Buscar

Questões sobre Recursos Humanos nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ref.: 201709533959
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O autor Chiavenato (2004), em suas considerações sobre o recrutamento interno, destaca as vantagens de se priorizar o aproveitamento de colaboradores da empresa para suprir demandas de RH da organização. Qual das alternativas abaixo não se enquadra como uma vantagem para a empresa?
		
	
	O recrutamento interno aproveita melhor os recursos que foram investidos em treinamento e desenvolvimento feitos pela empresa junto aos colaboradores.
	
	Financeiramente o recrutamento interno custa menos do que um recrutamento externo.
	
	O recrutamento interno motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos funcionários da empresa.
	 
	O recrutamento interno altera, dentro do setor envolvido, o patrimônio humano.
	 
	O recrutamento interno tem um maior índice de validade e segurança em relação ao recrutamento externo.
	
Explicação:
Sobre a alternativa:
"O recrutamento interno altera, dentro do setor envolvido, o patrimônio humano". (A alternativa está correta para a questão, pois quem altera o patrimônio humano é o recrutamento externo, que traz sangue novo para a organização).
	
	 
	Ref.: 201709533383
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sabemos da importância da organizações para indivíduos e sociedade. Assinale qual alternativa apresenta as funções que demonstram tal importância, conforme apresentado em aula:
		
	
	Preservam o conhecimento, Realizam unicamente os objetivos organizacionais e Fomentam a economia.
	
	Servem à sociedade, Realizam unicamente os objetivos organizacionais e Fomentam a economia.
	
	Preservam o conhecimento, Fomentam a economia e Realizam objetivos individuais.
	 
	Servem à sociedade; Realizam objetivos; Proporcionam carreiras e Preservam o conhecimento.
	
	Servem ao Estado; Realizam objetivos individuais e Proporcionam carreiras.
	
Explicação:
As organizações promovem espaços para o pleno desenvolvimento dos profissionais, pois fomentam a realização dos indivíduos, ampliam a base de conhecimentos existentes, promovem movimentações em sua estrutura através da gestão de carreira, incentivam o alcance dos objetivos organizacionais. Consequentemente, geram oportunidades de trabalho e resultados econômicos à sociedade.
 
	 
	 
 
	
	 
	Ref.: 201709533563
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Jairo Magalhães é diretor de Recursos Humanos de uma empresa multinacional e percebe que muitos funcionários que acabam de ser contratados não têm um desempenho eficaz porque não estão integrados na organização. Para tentar resolver esse problema, Jairo introduz na empresa programas de orientação/integração. Este tipo de programa traz o benefício de:
		
	 
	Ajudar os empregados a compreender os aspectos sociais, técnicos e culturais do local de trabalho.
	
	Reduzir os custos de consultoria externa por utilizar consultoria interna competente.
	
	Treinar os empregados nas obrigações que devem cumprir.
	
	Melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização.
	
	Melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos os níveis da organização
	
Explicação:
Os Programas de Ambientação e Integração são uma prática de Gestão de Pessoas com a finalidade de disseminar de forma rápida, clara e segura a cultura organizacional para aqueles que iniciam carreira na organização. Dessa forma, os colaboradores têm claro os aspectos culturais, sociais e técnicos que permeiam a organização.
	
	 
	Ref.: 201709534058
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As organizações brasileiras percebem a importância da revisão dos seus modelos de gestão, objetivando a sua sobrevivência e sustentabilidade no mercado e, por conseguinte, cumprir seu dever de fornecer serviços/produtos de qualidade à sociedade. Nesse contexto, novas práticas de gestão vão aparecendo ou sofrendo alterações decorrentes ou provocadas por mudanças macro ambientais que tornam obsoletas as práticas anteriormente utilizadas. Diante deste contexto, quais são os novos papéis da função de RH, que por si só, são definidos em quatro eixos?
		
	
	Estratégias de RH, infraestrutura, contribuição dos stakeholders e mudança organizacional.
	
	Estratégias de RH, infraestrutura, contribuição dos funcionários e mudança econômica.
	
	Estratégias de RH, infraestrutura, contribuição dos conselheiros e mudança organizacional.
	 
	Estratégias de RH, infraestrutura, contribuição dos funcionários e mudança organizacional.
	
	Estratégias de RH, infraestrutura, contribuição dos funcionários e mudança financeira.
	
Explicação:
Uma das funções importantes do RH é contribuir para a organização apoiando a estratégia organizacional estabelecida, influenciando os negócios da organização, além de contribuir com o pleno desenvolvimento dos colaboradores, apoiar em processos de mudança organizacional e manter uma infraestrutura eficiente através da funcionalidade de seus subsistemas (seleção, treinamento. remuneração, planejamento RH, entre outros).
	
	 
	Ref.: 201709534385
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As organizações são importantes para a sociedade e para os indivíduos. Existem quatro funções que demonstram a sua importância. A única alternativa abaixo que NÃO se refere a uma dessas funções é:
		
	
	Preservam conhecimento
	 
	Industrializam produtos
	
	Realizam objetivos
	
	Servem à sociedade
	
	Proporcionam carreiras
	
Explicação:
Conforme estudamos, as organizações servem aos indivíduos e sociedades, por ajudar no alcance de metas e objetivos, apoiando o desenvolvimento de carreiras e oportunidades para os profisisonais que estão dentro de sua estrutura e por fomentar a gestão do conhecimento que é compartilhado e amplia a atuação das pessoas pelo acesso a novas fontes de aprendizado.
	
	 
	Ref.: 201709533364
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH, com EXCEÇÃO:
		
	
	Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
	
	Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
	
	Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
	 
	As pessoas, por serem portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, motivação de trabalho, comunicabilidade, e também portadoras de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares, devem ser controladas, vigiadas e punidas, assim darão maiores resultados para as empresas.
	
	Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
	
Explicação:
Na gestão de pessoas, deve-se estimular comportamentos e atitudes compatíveis com a cultura e valores organizacionais. Uma gestão respeitosa, colaborativa e integrada dever ser o foco principal. Procurar vigiar e punir pessoas não faz parte do contexto de uma gestão eficiente e adequada de pessoas, sendo fator de assédio moral.
	
	 
	Ref.: 201709534667
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao processo de recrutamento externo de pessoal, é correto afirmar que:Renova e enriquece os recursos humanos da organização
	
	Aborda candidatos reais ou potenciais, aplicados unicamente na própria empresa.
	
	Apresenta maior índice de validade e segurança.
	
	Pode envolver planos de encarreiramento de pessoal.
	
	É uma fonte poderosa de motivação para funcionários.
	
Explicação:
Sobre o Recrutamento Externo:
- "Renova e enriquece os recursos humanos da organização". (Alternativa correta, pois com o recrutamento externo, a organização tem a possibilidade de oxigenar e enriquecer os recursos humanos, com novas ideias e talentos).
 - "Aborda candidatos reais ou potenciais, aplicados unicamente na própria empresa". ( Alternativa errada, porque o recrutamento externo aborda candidatos de fora da empresa).
- "Pode envolver planos de encarreiramento de pessoal". (Alternativa errada, pois o Recrutamento Externo referem-se aos candidatos que estão fora da empresa. Os planos de encarreiramentos de pessoal são afetados pelo recrutamento interno, onde fazem parte do processo os funcionários internos da organização).
- "É uma fonte poderosa de motivação para funcionários". ( Alternativa errada, pois o recrutamento que é fonte motivadora para os funcionários é o interno).
- "Apresenta maior índice de validade e segurança". ( Alternativa errada, pois o Recrutamento que apresenta maior índice de validade e segurança é o recrutamento interno, por recrutar funcionários de dentro da organização que já são conhecidos e conhecem a cultura organizacional).
	
	 
	Ref.: 201709533587
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um dos desafios da Moderna Administração de Pessoal e de Recursos Humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
		
	
	A qualidade de vida no trabalho não é afetada pela maneira como as tarefas são agrupadas na organização.
	
	Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título ¿qualidade de vida no trabalho¿, nenhuma delas acarreta a reformulação dos cargos.
	
	Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.
	
	Elementos comportamentais não precisam ser considerados em projetos de cargo que busquem a alta qualidade de vida no trabalho.
	 
	Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.
	
Explicação:
As políticas voltadas à qualidade de vida no trabalho, garantem um ambiente mais saudável ao trabalhador, não somente o espaço físico, como também iniciativas que preservem as condições psicológicas adequadas a um trabalho eficiente. Um ambiente adequado propicia condições para uma boa produtividade das equipes, orientando-as para os objetivos a serem alcançados.

Outros materiais