Buscar

Estudo de caso

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso de Psicologia – Campus Sulacap / UNESA / RJ
Suellen Rodrigues Conceição
ESTUDO DE CASO 
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Seminários Avançados em Psicologia, no curso de Psicologia na Universidade Estácio de Sá.
Prof.ª Maria Patrícia
Sulacap, Maio de 2018.
Responsável Lucia compareceu ao SPA – Serviço de Psicologia Aplicada no dia 05/10/2017 em busca do tratamento para sua filha Mariana de nove anos de idade. A mãe de Mariana informou que a filha já tinha feito terapia, mas ficou insatisfeita com o atendimento, devido a curta duração de tempo da sessão (30 minutos pelo plano de saúde). Posteriormente, a mãe contratou uma psicopedagoga para ir à sua casa duas vezes na semana para iniciar a terapia com Mariana. Mãe informou que Mariana ficou muita apegada à psicopedagoga e a profissional encerrou o tratamento, devido ao ocorrido. A queixa principal relatava pela mãe é que Mariana tem dificuldade em “trocar as letras”, aparenta ter um “colapso de esquecimento” das palavras e tem muita falta de atenção.
Mariana é uma criança de nove anos, branca, cabelos cumpridos e escuros. Mariana chegou agitada e aparentemente empolgada. A estagiária de psicologia explicou que ao longo das sessões, com duração de cinqüenta minutos que iriam realizar testes para ajudá-la a compreender como está acontecendo o seu processo de ensino/aprendizagem.
A abordagem utilizada no tratamento de Mariana foi o psicodiagnóstico, onde o psicólogo trabalha com aplicação de diversos testes, uma bateria completa, complexa e bastante específica; irá também brincar com a criança visando conhecê-la numa compreensão global. Além de conhecê-la como individuo, conhecer sua relação com os familiares, amigos, sociedade; sua forma de aprender e assimilar conteúdos e seus aspectos emocionais. Com o objetivo, de não apenas compreender o porquê o indivíduo não consegue atingir no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. 
Os testes permitirão o levantamento de hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo. Avaliando no aspecto cognitivo o nível de pensamento, cálculos, jogos com regras ou simbólicos e provas operatórias. E no aspecto afetivo social, com as provas projetivas, podemos verificar como a criança elabora as frustrações, ansiedade, curiosidade, negativismo, baixo autoestima, etc.
Testes realizados ao longo do processo terapêutico: 
Testes Projetivos:
Livro 
Nesta técnica são várias sete páginas, onde Mariana irá criar um livro no final. Com o objetivo de conhecer um pouco mais a criança e seu aspecto afetivo social. Mariana realizou a atividade com facilidade e demonstrou mais confiança quando era para realizar um desenho do que quando era para escrever. Quando foi solicitado que escrevesse a mesma demonstrou-se insegura.
Criando uma cena de vergonha
A atividade tem como objetivo identificar se a criança já vivenciou uma situação de vergonha e se essa situação gerou alguns afetos, algumas imagens e envolveu lembranças que marcaram essa situação na sua vida e qual a percepção que ela teve dessa situação. 
Ao realizar a atividade, Mariana solicitou ajuda para estagiária explicar o que é característica e como se escrevia a palavra brincalhona. Ao pensar nas características da criança do sexo feminino citou que era chata duas vezes. Achou engraçada a situação de a criança cair na escola e achar engraçado e a linguagem que marcou nessa situação foi o riso. Mariana demonstra dificuldade na escrita.
Teste de cancelamento
O Teste de Atenção por Cancelamento é composto por três matrizes impressas com diferentes tipos de estímulos, em que a tarefa do sujeito consiste em assinalar todos os estímulos iguais a um estímulo-alvo anteriormente determinado. A primeira parte do teste é destinada à avaliação da atenção seletiva, que consiste na capacidade do indivíduo de atentar a um estímulo determinado dentre outros estímulos diferentes. Para esta tarefa é utilizada uma prova de cancelamento de figuras com uma matriz impressa composta por seis diferentes tipos de estímulos: círculo, quadrado, triângulo, cruz, estrela e traço. Os estímulos são de cor preta em fundo branco, distribuídos em 18 linhas, sendo que cada linha é composta por 20 figuras resultando na apresentação de cada estímulo 60 vezes, dispostos em uma freqüência de 15 estímulos por quadrante da folha de resposta, totalizando 360 figuras. Deve-se, portanto, assinalar o estímulo-alvo sempre que este recorrer, sendo o tempo máximo de execução da tarefa de um minuto. 
Na segunda parte do instrumento o objetivo, assim como na primeira parte, é avaliar a atenção seletiva, porém, com um maior grau de dificuldade. A configuração estrutural da matriz não se modifica, sendo composta por 18 linhas com 20 figuras em cada linha, totalizando 360 figuras distribuídas em ordem diferente da parte anterior, onde o estímulo-alvo ocorre 12 vezes, sendo três vezes em cada quadrante da folha de resposta. A tarefa é semelhante, porém, nesta segunda parte o estímulo-alvo é composto por duas figuras impressas na parte superior da folha. O tempo máximo para a execução da tarefa é de um minuto. 
Na terceira e última parte, o teste objetiva avaliar a atenção alternada, ou seja, a capacidade do individuo mudar o foco de atenção. Para a execução desta tarefa é utilizada uma prova de cancelamento de figuras com uma matriz impressa. São apresentados seis diferentes tipos de estímulos (círculo, quadrado, triângulo, cruz, estrela e traço), de cor preta com fundo branco, totalizando 360 figuras ao todo, onde 20 figuras são distribuídas por 18 linhas em ordem diferente das duas primeiras partes do teste. Nesta última parte, no entanto, o estímulo-alvo muda a cada linha e aparece representado como a figura inicial de cada linha. Diferente das partes anteriores, o número de vezes que o estímulo-alvo aparece se alterna, aparecendo no mínimo duas e no máximo seis vezes ao longo das linhas, de modo que os estímulos se encontrem distribuídos com uma freqüência de 15 estímulos por quadrante da folha de resposta. O tempo máximo para a execução desta tarefa é de um minuto.
Mariana demonstrou-se animada e ansiosa em iniciar o teste e não esperou a estagiária terminar de ler a introdução, a mesma já estava riscando a folha de treino sem prestar atenção no que estava sendo solicitado. A estagiária solicitou que prestasse atenção e que mantivesse calma em realizar o teste. 
A avaliação da atenção seletiva, que consiste na capacidade do indivíduo de atentar a um estímulo determinado dentre outros estímulos diferentes, Mariana apresentou um bom resultado, obtendo na primeira parte do teste quarenta e nove acertos e um erro no período de tempo de cinqüenta e cinco segundos e cinqüenta e quatro milésimos de segundo. A segunda parte do teste também é para avaliar a atenção eletiva, porém, com um maior grau de dificuldade. Mariana demonstrou-se ansiosa para continuar e não obteve atenção no que foi solicitado. Tive que pedir para parar um pouco e expliquei novamente o que foi solicitado no teste. A mesma ao perceber o erro, quis apagar e demonstrou-se nervosa por ter errado. 
Mariana obteve dois acertos e treze erros no período de tempo de um minuto, dez segundos e quatorze milésimos de segundo. 
Na terceira e última parte, o teste objetiva avaliar a atenção alternada, ou seja, a capacidade do individuo mudar o foco de atenção. Mariana demonstrou-se ansiosa para a última parte do teste e a estagiária solicitou que Mariana a ajudasse na introdução do teste e a mesma apresentou muita dificuldade na parte da leitura. Mariana não conseguiu ler uma frase completa, pediu que a estagiária lesse e ela repetiria. 
Após percebê-la mais tranqüila, seguimos com a terceira e última parte do teste. Mariana realizou bem o teste obtendo cinqüenta e um acertos e um erro no período de tempo de um minuto, quarenta e dois segundos e setenta e sete milésimos de segundo. 
Atividades Cognitivas
Trata-se de umprograma de estimulação cognitiva personalizada e ajustada às suas necessidades e dificuldades cognitivas apresentadas e que possam estar a interferir com o seu funcionamento diário. É um programa individual onde os objetivos e as atividades são definidos em colaboração com a pessoa e mediante os resultados de uma avaliação psicológica prévia. 
Contêm na pasta cinqüenta recursos terapêuticos para avaliar e estimular componentes cognitivos. 
Mariana realizou quatro atividades da pasta.
Formação de palavras com figuras: Mariana tinha como objetivo observar as sílabas e as figuras correspondentes e formar as palavras. Demonstrou-se tranqüila ao realizar a atividade e teve um ótimo resultado, acertando as sete figuras formando as palavras corretamente.
Masculino e Feminino: Mariana tinha como objetivo separar as palavras que são masculinas e femininas e circular de azul o que for masculino e em vermelho o que for feminino. Logo após a estagiária explicar a atividade, Mariana demonstrou-se ansiosa para iniciar e aparentemente não prestou atenção na introdução. A mesma ia circular na cor vermelha (feminino) a palavra BOI. Foi solicitado pela estagiária que mantivesse a calma e prestasse atenção. Mariana conseguiu realizar a atividade corretamente.
Iniciais das Figuras: Mariana tinha como objetivo indicar qual é a inicial silábica de cada imagem apresentada no teste. A mesma realizou a atividade rapidamente e corretamente.
Adivinhe a palavra: O objetivo era Mariana graduar a atividade com letras e dicas até formar a palavra e após isso memorizá-las. Mariana realizou a atividade tranquilamente e aparenta escrever as palavras da forma que fala. Conseguiu identificar corretamente todas as figuras, mas obteve dificuldade na maioria das palavras na parte escrita. 
Em relação à memorização das figuras, Mariana lembrou-se de cinco e esqueceu apenas de uma. 
Teste R-2
O R-2 Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças é um instrumento de avaliação psicológica que foi elaborada por Reynaldo de Oliveira e que se propõe a avaliar a Inteligência Geral ( fator g de Spearman). O teste é composto por um livro de aplicação, um livro de exercícios e um conjunto de trinta pranchas onde estão impressos os itens que deverão ser respondidos pela criança. Não há limites de tempo para sua administração, pois se trata de um teste de capacidade/poder, no entanto o tempo médio utilizado foi de oito minutos, e, em geral, a maior parte das crianças levaram entre cinco e quinze minutos para completar a tarefa. 
Mariana realizou o teste com facilidade e ao longo da atividade demonstrou-se insegura para responder qual alternativa achava correta. A mesma não soube responder sua data de nascimento e disse que não sabia falar o nome de sua escola.
Mariana realizou o teste no período de tempo de treze minutos e obteve vinte e um acertos e nove erros, atingindo ao percentil na tabela População Geral, sendo classificada como Inteligência Média Superior para crianças da sua idade. 
Conclusão
Não é possível ter a conclusão de um diagnóstico, pois devido às faltas de Mariana não foi possível realizar todos os testes. A mesma deverá dar continuidade na avaliação em Queixa Escolar no ano de 2018.

Outros materiais

Perguntas Recentes