Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS 26,27,28,29,30 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

26-Muitas vezes, os gestores se perguntam sobre a importância da estratégia para uma organização. Hoje, os cenários onde as empresas atuam mudam constantemente, por isso, a sobrevivência da empresa depende das estratégias a serem desenvolvidas. Por meio da estratégia, pode-se antecipar tanto as oportunidades como as possíveis ameaças do ambiente externo. Assim, as empresas devem se dedicar a criar, adaptar e reformular constantemente as estratégias. Levando isso em consideração, analise as seguintes sentenças: 
I- As empresas devem focar no seu destino, para isso, é necessária a projeção estratégica, devendo estabelecer processos produtivos, meios, ferramentas, encaminhando à empresa os objetivos operativos e financeiros. ERRADA
II- As empresas devem estar prontas para poder enxergar as oportunidades vindas de suas atividades, para isso, é necessário elaborar planos de ação que visem continuar com a gestão operativa que vem apresentando resultados. ERRADA
III- Muitas vezes, apresentam-se ameaças que prejudicam a empresa, porém, estas ameaças podem ser transformadas em oportunidade. Isto pode ser feito, por exemplo, por meio de uma estratégia de substituição ou aprimoramento dos processos produtivos. CORRETA
IV- Quando se definem novos rumos, uma empresa deve destacar o esforço ativo para quebrar a inércia de repetir processo de gestão que a equipe veio a se acostumar. CORRETA
27-A estratégia empresarial pode ser enxergada como um grupo de atividades e ações a serem definidas para melhorar objetivos desejados pela organização. Elas podem ser estratégias operacionais, de mercado, financeiras, de logística, entre outras. As estratégias são agrupadas em cinco tipos, conhecidas como os 5 Ps da estratégia: Estratégia como Plano, Estratégia como Pretexto, Estratégia como Padrão, Estratégia como Posição, Estratégia como Perspectiva. Levando em consideração a Estratégia como Plano, assinale a alternativa CORRETA: 
 ( ) A estratégia como plano considera desenvolver conceitos a serem aplicados por meio de ações e diretrizes operativas para atingir objetivos desejados. 
( X ) A estratégia como plano aborda um fluxo de ações e atividades previamente planejadas, objetivando atingir metas definidas pela organização. 
( ) A estratégia como plano leva em consideração um conjunto de diretrizes que objetivam desenvolver metas viáveis a serem atingidas. 
( ) A estratégia como plano é um curso de ações que estabelecem resultados positivos em função de ações padrões das operações das atividades empresariais.
28-De acordo com a situação, existem diversos tipos de estratégias empresariais. Assim, os gestores devem identificar a estratégia que seja a mais adequada para o momento. Entre os grandes tipos de estratégias, podemos ter: a estratégia de sobrevivência, de manutenção e de crescimento/desenvolvimento. Sobre a estratégia de manutenção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Quando a empresa está projetando certas dificuldades no futuro, deve-se realizar uma análise de sobrevivência para conseguir se manter no mercado. 
( V ) Quando a empresa está projetando certas dificuldades, deve-se realizar uma análise para se posicionar na defensiva perante essas ameaças projetadas. 
( V ) Um dos posicionamentos que a empresa pode adotar sob uma estratégia de “manutenção” é focar em um segmento de mercado que domina isto, conhecido como “Estratégia de Nicho”. 
( F ) Um dos posicionamentos que a empresa pode adotar sobre uma estratégia de “manutenção” é concentrar esforços em poucas atividades de relação entre produtos versus serviços agregados oferecidos, isto é conhecido como “Estratégia de Nicho”. 
29-Para executar uma estratégia, existe a necessidade de planejar e definir qual tipo de estratégia poderá ser implementada. Um destes tipos de estratégia é a corporativa. Considerando a estratégia corporativa, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) Esta estratégia é desenvolvida pela alta gerência de uma organização, visando tanto os interesses como os processos operativos de mais de uma linha de negócios. 
( ) Uma estratégia corporativa leva em consideração todas as áreas operativas, visando a um planejamento participativo de todas as linhas de negócios. 
( ) No momento que uma organização escolhe esta estratégia, a organização como um todo formula o planejamento, havendo a presença de mandos médios e altos da organização. 
( ) Como toda estratégia, a corporativa deve ter um motivo de existir, logo, esta se justifica quando a organização como um todo irá participar da execução desta.
30-Uma das estratégias mais usadas para o crescimento de uma empresa é a diversificação. Por meio desta, procura-se investir em novos empreendimentos e produtos e/ou serviços. Dependendo da situação, a empresa poderia decidir por uma estratégia de diversificação horizontal ou uma vertical. Considerando isso, analise as seguintes sentenças: 
I- A diversificação horizontal foca seu investimento em produtos ou empresas que estejam produzindo mercadorias similares ou complementares para suas linhas de produtos atuais. CORRETA
II- No que tange à diversificação horizontal, podemos citar a produção complementar de leite pasteurizada, diversificando e assegurando o mercado por meio da produção de queijos e comprando fincas produtoras de leite para assim assegurar a qualidade deste insumo básico. ERRADA
III- A diversificação vertical foca seu investimento em empresas que estejam fornecendo insumos à linha de produção atual, como, por exemplo: uma empresa que produz café torrado e moído poderia comprar algumas das fincas fornecedoras para assim garantir a qualidade do grão de café. CORRETA
IV- A diversificação vertical pode focar seu investimento comprando os negócios de seus distribuidores e/ou centros de venda ao consumidor final. Por exemplo, uma empresa que produz computadores, poderia adquirir os centros de distribuição e/ou lojas comerciais onde os computadores estão sendo vendidos. CORRETA

Outros materiais

Outros materiais