Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DISCURSIVAS
ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
Quais são os impactos da exploração capitalista sobre o trabalhador? 
Resposta: Mão de obra barata, exploração do trabalhador, Alienação do trabalhador, a mais valia absoluta, onde o trabalhador fica mais tempo, horas no seu trabalho e a mais valia relativa, aumento de tecnologia. Onde passa ter seu processo de trabalho para ter suas mínimas condições de viver e sim sobreviver, como alimentação e moradia.
Gabarito: Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha certa proximidade com o que produzia, podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. 
Com o avanço tecnológico a produção, na medida em que a produção vai se tornando cada vez mais fragmentada, os trabalhadores vão se perdendo na produção, ou melhor, passam a não se reconhecerem no que produziram.
No rastro da transformação da família está vindo, a do mundo do trabalho. Flexibilidade nos horários, possibilidade de trabalhar em casa alguns dias na semana. As tecnologias de informação ajudando, a jornada de trabalho vai perdendo seu caráter fabril onde reinam o contra-mestre e o relógio de ponto, incorporando a virtualidade no desemprenho profissional avaliado pelo cumprimento de metas e não pelo tempo de permanência nos escritórios. O local de trabalho do século XXI será, cada vez mais, para muita gente, o ciberespaço. O que acontece com o trabalho? A partir desse questionamento, aponte e comente ao menos, três implicações ocorridas nesse novo século em torno dessa questão. 
Resposta: O trabalho deixa de lado sua principal questão a práxis, e passa ser alienado, o trabalhador ele não se Reinventa. Temos a competição entre empresas e trabalhadores. No ciberespaço deixa de ser onde o trabalhador tem seu descanso e horas de lazer, para ficar trabalhando para cumprir suas metas. A precarização está em torno dessa questão também.
Gabarito: O principal motor das transformações é seguramente a revolução tecnológica que vivemos o que leva a mudança do próprio conceito de trabalho. A mudança nas tecnologias altera as dimensões espaciais do trabalho fazendo, por exemplo, um profissional perder o emprego para outro que vai realizar o mesmo trabalho por computador. Neste caso, questões como horário tempo, distância não implicam no processo de realização das atividades. Criam-se tensões generalizadas entre massas de trabalhadores e também quadros gerenciais de alta qualificação que se sentem ameaçados com mudanças, como por exemplo, a redução do leque hierárquico. Ampliação da exclusão econômica e social que por sua vez cria novas dinâmicas de emprego informal e ilegal.
A importância da produção material na reprodução da vida social é destacada por Marx e Engels (1984:39) explicitam que O primeiro pressuposto de toda a existência humana, de toda história: é que homens devem esta em condições de viver para fazer história. Mas para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e alguma coisa mais. Explique. 
Gabarito: Significa dizer que o homem possui outras necessidades, tais como manter-se de pé através dos alimentos, sua fonte de energia e tantas outras necessidades para então registrar sua vida na história, ou seja, fazer história por meio de suas realizações para a humanidade, que seja a sociedade.
O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis? 
Gabarito: A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente através do trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana.
Em A Nova Fábrica de Consenso, a autora Ana Elizabete Mota afirma que a "participação" do trabalhador na empresa - apregoada pelo toyotismo - tem caráter ilusório, sendo na verdade um "Canto dos cisnes" da emancipação do trabalhador na ordem burguesa. Segundo Mota, a externalização da produção não passa de uma nova forma de estruturação do trabalho abstrato. 
Partindo dessas premissas, como podemos explicar o f ato do trabalhador se sentir mais livre no modelo de produção toyotista?
Gabarito: Segundo Mota, o trabalhador se sente mais livre porque agora não está preso a um sistema hierarquicamente organizado de exploração e opressão, como no fordismo/taylorismo. Eles se sentem patrão de si mesmo porque é quem organiza o processo de trabalho e estabelece por iniciativa própria à duração da jornada de trabalho. Na condição de vendedor de trabalho objetivado sente-se um verdadeiro comerciante, parceiro de seus patrões.
No contexto da lógica capitalista, considerando a teoria marxista, como é entendida a chamada ALIENAÇÃO? 
Gabarito: A produção pelos homens de sua própria desumanidade através da exploração de uma classe pela outra. 
O progresso material tornou possível que nem todos precisassem trabalhar. Explique:
Gabarito: Foi desta forma que começaram a surgir algumas figuras novas na sociedade humana, a dos técnicos, a dos sacerdotes, a dos artistas, isto é gente que se destacava da produção direta.
"A indústria do Toyotismo busca capturar o corpo e a alma do trabalhador, não sendo necessária uma coerção externa do tipo Taylorista, assentada no controle dos tempos e movimentos do trabalhador". (Antunes: 1986) 
Por que Antunes afirma que o toyotismo busca capturar a alma do trabalhador? 
Gabarito: Eles fazem o trabalhador acreditar que fazem parte da empresa, fazem ele vestiram a camisa como dizemos assim eles se tornam pessoas gratas emprenhadas. Assim como diz Antunes capturando a alma do trabalhador.
Defina o FORDISMO: 
Gabarito: Fruto das experiências de Henry Ford nos primórdios do século XX, o método fordista de organização do trabalho, produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. Organização técnica da produção de mercadorias. 
A chamada revolução dos preços, ou seja, a grande inflação europeia, resultante do grande fluxo de metais preciosos conseguindo através da exploração colonial da América pelos países da Europa aliada a quantidade abundante de força de trabalho disponível, possibilitou aos produtores industriais aumentarem a sua acumulação de capital. Que fato importante, grandioso se dá a partir desse momento? 
Gabarito: O desenvolvimento do Capitalismo
Quais as principais mudanças constatadas na passagem do artesanato à manufatura?
Sua Resposta: Basicamente se alteram as relações entre empregador e trabalhador. Segundo Karl Marx, na manufatura e no artesanato, o trabalhador utiliza a ferramenta, na fábrica ele é um servo da máquina.
Como é definida a categoria trabalho na teoria marxista?
Gabarito: Para a teoria marxista o trabalho seria a expressão da vida humana, por meio da qual é alterada a relação do homem com a natureza. Em suma através do trabalho o homem transforma a si mesmo.
Cite ao menos duas transformações ocorridas na virada do século XIX responsáveis por alterar o perfil sociopolítico da sociedade brasileira.
Gabarito: Não haviam garantias trabalhistas tais como: férias, descanso semanal, licença. Condições de vida insalubres nos centros urbanos. Mulheres e crianças recebiam salários inferiores. 
Cite ao menos dois impactos das mudanças causadas pela reestruturação produtiva no mundo do trabalho que repercutem na ¿Questão social¿.
Gabarito: A questão social se ¿radicaliza¿. Destacam-se: -Piora nas condições de vida e trabalho da classe trabalhadora - Brutalização da existência - Fata de perspectivas – miserabilidade
A partir do seu ponto de vista, apresente algumas considerações sobre a "questãosocial" no Brasil, de maneira clara, objetiva e justificada.
Gabarito: A questão social resulta, no Brasil, com o fim da chamada "República Velha". - Com a crescente globalização econômica, acentua-se a privatização, quando a questão social deixa de ser associada ao mercado de trabalho para ser vinculada ao mercado de consumo. -A questão social no Brasil é moldada de acordo com os interesses das elites políticas. - A questão social, que com a questão trabalhista firma-se como proteção social (como direitos sociais e filantropia), assume característica paternalista, de política do favor, de patriarcalismo autoritário, ou seja, misérias transformam-se em instrumentos, armas de dominação, bem como a reprodução do sistema. Por isso, ainda hoje, direitos são vistos pela elite como privilégios, favores. - A questão social como um conjunto das desigualdades da sociedade capitalista madura, tem como raiz comum a produção social cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantem-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
Comente a seguinte afirmação: “pelo trabalho, o homem se faz homem”.
Gabarito: É pela produção que o homem retira da natureza seus meios de vida. Através do trabalho que os seres humanos conseguem se reproduzir, dentre outros fatores.
Em que consiste a denominada capacidade teleológica?
Gabarito: É a capacidade inerente ao homem, no mais é o que nos difere dos animais, ou seja, a capacidade de pensar.
Qual outro país da Europa que no século XVIII que a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro?
Gabarito: Inglaterra.
Expli que a seguinte afirmação de Ma rx: “A hi stória de todas as soci edades que 
Explique a seguinte afirmação de Marx “A história de todas as sociedades que existiram até os nossos dias tem sido a história da luta de classes”
Gabarito: 
Gabarito: Marx se refere à luta entre a classe que explora e a que é explorada. No Modo de Produção Capitalista esta oposição pode ser observada entre a burguesia e o proletariado.
Relacione as mudanças no mundo do trabalho e suas implicações sobre as expressões contemporâneas da questão social:
Gabarito: As repercussões das metamorfoses no mundo do trabalho se estenderam para além da área do trabalho. Estas mudanças tiveram consequências graves sobre a sociedade brasileira, o que pode ter constatado no aumento da população de rua, no aumento das favelas nos grandes centros urbanos, na prostituição infantil, na fome, nos meninos que morrem no tráfico e outras situações que revelam as diversas facetas do capitalismo contemporâneo.
A terceira revolução industrial e a globalização vão criar novas oportunidades, mas serão empregos para a elite. Os dias de oferta de empregos em massa acabaram. Jamais veremos milhares e milhares de trabalhadores saindo das fábricas depois de um dia de trabalho. (“Jeremy Rifkin, autor do livro O FIM DOS EMPREGOS - Folha de São Paulo”, 25 / 08 / 9. Identifique as atuais tendências de absorção da mão-de-obra pelo mercado de trabalho. 
Gabarito: Atualmente, os postos de trabalho surgem nas áreas altamente qualificadas gerando profissionais especializados tanto em países desenvolvidos quanto em países subdesenvolvidos. O desemprego por outro lado atinge, em massa, a população não capacitada ou pouco capacitada.
Leia a charge abaixo e responda:
A partir da sua compreensão, que conclusão p ode ser identificada no contexto da mensagem?
Gabarito: O cidadão é visto pela sua capacidade de consumo e não por ser portador de direito ao pertencimento social pelo fato de fazer parte da sociedade, assim também a sua proteção social fica reduzida e ameaçada. 
Com parando as duas reportagens a seguir, aborde as implicações dos conceitos de flexibilidade e terceirização. “Para cortar custos e sem ouvir o Congresso a PF simplesmente transferiu para as empresas privadas a responsabilidade de controlar quem entra em quem sai do País” (Revista ISTOÉ Independente, Nº Edição: 2167/20.Mai.11) A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE para o mês de março revelou índice de desemprego de 12,8% nas seis maiores regiões metropolitanas do país. O resultado dessas pesquisas confirma um problema mundial associado aos efeitos da globalização: o desemprego. Vários estudos relacionam as altas taxas de desocupação à redução do número de postos de trabalho na indústria, que, por sua vez, seria consequência da crescente aplicação da tecnologia na produção industrial. (http://www.comciencia.br/200405/reportagens/04.shtml) Flexibilidade e terceirização são termos usualmente associados ao contexto da globalização e da 3ª revolução industrial que substitui a produção fordista pelo modelo pós-fordista ou de acumulação flexível, gerando transformações nas relações trabalhistas e nos sistemas de produção.
Gabarito: Na fase embrionária do capitalismo o trabalhador tinha acesso dentro da sua totalidade no que produzia, ele podia ainda exercer sua função enquanto práxis, com o passar dos anos foi se fragmentando e se tornou um trabalhador alienado. Anos mecanização industrial e agrícola, aceleração nos transportes, aplicação da força matriz.
Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual o fato importante que se desenvolve a partir dessa divisão?
Resposta: O fato importante que começa a se desenvolver a partir dessa divisão é o desenvolvimento do capitalismo. Porque com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, começa a ocorrer uma expansão gradual das atividades agrícolas, surgindo novas profissões como o sacerdote, artesão. A partir desse contexto o homem passa a produzir mais do que precisava para sobreviver.
Gabarito: Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros.

Continue navegando