Administração da Produção de Materiai1 Teoria Geral da Administração
4 pág.

Administração da Produção de Materiai1 Teoria Geral da Administração

Pré-visualização1 página
Administração da Produção de Materiais
Teoria Geral da Administração
Data de início:	21/10/2016 18:10
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	24/10/2016 01:11
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Teoria Geral da Administração
Um processo é uma sequência de atividades/tarefas arranjadas em um procedimento ou conjunto de arranjos de trabalho, talvez envolvendo vários departamentos, máquinas e pessoas. Alguns desses processos organizacionais são: reengenharia, downsizing, empowerment e gestão participativa. A qual processo organizacional corresponde o texto a seguir? Assinale a alternativa correta. \u201cCorresponde ao repensamento fundamental e redesenho radical dos processos de negócios, para alcançar drásticas melhorias em medidas críticas de desempenho como custo, qualidade, serviço e velocidade.\u201d
Nota: 20.0
	A	Reengenharia.
Você acertou!
Reengenharia - corresponde ao repensamento fundamental e redesenho radical dos processos de negócios, para alcançar drásticas melhorias em medidas críticas de desempenho como custo, qualidade, serviço e velocidade. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 06 - P. 15)
	B	Downsizing.
	C	Empowerment.
	D	Gestão participativa.
Questão 2/5 - Administração da Produção de Materiais
O chamado 5S\u2019s é uma técnica japonesa que se tornou realidade em muitas empresas. Sendo ela constituída das iniciais de cinco palavras iniciadas por S, que em japonês significam várias atitudes em relação ao trabalho, tal técnica vendo sendo aplicada em muitos processos de educação e treinamento, sendo utilizada pela maioria dos consultores, quase sempre como ponto de partida para programas de implantação de qualidade. As cinco palavras são: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Assinale a alternativa que apresenta qual dos 5Ss corresponde ao trecho a seguir. 
 
 \u201cA prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. O senso de limpeza começa pelos cuidados com a própria aparência física e as condições psicológicas em harmonia, para que dessa maneira o funcionário esteja bem consigo mesmo. Conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira; limpar tudo, incluindo armários, equipamentos e mesas; desligar e cobrir as máquinas e equipamentos ao final do expediente. \u201c
Nota: 20.0
	A	Seiton.
	B	Seisou.
Você acertou!
Seisou: a prática da limpeza significa o compromisso de manter limpo o seu local de trabalho antes, durante e após a jornada diária. O senso de limpeza começa pelos cuidados com a própria aparência física e as condições psicológicas em harmonia, para que dessa maneira o funcionário esteja bem consigo mesmo. Conselhos para sua implantação no trabalho: identificar e eliminar as causas da sujeira e poeira; limpar tudo, incluindo armários, equipamentos e mesas; desligar e cobrir as máquinas e equipamentos ao final do expediente. Segundo Paranhos (2007, p. 186).
	C	Seiketsu.
	D	Shitsuke.
Questão 3/5 - Teoria Geral da Administração
\u201cCom exceção das atividades centrais do negócio que elas podem executar melhor, mais rapidamente e com menores custos, estas organizações terceirizam todas as atividades comerciais restantes a empresas, fornecedores, especialistas ou consultores externos.\u201d 
 
 A que tipo de organização corresponde a descrição acima?
Nota: 20.0
	A	Organizações Mecanísticas.
	B	Organizações Virtuais.
	C	Organizações Modulares.
Você acertou!
Com exceção das atividades centrais do negócio que elas podem executar melhor, mais rapidamente e com menores custos, as organizações modulares terceirizam todas as atividades comerciais restantes a empresas, fornecedores, especialistas ou consultores externos. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 06 - P. 13-14)
	D	Organizações sem fronteiras.
Questão 4/5 - Administração da Produção de Materiais
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar a produção JIT ou a produção enxuta. As categorias de desperdícios incluídas nesse sistema são: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processo, inventários, movimento e produtos defeituosos. De acordo com os sete desperdícios da Toyota, assinale a alternativa que apresenta a categoria de desperdício que corresponde ao trecho a seguir. \u201cEsse se constitui uma consequência, principalmente, de problema no processo, tanto no projeto do processo quanto nas condições do posto de trabalho e na execução. Caso os dispositivos não estejam bem mantidos, as peças, em decorrência disso, podem sair defeituosas, afetando não só a produtividade \u2013 já que terão que ser refeitos ou recuperados \u2013 como também a qualidade, pois pode haver situações em que não detectamos o problema e a peça chegará defeituosa até o cliente.\u201d
Nota: 20.0
	A	Tempo de espera.
	B	Transporte.
	C	Processo.
	D	Produtos defeituosos.
Você acertou!
Produtos defeituosos: esse se constitui uma consequência, principalmente, de problema no processo, tanto no projeto do processo quanto nas condições do posto de trabalho e na execução. Caso os dispositivos não estejam bem mantidos, as peças, em decorrência disso, podem sair defeituosas, afetando não só a produtividade \u2013 já que terão que ser refeitos ou recuperados \u2013 como também a qualidade, pois pode haver situações em que não detectamos o problema e a peça chegará defeituosa até o cliente. Segundo Paranhos (2007, p. 180).
Questão 5/5 - Administração da Produção de Materiais
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar a produção JIT ou a produção enxuta. As categorias de desperdícios incluídas nesse sistema são: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processo, inventários, movimento e produtos defeituosos. De acordo com os sete desperdícios da Toyota, assinale a alternativa que apresenta a categoria de desperdício que corresponde ao trecho a seguir. 
 
 \u201cUm dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro.\u201d
Nota: 20.0
	A	Excesso de produção.
Você acertou!
Excesso de produção: um dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro. Segundo Paranhos (2007, p. 180).
	B	Tempo de espera.
	C	Transporte.
	D	Processo.