Buscar

FILOSOFIA ÉTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- UFF- CEDERJ
FILOSOFIA E ÉTICA
ALUNA: LÍLIA MENDITE ALVES
MATRICULA; 17213110099
2º SEMESTRE
ATIVIDADE 5
A ÉTICA DE ARISTÓTELES
1-COMPARE O TRATAMENTO DE FORMA GERAL DAS QUESTÕES ÉTICAS EM ARISTÓTELES E EM PLATÃO.
R: Platão propõe uma ética sublime, somente o conhecimento racional o homem pode elevar-se até o ser e conhecer a verdade das coisas. Este liberta os homens da ignorância e os leva ao conhecimento da ideia suprema. O Bem ilumina o ser com verdade, com clareza em ações conforme a ideia é contemplada, a virtude é vista como uma característica essencial do ser.
Aristóteles ao contrário de Platão diz que a ética é inseparável está contida na natureza, tendo suas bases na realidade empírica, questiona as condutas humanas e organização social, responsável pela escolha de valores, pela moralidade e pelas leis, uma ética realista.
2- COMO SE PODE ENTENDER SEGUNDO ARISTÓTELES A FELICIDADE COMO UM CONCEITO ÉTICO?
R: A felicidade é definida como uma atividade da alma(ser) e se encontra com uma perfeita virtude(bem), sendo a virtude o hábito que torna o homem bom, e lhe dá capacidades em executar suas funções. Segundo Aristóteles todas as coisas tendem ao bem e chega-se a ele por dois caminhos, o primeiro pelas atividades práticas e o segundo pelas atividades produtivas. O bem leva o indivíduo a ser capaz de viver com os outros. A felicidade para Aristóteles é a vida Plenamente realizada em sua excelência máxima.
3- PARA ARISTÓTELES A VIRTUDE OU EXCELÊNCIA MORAL, RESULTA DO HÁBITO DE SUA PRÁTICA. CONTRASTE ESSA VISÃO COM A DE PLATÃO NO MENÔN.
R: Para Aristóteles a virtude está ligada à razão, é a expressão de maior excelência de um indivíduo, sua integridade, sua identidade, sua virtude moral deve possuir a qualidade de saber analisar, ter o meio-termo, devendo expressar o desejo da alma, o que nos faz agir de certa forma ao caráter de educação e repetição de bons e atos nobres.
Já Platão em sua definição a virtude estava unida sabedoria, coragem e temperança, sua alma era impregnada de vontades e desejo das coisas sensíveis, de paixão. O importante seria como o conhecimento é retirado do próprio saber de alguém, está em nossa que é imortal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais