Buscar

TRABALHO DE BIBLIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DE BIBLIOLOGIA
ALUNO: ANDERSON DUARTE
•Nome do livro:
  
    1°Coríntios
•Autor do livro:
   
    Paulo
•Data do livro:
  
  *Mencionado por Suetônio, em "vida do Divinizado Cláudio,25:4", a data mais provável desse acontecimento é 49 D.C.
  
  *Delfos tornou possível dar data a esse proconsulado dentro de bem estreitos limites, que se tem podido calcular que ele começou a agir nesse ofício a 1° de Julho de 51 D.C.
  *Alguns estudiosos tem sugerido a inauguração do ofício de Gálio um ano mais tarde; porém, podemos inferir com segurança que Gálio estava em Corinto em 50 D.C., Paulo também se encontrava ali. Mui provavelmente o apóstolo chegou aquela cidade na primavera de 50 D.C., tendo partido dali no outono de 51 D.C. Essa citada escrição contém as palavras de uma carta de saudações enviada pelo imperador Cláudio à cidade de Delfos, na qual ele menciona a pessoa de Gálio. Com base nessa inscrição, portanto podemos datar, com qualquer grau de certeza, a única dentre as viagens do apóstolo Paulo.
  *Na ordem da escrita, tem saída composta em Éfeso, durante sua permanência ali, que provavelmente se deu desde o verão de 52 até ao outono de 54 D.C.
•Época que foi escrito:
    
    Foi escrito em cerca de 55 D.C.
•Tema da mensagem do livro:
  
    A primeira epístola aos Coríntios é complexas por si mesma, e aborda muitos problemas, motivo pelo qual é extremamente difícil atribuirmos uma razão que teria levado o apóstolo Paulo a compor a mesma. E isso se torna especialmente veraz se aceitarmos a ideia de que temos na mesma, trecho reunidos de mais de uma carta. Todavia, uma declaração de âmbito geral pode ser feita, e que incorpora a maioria das muitas razões. A conduta ética comum em Corinto, evidenciada pelos próprios costumes​ da cidade, encontrara algum apoio na igreja cristã dali. Isso produziu uma espécie de ética que era uma mescla de princípios pagãos e cristãos.
•Qual cenário que o livro trata:
  
   Esta primeira epístola, por conseguinte, trataria de situações de conduta ética, na vida diária. Além desses fatores, podemos pensar nos ataques dos legalistas, dos falsos mestres e dos detradores do apóstolo Paulo, que ameaçavam destruir não somente a obra realizada ali por Paulo, mas também a sua reputação e autoridade como apóstolo de Cristo.
•Propósito do livro:
  
   O apóstolo Paulo fundou a igreja em Corinto. Poucos anos depois de deixar a igreja, o apóstolo Paulo ouviu alguns relatos preocupantes sobre a igreja de Corinto. Eles estavam cheios de orgulhos e tolerando a imoralidade sexual. Os dons espirituais estavam sendo usados indevidamente e havia um crescente mal-entendido​ das principais doutrinas cristãs. O apóstolo Paulo escreveu sua primeira carta aos Coríntios na tentativa de restaurar a igreja de Corinto à sua fundação: JESUS CRISTO.
•Resumo:
  
   A igreja de Corinto estava cheia de divisões. Os crentes de Corinto estava se dividindo em grupos leais a determinados líderes espirituais ( 1° Coríntios 1:12;3:1-6). Paulo exortou os crentes de Corinto a permanecerem unidos por causa da sua devoção a Cristo (1° Coríntios 3:21-23). Muitos na igreja estava essencialmente aprovando uma relação imoral (1° Coríntios 5:1-2). Paulo ordenou que esse homem perverso fosse expulso da igreja (1°Coríntios 5:13). Os crentes de Corinto estavam processando uns aos outros ( 1° Coríntios 6:1-2). Paulo ensinou os Coríntios que seria melhor sofrer uma ofensa do que danificar seu testemunho cristão (1° Coríntios 6:3-8). Paulo deu instruções à igreja de Corinto sobre o casamento e celibato ( Cap.7), comida sacrificada a ídolos ( Cap.8 e 10), a liberdade cristã ( Cap.9), o véu das mulheres (1° Coríntios 11:1-16), a Ceia do Senhor (1° Coríntios 11:17-34), os dons espirituais ( Cap.12-14), e a ressurreição ( Cap.15). Paulo organizou o livro de 1° Coríntios para responder a perguntas que os crentes de Corinto tinham feito a ele e para exortá-los sobre a maneira correta de lidar com conduta imprópria e crenças errôneas que tinham previamente aceitado.
•Conclusão:
  
   Sendo assim, após uma exaustiva pesquisa, cheguei a conclusão de que, em (1° Coríntios 16:13-24), Paulo podia juntar muitas coisas num pequeno espaço. As exortações dos versículos 13 e 14 podem ser lidas em segundos, mais exigem trabalho real para se aplicarem. Ele os encorajou a estarem alertas e vigilantes, permanecerem firmemente no Senhor, a serem  corajosos, fortes, e amarem sempre. Ele também queria que os Coríntios saudassem uns aos outros afetuosamente e enviou suas saudações a eles. O próprio Paulo escreveu a saudação final (Compare 2° Tessalonicenses 3:17; Gálatas 6:11; colossenses 4:18; Romanos 16:22; Filemom 19. Primeira Coríntios começa e termina como "Senhor Jesus" é mencionado nos últimos três.
•Fonte bibliografia:
   *Comentário do N.T. versículo por versículo Russell Norman Champlin, Ph. D volume lV, Editora e distribuidora Candeia, Reimpressão Setembro de 1995, Primeira Epístola aos Coríntios
  *Estudosdabiblia.net

Outros materiais