Buscar

Estudo TEP I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEP I
1 – Lei 4 119/62. 
 Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo.
2 – Teste Psicológico.
 Procedimento sistemático e padronizado com objetivo de obtenção de amostras de comportamento relevantes para avaliação a partir de padrões estabelecidos. 
3 – Por que padronização?
 Para obter uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste valido e preciso, isso quer dizer que todos os aplicadores daquele teste devem seguir os mesmos procedimentos para que se possa melhor avaliar o objeto escolhido.
4 – Testagem X Avaliação.
 A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode Sr considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação é os testes psicológicos de diferentes tipos.
5 – Validade X Fidedignidade.
 Validade se refere à capacidade do instrumento de medir o traço, a característica que informa medir. Fidedignidade se refere ao grau de precisão do instrumento. Devemos verificar se ele tem consistência interna que garanta certeza de que seu resultado seja confiável.
 A fidedignidade é fundamental para a validade – o teste pode ser fidedigno e não ser validado, mas não pode ser válido sem ser fidedigno.
6 – Resultados: quem tem direito ao resultado da avaliação?
 Aquele que se submeteu aos testes tem o direito a toda informação que desejar. Também tem direito aos resultados o solicitante da testagem, como o dono da empresa (seleção) ou o juiz (perícia).
7 – A entrevista.
 A entrevista psicológica é entendida como aquela em que se buscam objetivos psicológicos (investigação, diagnóstico entre outros). A entrevista psicológica é o instrumento de trabalho não somente para o psicólogo, como também para outros profissionais: psiquiatra, assistente social, sociológico, enfermeiro, profissional de recursos humanos etc.
 A entrevista não é uma conversação, um bate-papo; é uma técnica utilizada para colher informações que serão muito importantes para a vida de alguém.
8 – Os documentos psicológicos: classificação e características.
Declaração: de comparecimento, tipo o atestado médico, mas não requer avaliação.
Atestados: houve avaliação, mas o resultado só pode constar “apto e não apto” para determinada coisa, vale um ano, geralmente.
Relatório/Laudo: documento mais completo, cita todos os procedimentos (instrumento, análise técnicas, resultados) -> Só outro psicólogo pode ter acesso. Se algo vem de demanda extrema, tem que vir no laudo uma negativa ou afirmação da hipótese.
Parecer: pouco mais detalhado que o atestado aponta resultados, mas não os procedimentos.
9 – Critérios para a escolha dos testes.
Saber o que é avaliar e o que quer avaliar, para saber escolher o teste;
Saber quais instrumentos mede isso, quais medem esse tipo de trabalho;
Verificar no Satepsi se o teste está válido;
Ter domínio do material que vai usar;
A partir daí, averiguar a disponibilidade desse instrumento no mercado.
10 – Áreas de atuação.
 O psicólogo pode atuar nas áreas: hospitalar, escolar, jurídica, clinica, educacional, orientação profissional, transito, esporte.
11 – Os testes de inteligência.
 Galton, a partir de 1884 projetou o 1° teste destinado a medir a inteligência, mas os resultados não foram satisfatórios.
 Os primeiros testes que deram certo foram os testes de QI, desenvolvido por Alfred Binet, no inicio do século XX e começaram a ser utilizados em 1904.

Outros materiais