Buscar

estudo dirigido de microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo dirigido -Capítulo 1 Schaechter
1- O primeiro contato dos microorganismos com o ser humano ocorre no momento do parto, no nascimento a mãe transfere esses microorganismo através da pele ou no canal vaginal para o seu filho.
2- As doenças adquiridas de forma exógenas são aquelas que estão no ambiente, ou seja, fora do organismo do indivíduo, podem ser encontradas em diversos lugares como: comida, água, ar, objetos, picadas de insetos e no contato com outros seres humanos e animais. Já as doenças causadas por fontes endógenas, são provenientes de agentes que se encontram no interior ou na superfície do próprio corpo, os microorganismos da microbiota estão localizados na pele ou nas membranas mucosas, causando doenças ao entrar em tecidos mais profundos.
3-Quando não se consegue definir com exatidão os componentes da microbiota, não é possível diferenciar as infecções exógenas e endógenas, ou seja, certos organismos habitam seres humanos por longos prazos sem ocasionar doenças, mas, esses mesmos microorganismos são incomuns em outros indivíduos. É também importante salientar que o contato dos microorganismos com os humanos é muito diverso, muitas das vezes agentes extremamente virulentos não atingem toda a população, além disso, as respostas dos indivíduos aos micróbios podem variar de acordo com a idade, estado nutricional e outras condições.
4-Os microorganismos podem entrar no corpo humano através da inalação de gotículas de aerossol ou de poeira, eles também podem adentar por intermédio de ingestão de comidas ou água contaminados, cortes e ferimentos também são porta de entrada dos mircroorganismos, além dos transplantes de órgãos e transfusão de sangue, ainda é valido destacar que os micróbios podem vencer as barreiras epiteliais e entrar por meio de mucosas por exemplo. 
5-O tamanho do inóculo interfere diretamente se os microorganismos vão ocasionar uma doença, pouca quantidade de microorganismos não causam uma infecção, são necesssários um grande número de microorganismos para vencer as barreiras do corpo do hospedeiro e ocasionar uma doença.
6-Os microorganismos não precisam se multiplicarem para alastrar no organismo humano, alguns micróbios entram no corpo através da picada de um mosquito e correm pelo sangue antes de se reproduzirem, já outros, ao infectar uma ferida por exemplo, vão se multiplicar antes de adentrar os outros locais do corpo. Os fatores anatômicos, irão determinar os padrões de disseminação.
7-Os microorganismos podem mover-se de forma ativa para se disseminar, os vermes se arrastam, as amebas movimentam-se lentamente e algumas bactérias nadam.
8-Os, micróbios, em geral, precisam se multiplicar para gerar uma doença, entretanto, agentes causadores de doenças por toxina podem levar ao indivíduo a desenvolver uma doença. Exemplo disso é clostridium botulium, causador do botulismo, ele produz a toxina botulínica que ocasiona o botulismo.
9- A lesão tecidual nem sempre é causada pelo microorganismo invasor, mas também pode ser uma resposta exagerada e descontrolada do hospedeiro, ou seja, levando a uma lesão tecidual, neste caso o microorganismo é passivo, todavia leva o indivíduo a responder desta forma. Entretanto, alguns micróbios irão produzir toxinas que vão provocar as lesões teciduais, algumas lesões com o intuito de ajudar na disseminação das bactérias, outras promovem a lise das células e as demais aumentam os mecanismos fisiólogicos normais.
Estudo dirigido- Capítulo 2 Schaechter
1-O termo flora microbiana normal está incorreto, pois, remete a ideia de plantas, e os microorganismos pertencem ao grupo dos protistas, sendo assim, deve-se usar a expressão microbiota normal.
2-A microbiota normal é o conjunto de micrrorganismo que habitam o corpo humano sem causar danos, cada indivíduo possui uma microbiota normal, compostas de micróbios diferentes dos das outras pessoas, consideramos os microorganismos componentes da microbiota normal, aqueles que estão presentes na maioria da população.
3-As partes do organismo humano que são frequentemente colonizadas pelos microorganismos são: a pele, principalmente as partes úmidas, como virilha e entre os dedos, trato respiratório, no nariz e orofaringe, trato digestivo, boca e intestino grosso, no trato urinário, parte anterior da uretra e no trato genital, a vagina. As partes que devem ser livres da colonização microbiana são: o líquido cefalorraquidiano, o sangue, o líquido sinovial, os tecidos profundos e o resto do trato digestório e respiratório. As partes menos colonizadas são: a bexiga urinária e o útero.
4-Para colonizar os seres humanos, os microorganismos devem vencer os recursos que o hospedeiro vai utilizar para desalojá-los ou mata-los, como a ação de enzimas e anticorpos além de ter que competir com outros microorganismos já existentes no corpo, que podem produzir substâncias hostis aos invasores. 
5-A fibronectina é uma proteína aderente que possui alta afinidade por microorganismos Gram-positivos, tal proteína recobre a superfície mucosa das células epiteliais e por isso ela é parte da microbiota normal da boca e faringe. Pacientes em hospitais dispõem de baixa quantidade de fibronectina, desta forma, expõem os receptores para componentes da superfície bacteriana, pili ou fímbrias que são organelas aderentes dos Gram-negativos, desalojando os Gram-positivos, tudo isso pode levar o paciente a ter uma pneumonia. 
6-Tropismo tissular é afinidade das bactérias por características de lugares específicos do corpo, exemplo disso é a presença de receptores específicos na superfície de certas células ou temperatura de determinados órgãos.
7- A microbiota normal é fonte comum de infecções, mas também auxilia na saúde estimulando a imunidade, afasta agentes patogênicos em determinados locais e desempenham papel importante na nutrição e metabolismo humano.
8-Para estudar a microbiota normal são utilizados animais em condições estéreis, ou seja, vivem em câmaras sem contato com germes.

Outros materiais