Buscar

Apol 1 Valdeir Nota 100 POe Sistema de produção e Bens

Prévia do material em texto

Apol 1 Valdeir
Questão 1/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Os sistemas produtivos das organizações evoluíram de acordo com o surgimento de novas tecnologias, novas técnicas de produção e também novas necesidades dos mercados. Para fins didáticos essa evolução foi dividida em períodos: Pré-história, Produção artesanal, Primeira, Segunda e Terceira Revolução industrial e atualmente estamos na era da Indústria 4.0.
A partir disso, analise as afirmações a seguir e marque X na única alternativa que se refere a 2ª revolução industrial:
	
	A
	Período em que a fabricação era de produtos específicos, houve crescimento da demanda e o número de contratação.
	
	B
	Nessa fase, surgiram inúmeras novidades tecnológicas como os computadores, a internet e a automação industrial.
	
	C
	Fase em que os sistemas produtivos contam recursos tecnológicos de última geração, internet das coisas e fábrica digital.
	
	D
	Período em que houve um movimento para implementar a divisão do trabalho nas fábricas e surge a produção em massa.
	
	E
	Foi o período preparatório para a moderna Gestão da Produção e Operações e iniciou a difusão dos novos conceitos por outros países.
Questão 2/5 - Pesquisa Operacional
Leia atentamente o enunciado a seguir.
 
Um artesão ucraniano é especializado em pintura decorativa de pêssankas, ovos tradicionais da cultura ucraniana. Ele vende seu artesanato em uma feira que funciona todas as noites. Ele realiza uma pintura básica em ovos normais e, uma pintura refinada nos ovos grandes. As pêssankas de tamanho normal são vendidas por $ 4,00 e as pêssankas grandes por $ 6,00, dado o refinamento do desenho. Ele consegue vender pelo menos 3 pêssankas normais e somente 4 grandes por noite. As pêssankas normais são pintadas em 54 minutos e os grandes são pintados em 1h e 36 minutos. Antes das vendas noturnas, o artesão desenvolve seus projetos em jornadas diárias de trabalho de 8 horas. Para melhor empregar seu tempo, ele deseja saber quantas pêssankas de cada tipo ele precisa pintar para obter a maior receita possível.
Tendo em vista o enunciado acima podemos afirmar que:
I - Para a modelagem da solução do problema em questão é preciso, primeiramente, identificar as variáveis de decisão para, em seguida, definir a função objetivo, expressar as restrições e, desse modo, obter a forma padrão.
II - Posto que o artesão obtém receita vendendo pêssankas normais e grandes, temos que, x1: pêssankas normais ; e x2: pêssankas grandes, expressas em unidades podem ser atribuídas como nossas variáveis de decisão. Sendo a função objetivo do problema, Maximizar Z=4x1+6x2.
III - Quanto às restrições existentes, pode-se afirmar que uma das restrições do problema é o tempo disponível, assim, o artesão possui a seguinte restrição: 0,9x1+1,6x2=8, com o tempo em horas, ou, 54x1+96x2=480, com o tempo em minutos.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e III são verdadeiras.
	
	B
	II é verdadeira.
	
	C
	III é verdadeira.
	
	D
	I e II são verdadeiras.
	
	E
	I, II e III são verdadeiras.
Questão 3/5 - Pesquisa Operacional
Segundo Andrade (2009) ao fazer uso da programação linear (PL) busca-se responder questões de otimização de processos, maximização de lucros, minimização de custos, etc.
Portanto, identifique em quais das questões a seguir poderiam ser aplicados corretamente os conceitos de programação linear:
 
I - Definidas as condições de trabalho, como designar os equipamentos para atividades de forma a minimizar o tempo de operação ou maximizar as despesas?
II - Conhecido o valor nutricional dos alimentos que compõem uma ração, qual quantidade de cada um deve ser usada a fim de satisfazer condições nutricionais mínimas e dar ao animal o crescimento desejado, ao custo mínimo?
III - Considerando determinadas condições de produção, quais insumos são plenamente usados? Quais insumos possuem estoque/disponibilidade para uso?
IV - Definidas as localizações da produção, dos fornecedores e dos pontos de consumo, como estabelecer os circuitos de distribuição de modo a minimizar o custo total?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	II, III e IV são verdadeiras.
	
	B
	II e IV são verdadeiras.
	
	C
	III é verdadeira.
	
	D
	I, II e III são verdadeiras.
	
	E
	I, II, III e IV são verdadeiras.
Questão 4/5 - Pesquisa Operacional
Em pesquisa operacional a resolução de problemas complexos incide na elaboração de uma solução específica que atenda as necessidades da organização em suas particularidades, ou seja, é necessário obter um modelo “sob medida”. A esse processo damos o nome de “Modelagem”. Em relação ao conceito de “Modelagem”, podemos afirmar que:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	O emprego de modelagem, na opinião de Lachtermacher (2009), apresenta algumas desvantagens, pois a criação dos modelos força os decisores a explicitarem seus objetivos.
	
	B
	O emprego de modelagem, na opinião de Lachtermacher (2009), apresenta algumas vantagens, pois a criação dos modelos força os decisores ao reconhecimento das limitações na solução de determinados problemas.
	
	C
	As metodologias propostas por Lachtermacher (2009) e Andrade (2009), bem como a metodologia de autoria de Sargent (2014) para modelos de simulação, não indicam a necessidade de ser cientificamente rigoroso ao se elaborar modelos mais complexos.
	
	D
	Lachtermacher (2009), Andrade (2009) e Sargent (2014) apresentam metodologias de modelagem completamente distintas, sendo a proposta de Andrade a mais completa.
	
	E
	Entre as vantagens da modelagem estão a de que ela pode consumir tempo e ser dispendiosa e de a experiência profissional é diretamente proporcional à complexidade do modelo a ser elaborado.
Questão 5/5 - Pesquisa Operacional
Após a elaboração do modelo matemático de programação linear na forma padrão, pode-se empregar um processo de resolução do problema. A solução gráfica é um dos processos existentes para obtenção da solução do modelo, sendo utilizada principalmente como referencial didático no estudo da programação linear dada sua limitação de três variáveis de decisão.
A respeito do método de solução gráfica, ordene as etapas do processo de solução.
(    ) Identificar a área que as inequações definem como verdade.
(    ) Determinar os pontos de interseção entre as retas.
(    ) Traçar as retas originárias das inequações que definem as restrições.
(    ) Testar as possíveis soluções (vértices).
(    ) Encontrar o valor da função objetivo.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	4 - 1 - 5 - 2 - 3.
	
	B
	1 - 4 - 2 - 3 - 5.
	
	C
	5 - 1 - 4 - 3 - 2.
	
	D
	3 - 2 - 1 - 4 - 5.
	
	E
	4 - 3 - 5 - 2 - 1.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes