Buscar

Questionario de saude do idoso

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido AV1
Profa. Raquel de Mello
Disciplina Fisioterapia na Saúde do Idoso
1)Defina o envelhecimento humano.
R: O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos –senescência –, o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. 
2)Explique as teorias de envelhecimento:
R:Teoria dos radicais livres  Os radicais livres, gerados durante o processo de fosforilação de oxidativa, podem modificar macromolecules, principalmente por oxidação. Evidência considerável sugere que danos oxidativos  aumentam com a idade. Por exemplo, em organismos mais velhos, aminoácidos específicos e proteínas específicas tendem ser oxidados, conduzindo a diminuições na atividade específica destas proteínas. 
Teoria da taxa metabólica -  O apoio desta teoria se baseia que mamíferos menores tendem a ter taxas metabólicas altas e assim tender a morrer a uma idade mais cedo que mamíferos maiores. Assim, esta teoria é relacionada à idéia que os radicais livres e outros subprodutos metabólicos fazem um papel no envelhecimento. 
Teoria do sistema vulnerável - O pilar desta teoria é que um sistema fisiológico específico--normalmente o neuroendocrine ou sistema imune--é particularmente vulnerável (presumivelmente para processos de entropicos) durante a velhice. Fracasso do sistema vunerável apressa deficiência orgânica do organismo inteiro. Seria esperado que fracasso do sistema de neuroendocrine produza prejuízos profundos em sistemas homeostáticos, inclusive perda de função reprodutiva e regulação metabólica que acontece com idade. Seria esperado que fracasso do sistema imune produza uma suscetibilidade aumentada a infecção e uma habilidade diminuída para rejeitar células tumorais. Porém, há pequena evidência que fracasso de qualquer sistema contribui diretamente a doenças idade-relacionadas ou para mortalidade (em contraste, por exemplo, para a contribuição direta de um chegou a um acordo sistema imune a mortalidade em pacientes com AIDS). 
Teoria do erro catastrófico: Essa teoria, que erros na transcrição de DNA ou tradução de RNA conduzem eventualmente a erros genéticos que promovem envelhecimento. 
Teoria do relógio biológico - Exatamente o que controla a taxa de envelhecer é desconhecido. Poderia ser um gene que controla telomero ou algum outro processo de divisão de célular. Ou poderia ser controle genético de outro processo celular não envolvido em divisão, como conserto de DNA, resultando assim em apoptose.
3) Diferencie senescência de senilidade.
R: senescência é o envelhecimento fisiológico, o envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos e senilidade é o envelhecimento patológico envelhecimento na presença de traumas e de doenças que desviam a curva da capacidade para baixo. 
4) Diferencie gerontologia de geriatria.
R: Gerontologia é o estudo do envelhecimento nos aspectos biológicos, funcionais, psicológicos, sociais e outros. Geriatria é a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos, Da promoção da saúde; da prevenção e do tratamento das doenças; da reabilitação funcional; dos cuidados paliativos. 
5) Na sua opinião, embasado na aula, como você vê o envelhecimento no Brasil? 
6) Diferencie funcionalidade de incapacidade.
R: Funcionalidade é aquilo que abrange todas as funções do corpo, todas as atividades e a participação; Incapacidade é aquilo que abrange as deficiências, a limitação de atividades ou a restrição na participação.
7) Quais são as grandes síndromes geriátricas biopsicossociais.
R: Incapacidade cognitiva, imobilidade, instabilidade postural, incontinência urinária, latrogênia, insuficiência familiar, indiferença, isolamento social, institucionalização.
8) Quedas em idosos, são muito frequentes, explique: 
a) Causas e fatores de riscos (extrínsecos e intrínsecos)
R:CAUSAS: Relacionadas ao ambiente, fraqueza/distúrbios de equilíbrio e marcha, tontura/vertigem, alteração postural/hipotensão ortostática, lesão no SNC, síncope, redução da visão.
 FATORES DE RISCO: INTRÍNSECOS aqueles que decorrem das alterações fisiológicas relacionadas ao avançar da idade, da presença de doenças, de fatores psicológicos e de reações adversas de medicações em uso; EXTRÍNSECOS são aqueles relacionados aos comportamentos e às atividades das pessoas idosas, bem como ao meio ambiente. Ambientes inseguros e mal iluminados, mal planejados e mal construídos, com barreiras arquitetônicas.
b) Consequências para os idosos
R: Piora do declínio funcional, depressão, baixa autoestima, isolamento social 
9) Em relação ao envelhecimento dos Sistemas Corporais, disserte:
a) Alterações Sistema cardiovascular: Há diminuição da circulação de retorno do sangue venoso e insuficiência das válvulas venosas, o que pode acarretar varizes e edemas. Além disso, pode ocorrer um acúmulo de substâncias no interior dos vasos, que diminui o fluxo sanguíneo, causando insuficiência nos órgãos irrigados por esses vasos. Com a idade, há crescimento do miocárdio devido a exigências decorrentes do aumento da resistência vascular.
b) Alterações do aparelho respiratório: Junto com o envelhecimento, aparecem alterações anatômicas e funcionais do sistema respiratório. As cartilagens costais apresentam calcificações, e a coluna, cifose com aumento do diâmetro anteroposterior do tórax, o que diminui a elasticidade da parede muscular.
c) Alterações do Aparelho Digestório: Quanto ao paladar, há diminuição da capacidade de perceber os sabores doces e salgados. A perda dentária também dificulta o consumo de alguns alimentos. Portanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem a meta de que os idosos possam conservar 20-22 dentes nessa etapa da vida. Cerca de 10% dos octogenários perdem a coordenação dos músculos esofágicos, e a debilidade do diafragma torna mais frequente a existência de hérnias hiatais.
d) Alterações do Sistema Urinário: Envelhecimento do sistema renal e vias urinárias“Os rins sofrem importantes alterações com o envelhecimento. Cerca de 50% dos néfrons desaparecem entre os 30 e 70 anos, e a taxa de filtração glomerular decai 8ml/min a cada 10 anos. Há diminuição do fluxo renal em torno de 10% por década nos adultos e diminuição da função renal. As vias urinárias são afetadas por uma maior tendência à produção de cálculos. Nos homens, pode ocorrer obstrução prostática pelo crescimento da glândula e, nas mulheres, incontinência urinária. 
e) Alterações do Sistema Imunológico: Pacientes com mais de 65 anos de idade apresentam algumas alterações no sistema imunológico. Entretanto, o simples fato de ser idoso não o classifica como imunodeficiente, embora seja preciso valorizar esse fato diante de certas comorbidades –principalmente diabetes, insuficiência renal, cardíaca, respiratória e hepática ou infecções. A imunidade do idoso apresenta alterações que se traduzem em efeitos clínicos mediados por sua resposta aos agentes infecciosos.
f) Alterações do Sistema Neurológico
g) Alterações do Sistema Musculoesqueléticas
R: Contraturas articulares, osteoporose, ossificação heterotrópica, Processo degenerativo muscular acelerado, alteração na estrutura e função do sistema neuromuscular, alteração na transmissão do potencial de ação, alteração das fibras musculares e dos elementos do tecido conectivo, hipotrofia, atrofia muscular e descondicionamento físico.
h) Alterações gastrintestinais
10) Quais os principais aspectos abordados em uma avaliação geriátrica global?
11) Escreva sobre os principais testes de capacidade funcional, explique:
12) Contextualize asilamento e isolamento
R: O ASILAMENTO do idoso, de uma forma ou de outra, se constitui em uma espécie de afastamento do âmbito social, pois ele perde o seu papel, ou seja, sua identidade dentro da sociedade e tem que se moldar a uma realidade mais “fechada” e limitada; ISOLAMENTO - isolado socialmente,com medo de cometer erros e de ser punido, dependente progressivamente, sobrecarregando a própria família por excesso de zelo. 
13) Descreva medidas para minimização de quedas
R: Acomodação de gêneros alimentícios e de outros objetos de uso cotidiano em locais de fácil acesso, evitando-se a necessidade de uso de escadas e banquinhos; Orientação para a reorganização do ambiente interno à residência, com o consentimento da pessoa idosa e da família; Colocação de um diferenciador de degraus nas escadas bem como iluminação adequada da mesma, corrimãos bilaterais para apoio e retirada de tapetes no inicio e fim da escada; Colocação de pisos antiderrapantes e barras de apoio nos banheiros, evitar o uso de banheiras, orientar o banho sentado quando da instabilidade postural e orientar a não trancar o banheiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes