Buscar

Desafio profissional

Prévia do material em texto

2.1 Visão Gerencial e Financeira
Índice de liquidez corrente
Conceito:
O indicador de liquidez correte ou comum, como também é chamado, tem por função medir a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações no curto prazo. Normalmente, na gestão financeira, é ele que serve de referência para a maioria dos pagamentos, representando a saúde do caixa.
A Liquidez Corrente é calculada dividindo-se a soma dos direitos a curto prazo da empresa (contas de caixa, bancos, estoques e clientes a receber) pela soma das dívidas a curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos e fornecedores a pagar). Estas informações podem ser obtidas facilmente no Balanço Patrimonial, nos grupos Ativo Circulante e Passivo Circulante.
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
A partir do resultado obtido podemos fazer a seguinte análise:
Maior que 1: demonstra que há capital disponível para uma possível liquidação das obrigações.
Igual a 1: os direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes.
Menor que 1: a empresa não teria capital disponível suficiente para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.
 
	Cálculo liquidez Corrente Ano 2015
	Cálculo liquidez Corrente Ano 2016
	A.C / P.C
 274.054,83 / 179.717,33 = 1,52
	A.C / P.C
 287.727,57 / 161.745,60 = 1,77
	Interpretação
	Interpretação
	Com o resultado superior a 1 a empresa é capaz de liquidar suas obrigações. Logo o cálculo da liquidez corrente confirma isso, uma vez que deu 1,52.
	Com o resultado superior a 1 a empresa é capaz de liquidar suas obrigações. Logo o cálculo da liquidez corrente confirma isso, uma vez que deu 1,77.
Índice de liquidez seca
Conceito:
O índice de liquidez seca é similar ao índice de liquidez corrente. A única diferença é que ele exclui os estoques do ativo circulante da empresa, já que esses direitos são menos realizáveis no curto prazo.
A liquidez seca considera, portanto, os valores de que a empresa dispõe para pagar suas contas no curto prazo ainda que não consiga vender nada do que tem estocado.
Como é mais rigoroso no cálculo do ativo, o índice de liquidez seca é menor do que a liquidez corrente.
Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante
	Cálculo liquidez Seca 2015
	Cálculo liquidez Seca 2016
	 A.C - E / P.C
 274.054,83 - 198.596,74 / 179.717,33 = 0.41
	A.C - E / P.C
287.757,57 - 208.526,58 / 161.745,60 = 0.48
	Interpretação
	Com esse índice observamos que a empresa conseguiu liquidar suas obrigações tanto no ano 2015 quando o ano 2016.
Índice de liquidez imediata
Conceito:
Este indicador é considerado o de natureza mais conservadora, pois representa todos os valores da empresa que estejam imediatamente à disposição dos gestores, como: o caixa da empresa, conta corrente, investimentos de curto prazo, entre outros.
Geralmente, a liquidez imediata da empresa está atrelada à sua capacidade de lidar com emergências financeiras. Desse modo, um alto grau de liquidez imediata, proporciona à empresa uma boa vazão para lidar com as incertezas do mercado de forma ágil.
Sua capacidade de pagamento imediata acaba por excluir do seu cálculo fatores como estoque e as contas a receber, sobrando apenas os valores disponíveis. Veja.
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo circulante
	Cálculo liquidez Imediata 2015
	Cálculo liquidez Imediata 2016
	 Disponível / P.C
 27.334,12 / 179.717,33 = 0.15
	Disponível/ P.C
28.700,83 / 161.745,60 = 0.17
	Interpretação
	No ano de 2015 para cada R$ 1,00 de obrigações havia 0.15 de capital imediato, porém houve um aumento no ano de 2016 para cada R$ 1,00 de obrigações havia 0.17 de capital imediato no entanto visto no índice de liquidez imediata que esse aumento é significativo.
Índice de Liquidez Geral
Conceito: 
O indicador de liquidez geral é aquele que está atrelado às competências de uma empresa no médio e longo prazo. Desse modo, seu cálculo abrange também o ativo e passivo da empresa que superam a estimativa de tempo de 1 ano dentro do balanço.
Em geral, seu uso não é bastante corriqueiro dentro das empresas, principalmente por se tratar de compromissos distantes. Dessa forma, é preciso analisar o indicador de liquidez geral atrelando-o aos demais indicadores descritos acima.
Com uma observação mais profunda desse indicador de longo prazo, o gestor poderá definir se nos últimos anos sua empresa está perdendo ou ganhando liquidez. Assim, poderá traçar planos para o financiamento de seus projetos no futuro, com previsões mais corretas.
Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo não Circulante)
	Cálculo liquidez Geral 2015
	Cálculo liquidez Geral 2016
	A.C + Realizável a L.P / P.C + P.N.C
 274.054,83 + 0 / 179.717,33 + 0 = 1.52
	A.C + Realizável a L.P / P.C + P.N.C
 287.757,57 + 0 / 161.745,60 + 0 = 1.77
	Interpretação
	Interpretação
	A empresa não apresenta nenhuma conta realizável a longo prazo o que significa que não aumenta o exigível a longo prazo. Temos com esse índice o resultado de 1,52.
	A empresa não apresenta nenhuma conta realizável a longo prazo o que significa que não aumenta o exigível a longo prazo. Temos com esse índice o resultado de 1,77.
 
Índice de Endividamento (EG)
Conceito: 
. ENDIVIDAMENTO GERAL O endividamento Geral (EG) mede o quanto à empresa está endividada junto aos seus credores, ou seja, quanto maior este índice maior será o grau de utilização de capital de terceiros, segundo Gitman (1997 p. 117) esse índice mede a proporção dos ativos totais da empresa financiada pelos credores. Complementando, Téles (2003) traz que “este índice indica o percentual de Capital de Terceiros em relação ao Patrimônio Líquido, retratando a dependência da empresa em relação aos recursos externos”. Este incide de endividamento é obtido a partir da divisão do Capital de Terceiros (CT) pelo Capital Próprio (CP) e seu resultado multiplicado por cem, como demonstrado na fórmula abaixo: 
 EG = CT x 100
 CP
	Cálculo de índice de endividamento 2015
	Cálculo de índice de endividamento 2016
	EG = ____0____x100 = 0
 50.000,00
	EG = ____0____x100 = 0
 57.500,00
	Interpretação
De acordo com o índice de endividamento a empresa não tem dívidas com credores.
O que são Índices Prazos Médios de Pagamento e Recebimento
 Para variar, mais um termo pomposo utilizado na Gestão Empresarial, mas que na prática não tem nada de mais: 
 Os Prazos Médios também podem variar por diversos outros fatores, como clientes, segmento de atuação e fornecedores
 Prazos Médios de Recebimento: é o tempo médio (em dias) entre a venda e o efetivo recebimento do dinheiro. Por exemplo, se sua empresa vende parcelado em 3x sem entrada (0+1+1+1), seu prazo médio de recebimento vai ser de 0% à vista, 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.
É importante ressaltar que uma empresa pode ter Prazos Médios de Pagamento e Recebimento muito variados dependendo dos itens que compra ou comercializa.
Por exemplo, imagine em um supermercado que vende desde os itens mais básicos de alimentação até eletrodomésticos. Neste caso, teremos produtos com Prazos Médios de Recebimento curtos, como frutas e verduras que são vendidos à vista. Ou produtos com Prazos Médios de Recebimento bem mais longos, chegando até 360 dias, como no caso de uma geladeira vendida parcelada em 12x.
Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) O prazo médio de recebimento das vendas, expressa quantos dias, em média, a empresa leva para receber o fruto de suas vendas a prazo. A fórmula usada para o cálculo do prazo médio de recebimento das vendas (PMRV) é: 
Onde: DRM = Duplicatas a receber médias (média do período)
VL = Vendas líquidas (ou receita líquidas)
DP = Dias do período consideradoFórmula:
PMRV = DRm x DP 
 VL
 Prazos Médios de Pagamento: é o tempo médio (em dias) entre a data da compra e o pagamento efetivo ao fornecedor. Por exemplo, se sua empresa compra matérias-primas e paga seu fornecedor em duas vezes (1+1), seu prazo médio de pagamento vai ser de 50% a vista e 50% em 30 dias;
Onde: 
FORNm = Fornecedores (média do período) 
C = Compras
 DP = Dias do período considerado
Fórmula:
 C= CMV + EF - EI
Principais conclusões:
Concluímos que os índices de liquidez apresentam a situação de crédito da empresa para várias situações, ou seja, sua capacidade monetária para cumprir com suas obrigações do passivo. Dessa forma, esses indicadores são de suma importância para observar a saúde da empresa e criar proteção patrimonial.
Para chegar até aos indicadores de liquidez, os gestores precisam reunir informações dentro do balanço patrimonial. Somente com os dados do ativo e do passivo é possível calcular os índices. No entanto existem 4 tipos diferentes de indicadores de liquidez que são utilizados pelo setor de contabilidade das empresas. São eles: liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata e liquidez geral, sendo que cada indicador representa um modelo de prazo e capacidade de pagamento. Sendo assim a liquidez imediata da empresa está relacionada aos compromissos de curtíssimo prazo, já a liquidez corrente e seca representam a capacidade de pagamento a curto prazo, enquanto a liquidez geral fica em torno das obrigações de longo prazo, com a utilização de todas essas ferramentas a empresa conseguiu liquidar todas suas obrigações nos respectivos anos de 2015 e 2016. Concluímos que o endividamento geral que por sua vez mede o quanto à empresa está endividada junto aos seus credores, nos trouxe o resultado que a organização não possui endividamento. E a Análise dos Índices de Prazos Médios, dá ênfase para a sua importância na gestão financeira da empresa, já que, a questão dos prazos tem uma enorme influência na liquidez. Antes de tudo, foi necessário apresentar os tipos e conceitos dos índices de prazos médios, que buscou verificar a inter-relação os mesmos na formação do ciclo operacional da empresa. Ressalta ainda importância do fluxo de Caixa como peça fundamental do planejamento e controle financeiro, uma vez que o mesmo evidencia as entradas (recebimento) e saídas (pagamento) de recursos financeiros.
2.2 Análise orçamentária para aquisição de equipamento
Aplicação para aquisição do orçamento da indústria Focus: 
Cálculo opção 1: Fórmula Juros Compostos
FV= 67.298,50 FV = PV. (1+ i) n
n = 8 semestres 67.298,50 = PV. ( 1 + 0,15) 8
i = 15% / 100 = 0, 15 67.298,50 = PV . (1,15) 8
PV= 22.000,00 67.298,50 = PV. 3,059022
 67.298,50 / 3,059022 = PV 
 PV = 22.000,00
Aplicação para aquisição do orçamento da indústria Beta: 
Cálculo opção 2: Fórmula Juros Compostos
FV = 50.225,00 FV = PV. (1+ i) n
 n = 24 meses 50.225,00 = PV . (1+ 0,03) 24
i = 3% / 100 = 0,03 50.225,00 = PV. (1,03) 24
PV= 24.707,37 50.225,00 = PV. 2,032794
 50.225,00 / 2,032794 = PV
 PV= 24.707,37
 De acordo com os orçamentos para aquisição do equipamento responsável pelos lacres e embalagens, concluímos que a melhor opção para a empresa DRINK’S ALL e a proposta apresentada pela indústria Focus.
2.3 Análise dos custos dos produtos
	Custos de produção
	Produção
QTD
	
CFT
	
CVT
	
CT
	
CMg
	
CMe
	
CFMe
	
CVMe
	0
	30.000
	0
	30.000
	12
	
	
	
	10.000
	30.000
	120.000
	150.000
	3
	
	
	
	20.000
	30.000
	150.000
	180.000
	
	
	
	
	30.000
	30.000
	170.000
	
	
	
	
	
	40.000
	30.000
	180.000
	
	
	
	
	
	50.000
	30.000
	200.000
	
	
	
	
	
	55.000
	30.000
	214.000
	
	
	
	
	
	60.000
	30.000
	230.000
	
	
	
	
	
	70.000
	30.000
	270.000
	
	
	
	
	
	80.000
	30.000
	320.000
	
	
	
	
	
	90.000
	30.000
	380.000
	
	
	
	
	
	100.000
	30.000
	450.000
	
	
	
	
	
2.4 Análise de oferta e da demanda
https://www.dicionariofinanceiro.com/indices-de-liquidez/
https://www.treasy.com.br/blog/indicadores-de-liquidez-corrente-seca-imediata-e-geral/
https://andrebona.com.br/indicadores-de-liquidez-corrente-seca-imediata-e-geral-entenda/
https://blog.controlle.com/como-calcular-o-indice-de-endividamento-da-sua-empresa/
http://peritocontador.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Tatiana-Melo-da-Gama-An%C3%A1lise-dos-%C3%8Dndices-de-Prazos-M%C3%A9dios.pdf
https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/23314435.pdfhttp://www.peritocontador.com.br/artigos/colaboradores/Capacidade_de_Pagamento.pdf

Outros materiais