Buscar

Em direção à biosfera cerebral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Em direção à biosfera cerebral 
Pierre Levy Marcelo Moraes e Vitor Trindade 
A partir do momento em que a linguagem e as técnicas afetam a vida orgânica e mineral da “Mãe-Terra”, mais ela atuará sobre o mundo tecnolinguístico. Uma nova condição de vida na terra (superorganismo) tem como capacidade coletar e sintetizar dados vindos da biosfera para informar as ações da inteligência coletiva humana, juntando a vida orgânica e a técnica por não possuírem essências distintas.
Os seres vivos do nosso planeta cooperam para criar a atmosfera na qual respiramos, assim como a biosfera em que vivemos e que não conhece fronteiras de espécies, nações ou disciplinas. Estamos nos tornando os reguladores conscientes da biosfera.
Investimento e consumo se tornaram ferramentas insubstituíveis para a continuidade desse mundo tecnolinguístico. O ciberespaço fará sentido ao seu nome (“espaço de pilotagem” se seguirmos a etimologia), porque se tornará a ferramenta de condução (o painel e o volante) de nossa viagem rumo a biosfera cerebral consciente.
Quanto mais perto chegarmos dessa meta, mais amplamente a liberdade se abrirá e o mais necessário será conduzirmos uma inteligência coletiva multidimensional. O inesperado aparecerá repentinamente ao qual devemos reagir rápido e coletivamente, numa espécie de videogame de realidade virtual, onde todos os participantes, humanos e software, devem criar uma consistência no universo biotecnológico do qual dependem. E ninguém saberá quem estará conduzindo este laço autogerado cibernético.
As barreiras nacionais, linguísticas, profissionais, culturais e disciplinares serão superadas. As culturas se combinarão entre si e multiplicarão seus poderes num Espírito da Terra que reunirá animais, plantas, microrganismos e minerais. Tal perspectiva implica que paremos com as guerras e inventemos juntos uma nova espécie de vida.
Talvez possamos modificar geneticamente a raça humana de maneira que ela seja capaz de respirar (na Terra ou em outros planetas) uma atmosfera criada por uma biosfera quase completamente fabricada para resolver nossos problemas materiais. Então teremos que nos preocupar somente com problemas espirituais, éticos e intelectuais.
Com essa ideia da humanidade se evoluir e crescer o cérebro do mundo está conseguindo alcançar um laço cósmico de autoconhecimento, despertando o universo graças a uma evolução da linguagem que estende seu próprio movimento.

Outros materiais