Buscar

Orientações para Estágio em Pedagogia

Prévia do material em texto

Vamos relembrar a finalidade do estágio. 
Objetivos do Estágio: 
Proporcionar a você, estagiário, experiências práticas na área profissional de inserção do pedagogo; 
Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências pertinentes ao desempenho de sua profissão;
Desenvolver uma metodologia comprometida com a problemática do campo de estágio, contemplando os fundamentos teóricos e metodológicos apreendidos em sua formação acadêmica;
Primar, no Campo de Estágio, pelo desenvolvimento de uma atitude profissional e ética;
Desenvolver uma postura crítica no estagiário frente à sua atuação docente, avaliando-a e redimensionando-a;
Possibilitar a ampliação, interação e o aprofundamento entre os conhecimentos técnicos e práticos, propiciando uma análise crítico-reflexiva da atuação profissional do educador.
Inserir os estudantes da Licenciatura em Pedagogia em Instituições do Curso Normal/ Ensino Médio, por meio de atividades de observação, coparticipação e docência, contribuindo para uma formação teórico-prática significativa e consistente.
PASSO 7 - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO: Imprima o modelo da ficha de avaliação do estagiário (parte do kit – estágio) e preencha com seus dados. Este documento tem como objetivo o registro da avaliação do professor da escola, pois ele acompanhou de perto todas as atividades que você realizou durante o estágio e deverá dar seu parecer.
PASSO 8 - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO – UNIVERSIDADE: Imprima o modelo da ficha de avaliação do estagiário (parte do kit – estágio) e preencha com seus dados. No final do seu estágio, o professor da disciplina on-line deverá dar seu parecer. Este documento tem como objetivo avaliar se você cumpriu todas as exigências dessa disciplina.
PASSO 9 - DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: No final do seu estágio, imprima o modelo de declaração de estágio curricular supervisionado (parte do KIT – ESTÁGIO) e preencha com seus dados. Este documento tem como objetivo comprovar a realização do estágio.
PASSO 10 – ENTREGA DE RELATÓRIO: O relatório será entregue ao professor on-line em meio eletrônico em três etapas, com datas previstas nas orientações gerais. A estrutura de sua escrita será apresentada durante as aulas pelo professor da teletransmitida. O modelo e as datas de entrega encontram-se na biblioteca virtual. 
Passo 11 - Entrega da Documentação: Entregue ao Coordenador do Curso de Pedagogia local ou ao Coordenador de Polo.
Ficha de registro de frequência (preenchida pelo professor da escola em que estagiou).
Ficha de avaliação do estagiário (preenchida pelo professor da Instituição em que estagiou).
Ficha de avaliação do estagiário – Universidade (preenchida com seus dados e que será assinada pelo professor on-line).
Declaração de estágio curricular supervisionado (assinada pelo diretor da escola em que estagiou).
Uma cópia em papel do seu relatório - o coordenador irá providenciar o envio desta documentação ao seu professor on-line.
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA E ENTREGA DE TRABALHO – AV-1: 
	Período de Realização
	Aulas Relacionadas
	Atividades
	Descrição das Atividades
	Data de Envio e de Entrega
	25/04/2011 a 02/05/2011
	Aula 1
	Aula Teletransmitida de Revisão para AV1 (RAV1).
	Providenciar a documentação necessária e escolher a escola.
	
	03/05/2011 a 06/05/2011
	Aula 1 e 2
	A escolha do lugar para a pesquisa-estágio
	Providenciar a documentação necessária e escolher a escola.
	
	09/05/2011 a 16/05/2011
	Aula 3 e 4
	Conhecendo o campo de estágio.
	Conhecer a estrutura e o funcionamento da escola.
	
	17/05/2011 a 24/05/2011
	Teletransmitida de Revisão para AV1 (RAV1)
	Conhecendo o Projeto Político-Pedagógico
	Conhecer a estrutura e o funcionamento da escola.
	
	
	Aula 1 a 4
	TRABALHO 1 (T1) A ser postado no ícone trabalho de sua WebAula.
	Estrutura e funcionamento da escola.
	Até 25/05/2011
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA E ENTREGA DE TRABALHO – AV-1
AVALIAÇÃO – FUNDAMENTAL: Esta disciplina não inclui a realização de AV1 e de AV2. Você receberá uma única nota referente à AV3. A nota da disciplina será composta da seguinte forma:
TRABALHO 1 – a ser postado até 25 de maio na WebAula, valendo até 1 ponto. Este trabalho, conforme descrito no cronograma, envolverá a descrição e análise da ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA na qual você realiza o seu estágio.
TRABALHO 2 – a ser postado até o dia 16 de junho na WebAula, valendo até 2 pontos.  
Este trabalho, conforme descrito no cronograma, envolverá a descrição e análise da OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE, PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES E ATUAÇÃO DO ESTAGIÁRIO.
TRABALHO 3 – a ser postado até o dia 26 de junho na WebAula, valendo até 5 pontos. 
Este trabalho é composto da entrega do relatório completo (as duas etapas anteriores, T1 e T2, devem, portanto, integrar este documento). A estrutura desse relatório encontra-se disponível na Biblioteca da disciplina.
TAMBÉM CONTA COMO AVALIAÇÃO: Participação nos fóruns 1, 2 e 3, valendo até 2 pontos. Além dos itens que compõem a avaliação, a aprovação na disciplina está condicionada: 
À entrega em papel, ao coordenador de polo, do relatório completo e encadernado (versão entregue no t3).
 À entrega, em papel, ao coordenador de polo, da documentação original solicitada no kit estágio.
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA: Nesse item, você deverá fazer uma descrição geral do local do estágio privilegiando as seguintes informações referentes à dimensão física  (10 horas de estágio): A IDENTIFICAÇÃO/CARACTERIZAÇÃO
Nome 
Endereço 
Condições da localidade onde está situada a instituição de ensino:
Localização geográfica; 
Serviços oferecidos à comunidade; 
Infraestrutura existente (prédio, mobiliário, equipamentos, outros); 
Eventos envolvendo a comunidade escolar.
HISTÓRICO: Breve histórico da Instituição, Data da fundação, O porque do nome, Processo de criação, Situação legal;
Estrutura física e material: Salas de aula e condições de funcionamento, outros espaços existentes, ações previstas ou em execução, equipamentos e materiais didáticos existentes.
Estrutura e funcionamento da escola: Aspectos físico, humano e material da escola: Nº de salas; Salas-ambientes? Biblioteca? Auditório? Refeitório? Laboratório de Informática? Quadras?
Qualidade das Instalações - Espaço adequado para os professores: sala de estudo? Mobiliário (Suficiente? Adequado?); Nº de turnos / nº de alunos / nº de turmas (verificar quais os critérios adotados para a organização das turmas). 
Pessoal Disponível: equipe administrativa, equipe de apoio, equipe técnico-pedagógica, equipe docente e funcionários.
Setores e Serviços Oferecidos - Formação de equipe: existe conhecimento em relação aos objetivos, atribuição de responsabilidades e distribuição de tarefas pelos membros da comunidade escolar?
Pesquisa - Atenção aos roteiros de Observações: Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como meta principal gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar os que já existem. O campo de estágio é duplamente um espaço de pesquisa, pois permite observar as atividades pedagógicas oferecidas pelo professor da turma em que o estágio está sendo realizado, além de possibilitar ao estagiário observar e avaliar a sua própria prática. 
Para elaboração do relatório lembre-se de que:
Primeiro: “A Pedagogia é uma reflexão teórica a partir e sobre as práticas educativas. Ela investiga os objetivos sociopolíticos e os meios organizativos e metodológicos de viabilizar os processos formativos em contextos socioculturais específicos”  (LIBÂNEO & PIMENTA, 2011, p.33).
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. 
Art. 8̊° Inciso IV - estágio curricular a ser realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências: Nesse período: b) nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal.
CADERNODE CAMPO: Instrumento fundamental que irá ajudar na organização dos registros e que oferecerá subsídios para a redação do relatório final. No decorrer do estágio, são muitas situações que irão surgir e será o caderno de campo que facilitará a  dissertação dos aspectos mais importantes, com uma riqueza de detalhes que só o registro diário permitirá. 
REGISTRO DIÁRIO: O QUE DEVE CONTER? 
Data: Registro de todos os dias em que esteve presente na instituição (iniciar sempre colocando esse item);
Indicação das turmas e das disciplinas: Em que realizou o estágio;
Com relação às aulas observadas: Objetivos claros no desenvolvimento das aulas, conteúdo significativo, domínio do conteúdo, metodologias, recursos utilizados, relação professor X aluno, práticas investigativas no ensino, a presença dos quatro pilares da educação. 
Com relação ao ambiente escolar: Enquanto espaço de aprendizagem (mobiliário, organização espacial, relações interpessoais e dinâmica pedagógica em sala de aula, tecnologias utilizadas, currículo escolar); 
Com relação à dinâmica escolar: (Tradicional, adequada, participativa, relação entre professores e professores, alunos e alunos, professores e alunos, liderança compartilhada); 
Com relação aos projetos desenvolvidos na escola: (Relacionados ao Projeto Político-Pedagógico na Escola? Contextualizados com a realidade e necessidade da comunidade em que a escola está inserida? Relacionados com o currículo escolar?). 
Nesta aula, trataremos da construção do trabalho de pesquisa que terá a seguinte estrutura: 
Capitulo I – Caracterização da escola: Nesse item, você deverá fazer uma descrição geral e detalhada do local do estágio privilegiando as informações referentes a dimensão física (prédio, mobiliário, organização espacial, recursos materiais, equipamentos, salas ambientes, bibliotecas, quadras e outros);
Capítulo II – Dimensão pedagógica: nesse item, você deverá relatar sua observação quanto a Prática docente, quanto ao planejamento de atividades e quanto à sua atuação durante as atividades cotidianas da instituição. Sua pesquisa deverá estar fundamentada nas teorias pedagógicas, estudadas e nas discussões realizadas na disciplina durante este período.
Capitulo III – Relato sobre projetos desenvolvidos na instituição ou na turma e da participação: Caracterização do projeto desenvolvido na turma onde realizou o estágio, descrevendo as abordagens e ações do professor e/ou professores, alunos e comunidade escolar. Neste item, deverão constar as atividades desenvolvidas por quem realizou o estágio.
SUMÁRIO: O sumário deverá ser indicado com a numeração das páginas.
Exemplo:
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO...........................................................................................................................04
2 – DESENVOLVIMENTO..............................................................................................................06
3 – CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA...............................................................10
4 – CAPÍTULO II – DIMENSÃO PEDAGÓGICA.........................................................................17
5 - CAPÍTULO III – RELATO SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO NA SALA E DA PARTICIPAÇÃO ............................................................................................................................20
6 – CONSIDERAÇOES FINAIS ....................................................................................................25
7 – REFERENCIAS.........................................................................................................................27
8 - ANEXOS ...................................................................................................................................30
INTRODUÇÃO: A introdução é a apresentação do tema, a situação –problema e os objetivos a serem investigados. Deve descrever do que se trata o trabalho. O que contém no relatório, construir no mínimo um parágrafo para cada abordagem e citar suas expectativas ao inicar o estágio e se elas foram alcançadas. Lembre-se, na introdução, não se coloca citações. Num trabalho cientifico, a introdução é a ultima etapa a ser construída. 
CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA: Deverá ser escrito em forma de texto, mencionando os seguintes aspectos que caracterizam a escola: 
A IDENTIFICAÇÃO/CARACTERIZAÇÃO: Nome; Endereço; Condições da localidade onde está situada a instituição de ensino: localização geográfica; serviços oferecidos à comunidade; infraestrutura existente (prédio, mobiliário, equipamentos, outros); eventos envolvendo a comunidade escolar; contexto sócio econômico.
Histórico: Breve histórico da Instituição é Pública ou Privada; Data da fundação; Data da criação; O porquê do nome.
Estrutura física e material: Salas de aula e condições de funcionamento; outros espaços existentes; ações previstas ou em execução; equipamentos e materiais didáticos existentes.
Estrutura e funcionamento da escola: Aspectos físico, humano e material da escola: Estrutura física e material: número de Salas de aula e condições de funcionamento (Secretaria? Salas ambientes? Biblioteca? Auditório? Laboratório de informática? Quadras?); descrição das equipes pedagógicas, docentes, equipe de apoio administrativo, de apoio de serviços gerais.
CAPÍTULO II – DIMENSÃO PEDAGÓGICA: 
Projeto Politico Pedagógico: Existe projeto Politico Pedagógico na escola? Os professores tem conhecimento do projeto? Ele é acessível a comunidade escolar? A comunidade escolar trabalhou na construção deste projeto? Existe coerência entre a proposta pedagógica e a prática? Quanto ao currículo escolar? É coerente com a proposta PPP? Qual é a escola pretendida? Que professores a escola pretende formar? Como o PPP se traduz na sala de aula e no cotidiano da escola? O que acontece na sala de aula é compatível com o que é descrito no PPP?
Formação de professores: neste item, você deve abordar aspectos relativos a formação dos professores, ou seja, qual é o nível de formação dos professores que atuam no ensino médio, modalidade normal, da instituição na qual realiza o seu estágio. Se eles possuem curso de pós-graduação e se a escola oferece formação continuada. O mesmo em relação a equipe pedagógica (orientação educacional e pedagógica) e gestão escolar. Para obter estas informações, consulte o PPP. Caso não esteja disponibilizadas nesse documento, consulte a equipe pedagógica.
O Estagio: aspectos a serem observados:
O planejamento da escola: o foco é o planejamento das atividades que são realizadas na escola, desde sua elaboração (por projetos, por atividades, com toda comunidade escolar, pela equipe pedagógica, etc.), sua implementação e avaliação. É importante que se relate como é a relação do professor com o planejamento e as atividades que desenvolve em turma. Você percebeu se ele segue um planejamento? As atividades realizadas são planejadas? Possuem objetivos claros? São coerentes com o PPP? Tem fundamentação teórica? Você conseguiu identifica-las com alguma linha teórica estudada nesse período?
A escola como grupo social: Caracterização da escola como grupo social atuando sobre o educando. Na escola, há interação entre seus atores: equipe pedagógica, professor, aluno, comunidade, gestores e funcionários? Como se dá essa interação? Como é o relacionamento entre os funcionários? E entre os professores? E entre professores e alunos? Como é o relacionamento entre os funcionários? Existe cooperação, trabalho de equipe? As reuniões pedagógicas tem uma periodicidade sistemática?
As praticas docentes: planejamento do professor – plano de aula: objetivos propostos, conteúdos programáticos (adequação aos objetivos, como são dados, distribuídos e avaliados), estratégicas didáticas.
Metodologia: posturas e condutas docentes.
AVALIAÇÃO: É importante que você observe e relate como é realizada a avaliação dos professores e se há coerência entre as atividades propostas nas aulas e a avaliação. Além disso, observe se essa avaliação temcoerência com o estabelecido no PPP. A avaliação contribui para o aperfeiçoamento do trabalho do professor e o desenvolvimento do aluno? O que se considera e/ou que se prioriza na avaliação? A avaliação é coerente com a metodologia de ensino proposta pela escola? Está em consonância com os ideais educacionais previstos no PPP? Conselho de classe tem representação discente? O que é discutido no conselho? Conceitos/notas/disciplinas ou aperfeiçoamento do trabalho pedagógico? As atividades realizadas pelos discentes contribuem efetivamente para a participação e construção do conhecimento? Como é a relação professor x aluno x aluno em sala de aula (manejo e liderança de turma)?
CAPÍTULO III – RELATO SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO NA SALA: É a caracterização do projeto desenvolvido na turma onde realizou o estágio, descrevendo as abordagens e ações do professor.
PLANEJAMENTO DO PROJETO: itens de um projeto pedagógico: Titulo do projeto; Fundamentação; justificativa; conteúdos; materiais necessários; desenvolvimento; objetivos; avaliação.
PASSO A PASSO: 
Titulo do projeto: indique um nome simpático ao seu projeto que apresente uma realção com o tema que você tratou
Fundamentação: fundamente teoricamente o tema escolhido falando sobre o assunto que você escolheu ou que já estava sendo trabalhado pelo professor. Sintetize com um ou dois parágrafos. 
Justificativa: Fale da relevância do assunto a ser tratado para formação de professores.
Objetivos: o que você deseja alcançar com o trabalho. O verbo deve estar no infinito, exemplo: desenvolver, criar, ampliar.
Conteúdos: significativos, contextualizados, priorizam o pensar, o produzir.
Material necessário: revistas, livros, paradidáticos, CD’s, documentários, musicas, filmes, vídeos.
Desenvolvimento: A sequência das atividades, organização dos trabalhos, utilização dos cursos.
Avaliação: O parecer do professor, auto-avaliação e a avaliação dos alunos. Aproveite o depoimento coletado colocando entre aspas.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”. Paulo Freire.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes