Buscar

simulado pensamento e linguagem 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701784756)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Vários fatores contribuem para o aparecimento da linguagem. Um desses fatores é o contexto da solução de problemas enquanto interagem com os pais. Qual dos autores abaixo propôs essa explicação para o aparecimento da linguagem?
		
	
	Vygotsky
	
	Skinner
	 
	Bruner
	
	Chomsky
	
	Piaget
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701306560)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Apesar dos obstáculos à resolução de problemas, muitas pessoas descobrem, de modo competente, soluções criativas auxiliados principalmente pela utilização do pensamento divergente que se refere à:
		
	
	Tendência para considerar um objeto somente em termos de sua aplicação usual.
	 
	Habilidade para produzir respostas baseadas principalmente no conhecimento e na lógica.
	
	Tendência para que persistam padrões antigos de resolução de problemas.
	 
	Habilidade para gerar respostas incomuns, mas apropriadas, a problemas ou perguntas.
	
	Tendência a dar preferência às hipóteses iniciais para a solução de um problema desprezando as informações contraditórias que apoiam hipóteses ou soluções alternativas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701257624)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor o conceito de Inteligência lingüística se expressa por:
		
	
	Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e compartilha da capacidade geral do processamento cognitivo.
	
	Processamento cognitivo se da através da linguagem. Somos aquilo que pensamos. A inteligência lingüística permite analisar problemas com lógica e ter habilidade de raciocínio. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, compreender o outro e os sinais do ambiente para reconhecer problemas, e resolvê-los.
	 
	Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
	
	Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, não possui origem e limites genéticos, pois possui processamento cognitivo próprio e substratos anatômicos específicos.
	
	Processamento cognitivo se da através da linguagem. Somos aquilo que pensamos. Permite analisar problemas com lógica e ter habilidades lingüísticas. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, compreender o outro e os sinais do ambiente para reconhecer problemas, e resolvê-los.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701257617)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da empatia se expressa pela:
		
	
	Capacidade de iniciar, aprofundar e manter relações sociais.
	
	Capacidade para perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos.
	
	Capacidade de elaborar metas para si mesmo, persistindo e entusiasmando-se com os objetivos pessoais.
	 
	Habilidade em perceber os sentimentos dos outros.
	
	Capacidade de administrar sentimentos e desenvolver habilidades pessoais para atingir metas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701770326)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que identifica, corretamente, o momento no qual a criança inicia a discriminação dos fonemas da língua:
		
	
	Simbolização
	 
	Balbucio
	
	Frase telegráfica
	
	Letramento
	
	Arrulho

Outros materiais