Buscar

Significado de Paráfrase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Significado de Paráfrase
Paráfrase é um recurso de interpretação textual que consiste na reformulação de um texto, trocando as palavras e expressões originais, mas mantendo a ideia central da informação.
A intertextualidade é uma das principais características da paráfrase, pois para que esta exista é necessária a “ligação” com outro texto, que serve como alusão para a produção do novo conteúdo.
Em alguns casos, a paráfrase é considerada um mecanismo que ajuda a clarificar alguns textos, pois ajuda a explicá-los com termos e expressões que sejam mais simples de compreender, uma vez que a ideia central do conteúdo sempre é mantida.
No campo linguístico, a paráfrase pode significar o modo diferente de transmitir determinada mensagem que já foi dita anteriormente, alterando apenas algumas palavras por seus sinônimos, por exemplo.
Quando se diz que alguém parafraseou a obra de outro autor, significa que a apresentou com as suas próprias palavras, mas mantendo a ideia e o sentido original da mesma. Neste sentido, parafrasear ainda pode significar a nova abordagem, interpretação ou explicação que é dada a um conteúdo antigo (livro, narrativa, poema e etc.).
Exemplo de paráfrase
Texto original
“Ai que moleza no corpo. Uma vontade de me estender no chão. Deixar que o capim cresça em volta. Deixar que os insetos, os fungos se abriguem em mim. Estranha alegria em virar uma paisagem”.
Paráfrase
“Ai que fraqueza nos membros. Um desejo de deitar no piso. Permitir que o mato aumente ao redor. Permitir que os insetos, os fungos se alojem em mim. Desconhecida esta felicidade de se transformar numa paisagem”.
A Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a escritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a ideia do texto. Além disso, são exigências de uma boa paráfrase:
1.      Utilizar a mesma ordem de ideias que aparece no texto original.
2.    Não omitir nenhuma informação essencial.
3.    Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original.
4.    Utilizar construções que não sejam uma simples repetição daquelas que estão no original e, sempre que possível, um vocabulário também diferente.
1 Entendendo a Paráfrase
Entenda como a paráfrase é utilizada. Parafrasear é quando você lê e absorve uma citação e, depois, reafirma as principais ideias dela com suas próprias palavras. Quando você parafraseia, não precisa replicar as frases com suas próprias palavras de forma exata, mas precisa apresentar as informações essenciais e os pontos feitos por um autor com uma nova redação. [1]
Quando você parafrasear, deve ligeiramente condensar a citação para reduzir qualquer palavreado extra e chegar à ideia principal.
Uma paráfrase exata deve ser diferente do suficiente do material original para não ser considerada um plágio. Mesmo se você estiver citando a fonte, se não estiver citando essa fonte entre aspas e as suas "próprias palavras" forem muito próximas da citação original, isso ainda é plágio.
Parafrasear é diferente de um resumo, que é mais amplo e se concentra nos principais pontos de um texto inteiro. Parafrasear concentra-se em uma ideia ou conceito principal de cada vez.
Parafrasear também é uma ótima maneira de evitar citar muitas fontes e não expressar seus próprios pensamentos em um trabalho.
Ao parafrasear, você ganha uma apreciação e uma compreensão mais profunda sobre a passagem que está citando, e dessa forma vai ganhar conhecimento.
2 Entenda quando usar a paráfrase ao invés da citação. Citar diretamente de uma fonte é importante quando a forma como as palavras são usadas é importante. Por exemplo, se você estava citando o discurso "Eu Tenho um Sonho" de Martin Luther King, seria melhor citá-lo diretamente, pois a forma como ele usa as palavras no discurso é particularmente eloquente e poética. Mas se você ler algo sobre o racismo em um livro, então as ideias no livro são importantes, mas não as palavras, e você deve parafraseá-las.
Parafrasear é útil quando a citação contém dados, fatos ou estatísticas. Não há necessidade de citar uma fonte diretamente apenas para mostrar a importância dos dados.
Citar é útil se você está citando as palavras de uma figura política, celebridade ou escritor, e especificando um ponto sobre a maneira com que a linguagem é usada.
Se você está fazendo uma leitura atenta de um texto para o seu uso da linguagem, então a citação é melhor; se você está discutindo um parágrafo ou uma passagem mais longa de um romance, então a paráfrase ou o resumo são mais úteis.
2 Parafraseando a Citação
1 Leia a citação original. Primeiro, leia com atenção a citação que você escolheu parafrasear. Ela não deve ter mais do que duas ou três frases. Tire um tempo para realmente absorver o significado da citação e chegar a um entendimento profundo do que ela significa, antes de seguir em frente.
2 Faça anotações. À medida em que você continuar lendo a citação, vá anotando as ideias principais na própria citação. Você pode escrever o argumento principal e algumas palavras-chave que ajudam a ilustrar o argumento. Quando você terminar as anotações, deixe a citação original de lado.
3 Reescreva a citação original com suas palavras. Usando suas notas e seu conhecimento da citação, escreva a citação original com as suas próprias palavras. Tome cuidado para não apenas misturar a linguagem, mas também a estrutura da frase, para que assim você não esteja apenas substituindo palavras diferentes e mantendo a mesma estrutura.
Se você está preso em encontrar uma maneira diferente de dizer alguma coisa, use um dicionário de sinônimos para te ajudar. Apenas certifique-se de que você esteja confortável com as palavras que encontrar, e que não acabe usando palavras que não significam exatamente o mesmo que as suas homólogas. Isso iria mudar o significado da sua declaração.
4 Compare a citação original com a sua paráfrase. Depois de ter reescrito a passagem com suas próprias palavras, leia-o em voz alta, e depois volte para a citação original e leia-a lado a lado com a sua nova passagem. Você deve se certificar de que essas duas coisas sejam verdadeiras:
As palavras em sua passagem e a estrutura das suas sentenças devem ser diferentes o suficiente, para que você não seja acusado de plágio. As palavras devem parecer suas, e não do autor.
Suas palavras ainda devem transmitir claramente as ideias principais da passagem inicial. Você não deve alterar sua paráfrase de tal forma que perca o significado pretendido.
Exemplo de uma passagem inicial: "Hoje em dia, muitos estudantes do ensino médio gastam todo o seu tempo estudando para provas padronizadas, que nada ensinam a eles. Eles não só iriam ganhar mais conhecimento se gastassem mais tempo aprendendo o currículo escolar ao invés de estudar para as provas, como também tornariam-se seres humanos de mente mais aberta. "
Exemplo de uma paráfrase: "Estudantes do ensino médio estão tão obcecados com os estudos para o ENEM e outros testes padronizados, que não têm tempo para processar o material que eles aprendem em seus cursos escolares. Estudar para testes padronizados não só lhes oferece pouco conhecimento real, como também os impede de serem indivíduos de mente aberta."
3 Cite a Citação
1 Cite sua citação usando a formatação MLA. É importante citar a sua paráfrase do texto com o método MLA, para que assim você dê o crédito onde o crédito é devido. Ao parafrasear uma citação no formato MLA, você só precisa do sobrenome do autor e do número da página, mas terá que fornecer mais informações sobre a fonte da citação na página de "Obras Citadas" no final do seu trabalho. Veja como citar a paráfrase dentro do texto do seu trabalho MLA:[2]
Dentro do texto: "As crianças deveriam ler mais livros"(Smith 46-47).
2 Cite sua citação usando a formatação APA. Se você está trabalhando com a formatação APA, é importante também indicar a citaçãodentro do texto real no trabalho. Para citar no formato APA, você só tem que referenciar o último nome do autor e a data de publicação. Você vai fornecer mais informações sobre a fonte da citação em sua página "Referências". Veja como fazer isso:[3]
"De acordo com Smith (2007), as crianças deveriam ler mais livros." ou "As crianças deveriam ler mais livros"(Smith, 2007).
Dicas
Parafrasear significa pegar as ideias de outro autor e reformulá-las. É por isso que você ainda deve citar sua fonte. A única diferença de fazer uma citação direta é a falta das aspas, mas citações diretas não são usadas ​​tanto assim.
Esta técnica pode ser aplicada em qualquer forma de escrita. Não importa se você está no ensino fundamental, médio, faculdade ou no trabalho.
Consulte sua referência ou outro guia para encontrar exemplos de citações e paráfrases, e como citá-las.
É melhor não usar esta técnica ao citar uma conversa real em um ensaio. Para discutir literatura ou teatro, pode ser melhor citar um pouco da conversa.

Outros materiais