo definido, quer seja de atacar, defender ou recuperar o equilíbrio, criando uma situação nova que lhe possibilite aplicar um golpe com precisão. Para que isso aconteça, fatores importantes como a percepção, a noção de distância, a lateralidade, o ritmo, a velocidade, o reflexo e a coragem interagem neste complexo que é o jogo de Capoeira. 
A capoeira é um conteúdo que pode ser contemplado na escola pelos seus múltiplos enfoques, que possibilitam a luta, a dança e a arte, o folclore, o esporte, a educação, o lazer. A mesma deve ser ensinada globalizada, deixando que o aluno identifique-se com os aspectos que mais lhe convier (Souza e Oliveira, 2001).
Capoeira luta – Representa a Capoeira luta sua origem e sobrevivência através dos tempos na sua forma natural como instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileiro. Deverá ser ministrada com o objetivo de Capoeira combate e de defesa. 
Capoeira dança e arte – A Capoeira dança e arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal, criatividade de movimentos, assim como um riquíssimo tema para as artes plásticas, literária e cênicas. Na dança, as aulas deverão ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação em busca da coreografia e satisfação pessoal. 
Capoeira folclore - É uma Capoeira folclore expressão popular que faz parte da cultura brasileira e que deve ser preservada, promovendo a participação dos alunos tanto na parte prática como teórica.
 Capoeira esporte - Como modalidade desportiva e institucionalizada em 1972 pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.
 Capoeira educação - Apresenta-se como um elemento importante para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade, e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona, ainda, um autoconhecimento e uma análise crítica das suas potencialidade e limites. 
Capoeira como lazer - Como prática não formal através das “rodas” espontâneas, realizadas nas praças, praias, colégios, universidades, festas de largo, etc. 
SOUZA, S.A. R; Oliveira A.A. B Estruturação Da Capoeira Como Conteúdo Da Educação Física No Ensino Fundamental E Médio/Capoeira Structuration As Physical Education Content In Elementary And High School Revista Da Educação Física/Uem Maringá, V. 12, N. 2, P. 43-50, 2. Sem. 2001
CAMPOS, Hélio (Mestre Xaréu). – Capoeira na Escola – Salvador: Presscolor, 1990.
Conclusão
Com base no que foi exposto nesse trabalho, pode-se concluir que a capoeira é uma modalidade esportiva que integra em seus conteúdos ricas possibilidades, sendo um potente instrumento de educação e integração social, podendo ser trabalhado perfeitamente em ambientes externo como em ambiente escolar.

Outros materiais