Buscar

Casos concretos 1 ao 6 1 perildo 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica
Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento da psicologia como ciência no século XIX, na minha opinião, trata-se da subjetividade privatizada. No excelente trabalho Psicologia ?uma (nova) introdução, dos professores Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma subjetividade. Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos, estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso ?eu?, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise? Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação e a individualização. Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.
MENDES JUNIOR. Psicologia como ciência : a crise da subjetividade privatizada. Disponível em http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381
Acesso em 08 jun. 2013
1-A partir do texto acima , escolha uma das transformações culturais,  citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.
R: A religião. A sociedade determina que as pessoas tem que ser católicas e por causa da história, mas no decorrer dos anos cada indivíduo conhece uma diversidade de outras religiões e passam a partir daí a ter a individualidade e a “liberdade” de escolher o qual gosto e crena quer seguir.
2- ..." Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.
 R: As pessoas passam a observar que os conceitos de liberdade, individualidade e igualdade são “sonhos” para os menos favorecidos, pois o que predomina ainda são os preceitos capitalistas, e aqueles que tem, por exemplo, bens políticos são os que tem regalias na sociedade.
QUESTÃO
Marque a alternativa correta:
O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou: 
I -uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional. 
II - alternativas  psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu
lugar ideal de trabalho: o consultório
III  -novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica. 
É correto APENAS o que se afirma em
A I.
B II.
C III.
D I e II.
E II e III

Outros materiais