Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805285968)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	 
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805285328)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Socialização, são corretas as assertivas abaixo, com exceção de : (MOURA, 2013, p.24)
		
	 
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser individual se impor sobre o ser social.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805285349)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A __________________ é uma ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter à distância, em espaços próprios que lhes são reservados, determinados indivíduos ou grupos considerados indesejados ou inferiores. Para isso, são estabelecidas fronteiras espaciais ou sociais que aumentam as desvantagens entre grupos discriminados.
		
	 
	Segregação
	
	
	4a Questão (Ref.:201805285270)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UNESP) A pesquisa e a produção de informações realizadas pelo sociólogo estão baseadas em um compromisso científico com a realidade social. A divulgação pública da pesquisa e da produção de informações deve ser:
		
	 
	precisa e correta, sobretudo porque o cidadão tem o direito à informação.
	
	correta, sem no entanto haver grandes aprofundamentos técnico-científicos e teórico-metodológicos, pois o povo não entenderia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805285196)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podemos dizer que o aparecimento das Ciências Sociais foi o RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA... Para os quais os saberes já instituídos (na Ciência Natural, Filosofia e Religião) não eram suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Analise as proposições afirmativas abaixo: I. Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. II. O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. III. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. IV. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento do homem, que é, por excelência, o seu objeto de estudo. V. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, ao Estado, sistema de governo, forma de governo, regimes de governo. VI. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Estão corretas:
	
 
	
Todas as alternativas estão corretas.

Outros materiais