Buscar

Aula 1 A Prática de Estágio Supervisionado em Gestão da

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nossa disciplina tem como desafio principal apresentar e refletir os vários aspectos que perpassam o debate educacional acerca da gestão realmente democrática da educação brasileira. Esperamos que você não só participe deste debate como também possa contribuir com o mesmo a partir das suas experiências desenvolvidas no campo de estágio. A nossa primeira aula objetiva apresenta a origem do conceito e do debate acerca da gestão democrática da escola, bem como as principais dificuldades e desafios que envolvem a temática, possibilitando uma visão geral do que será debatido no decorrer da disciplina.
Ao inserir-se na Prática de Estágio Supervisionado na instituição escolar, você está vivenciando mais do que uma experiência prática como aluno, está vivenciando a oportunidade de refletir os vários aspectos que perpassam o debate educacional acerca da gestão realmente democrática da educação brasileira. Vale lembrar que o estágio, como o ato educativo escolar supervisionado, está definido na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e será desenvolvido no ambiente de trabalho. Ele visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. Assim, o estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso, definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).
A Prática de Estágio Supervisionado dirigido à atuação na Gestão Escolar compreende os processos educacionais específicos envolvidos nesta dimensão gestora e propõe ao aluno estagiário acompanhar a rotina diária do diretor, do coordenador pedagógico e do supervisor de ensino a fim de preparar-se criticamente para a sua prática profissional. Assim, o estágio consiste em proporcionar aos alunos uma visão reflexiva e um conjunto de saberes significativos sobre a realidade na qual atuará. Para tal, é fundamental desenvolver postura e habilidades de pesquisadores, elaborando projetos que lhes permitam compreender, problematizar e intervir nas situações observadas. 
O conceito de gestão e suas implicações para o campo de estágio: Gestão provém do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere e significa: levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer, gerar. Trata-se de algo que implica o sujeito. Isso pode ser visto em um dos substantivos derivado deste verbo. Trata-se de gestatio, ou seja, gestação, isto é, o ato pelo qual se traz em si e dentro de si algo novo, diferente: um novo ente. Ora, o termo gestão tem sua raiz etimológica em ger que significa fazer brotar, germinar, fazer nascer. Da mesma raiz, provêm os termos genitora, genitor, gérmen. A gestão implica um ou mais interlocutores com os quais se dialoga pela arte de interrogar e pela paciência em buscar respostas que possam auxiliar no governo da educação, segundo a justiça. Nesta perspectiva, a gestão implica o diálogo como forma superior de encontro das pessoas e solução dos conflitos. Dentro de tais parâmetros, ela é a geração de um novo modo de administrar uma realidade e é, em si mesma, democrática, já que se traduz pela comunicação, pelo envolvimento coletivo e pelo diálogo.
A gestão democrática na escola: A gestão democrática, enquanto temática histórica, nos move em direção contrária àquela mais difundida em nossa trajetória política, em que os gestores se pautam ora por um movimento paternalista, ora por uma relação propriamente autoritária. Paternalismo e suas variantes, autoritarismo e congêneres são formas de pensar e agir sobre o outro não reconhecido como igual. A educação como um processo social colaborativo é um princípio definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 3º. Inciso VIII) e na Constituição Federal (Art. 206, inciso VI). Dessa forma, demanda a participação de todos da comunidade interna da escola, dos pais e da sociedade em geral. Dessa participação conjunta e organizada é que resulta a qualidade do ensino para todos, princípio da democratização da educação. Assim, a gestão democrática é proposta como condição de:
Aproximação entre escola, pais e comunidade na promoção de educação de qualidade;
E estabelecimento de ambiente escolar aberto e participativo, em que os alunos possam experimentar os princípios da cidadania, seguindo o exemplo dos adultos.
Além disso, a gestão democrática se assenta na promoção de educação de qualidade para todos os alunos, de modo que cada um deles tenha a oportunidade de acesso, sucesso e progresso educacional com qualidade, numa escola dinâmica que oferta ensino contextualizado em seu tempo e segundo a realidade atual, com perspectiva de futuro. 
A gestão democrática e o cotidiano escolar: O conceito de gestão democrática no âmbito da unidade escolar defende a composição de uma equipe gestora contrapondo-se à figura do diretor como autoridade única. Essa equipe compreende, além do diretor, os profissionais ligados às atividades de coordenação e supervisão pedagógica. Nessa concepção, o diretor emerge como líder da equipe gestora, como um administrador-educador, nas palavras de Hora:
“Há, então, uma exigência ao administrador-educador de que ele compreenda a dimensão política de sua ação administrativa respaldada na ação participativa, rompendo com a rotina alienada do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia a modernização das organizações modernas. É a recuperação urgente do papel do diretor-educador na liderança do processo educativo” (2007, p. 40).
No caso da escola pública, alguns sistemas de ensino estaduais e municipais definem o conselho escolar como parte integrante da equipe gestora. Esse conselho é um órgão composto pela representação paritária de pais, professores, funcionários e estudantes, com funções consultiva, deliberativa e fiscalizadora em todos os assuntos da escola. Além da constituição do conselho escolar, outros princípios marcam a gestão democrática da escola pública, a saber: 
eleição direta para diretor, possibilitando a comunidade escolher o seu gestor para um determinado período;
definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; 
divulgação e transparência na prestação de contas e a avaliação institucional da escola, envolvendo professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica. 
A escola, assim como qualquer outra organização, precisa ser gerida e cumprir, da melhor maneira possível, sua função social. No entanto, também é verdade que essa gestão não deve ocorrer de forma igual àquela exercida em outras organizações, como, por exemplo, empresas e indústrias, devido à natureza e finalidade mais ampla do trabalho da escola, o qual consiste em contribuir para o processo formativo dos indivíduos, sistematizando, produzindo e veiculando um conhecimento que tem origem nas relações sociais mais amplas. A escola é um espaço social que celebra a aprendizagem, vive o encanto da construção da emancipação humana, consolida relações, contribui para a humanidade. E pela gestão democrática se garante uma prática da construção emancipadora da existência das pessoas e da humanidade.
A escola - suas ações e especificidades: A seguir, o professor Vitor Henrique para nos ajudar a compreender a gestão e a democracia na escola, abordando a educação e os problemas com o atual sistema de ensino. 
VER O VIDEO NA PAGINA 19[1: Vídeo pág.19: https://www.youtube.com/watch?v=GZgYygq0WnQ ]
Assim, para Vitor Paro, ser gestor significa ser o mediador para os fins, e os meios não podem ir contra os fins.  Diz ainda que, para muitos educadores, a administração soa como algo ruim. Segundo ele, isso acontece porque a palavra muitas vezes é confundida com a chamada "burocracia", com quem os gestores devem tomar muito cuidado. O educador diz que a papelada muitas vezes é necessária, mas muitas escolas se valem de documentos e reuniões que não servem para o aluno aprender melhor, sendo que este deve ser o objetivo de qualquer escola. "A burocracia só é fim em si mesma", diz o professor. Ele alerta também que os meios de gestão utilizados nas empresas nãopodem ser aplicados da mesma forma nas escolas, porque o objetivo da escola não é somente diferente, mas é contrário aos objetivos da empresa. "Ser gestor significa ser mediador para os fins, e os meios não podem ir contra o fim", conclui. Paro defendeu a democracia nas escolas, lembrando que todo ser humano precisa dos outros. No entanto, o educador ressalta que a democracia não deve ser aplicada simplesmente levando em conta a opinião da maioria. "No Brasil, a maioria da população defende a pena de morte, um ato que vai contra os direitos humanos", lembra. "Democracia é, antes de tudo, fazer com que todos tenham os mesmos direitos", completa.
Para você observar, refletir e analisar no seu campo de estágio: A escola, assim como qualquer outra organização, precisa ser administrada para cumprir, da melhor maneira possível, sua função social. Como é formada a equipe de gestão da escola onde realiza o seu estágio? Observe e reconheça os processos e projetos de gestão da escola. Faça uma análise crítica sobre esses processos e projetos.

Outros materiais