Buscar

Teoria Geral da Administração e Ambiente Organizacional

Prévia do material em texto

ANA PAULA ROSIAK 
Nota: 80 
Disciplina(s): 
Administração, Sistemas e Ambiente
Introdução à Teoria Geral da Administração
Questão 1/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Os estudo de Taylor sobre o desempenho dos funcionários, remuneração e mesmo falhas administrativas, permitiram o início do Movimento da Administração Científica. A palavra científica vem de ciência, ou seja, houve um interesse científico sobre o assunto. Da mesma forma, foram divididios esse movimento em três momentos na administração científica.
Avalie as afirmações seguintes sobre a fase III:
 
I – Remuneração por dia ou peça produzida.
II – Conveniência de uma área de planejamento.
III – Padronização de ferramentas e instrumentos.
IV – Remuneração de piece-rate system (um sistema de pagamento por peça).
 
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	IV, apenas
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	II e III apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apenas as afirmações II e III fazem parte da fase III, as demais pertencem à fase I.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 2/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Fica claro nos estudos da administração que devemos abandonar a Improvisação e assumirmos o Planejamento, bem como sair do Empirismo e passar para a Ciência. Esta mudança fez com que os administradores pensassem de forma diferenciada, pois o desperdício poderia ser eliminado da linha de produção (RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração. São Paulo: Saraiva, 2006).
I_ Fica claro que, com a adoção do Planejamento e da Ciência, a empresa passa a descrever melhor as tarefas que deverão ser desenvolvidas, bem como a comprovação de que o desenvolvimento e a padronização dos métodos adotados trarão maiores resultados para as organizações.
II_ Com a utilização destes métodos científicos as tentativas e erros seriam considerados, pois o planejamento descreve como isto já aconteceu.
III_ O método empírico descreve como deverão ser realizadas as tarefas, portanto, a ciência comprova a inexistência de métodos científicos a serem utilizados.
IV_ A adoção do Planejamento faz com que as empresas não prevejam o futuro, observando e trabalhando com os métodos cientificamente empíricos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao Planejamento, métodos científico e empírico. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, F, F , F
Você acertou!
Significa que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano, ou lógica, e não em palpites.   São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, no estabelecimento de parâmetros ao processo produtivo.
Essa ênfase no processo é de:
Nota: 0.0
	
	A
	Gantt.
	
	B
	Fayol.
	
	C
	Taylor.
Pois essa ênfase é de Taylor; Nas incorretas, podemos discutir: no caso da alternativa (a) Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade.; na alternativa (b) é incoerente, pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas; na alternativa (d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
	
	D
	Gilbreth.
	
	E
	Musnsterberg.
Questão 4/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
O ambiente de uma organização é composto por um ambiente geral e um ambiente operacional, chamados, respectivamente, de macroambiente, composto por fatores tecnológicos, políticos, econômicos, institucionais, sociais, demográficos e ecológicos que estão fora do controle da organização, e microambiente, que compreende os clientes, fornecedores, concorrentes e elementos reguladores, como o governo, associações de classe, organizações não governamentais e sindicatos. Entende-se que esses componentes do ambiente têm diferentes expectativas sobre a atuação da organização e também exercem alguma influência sobre ela.
Sendo assim de acordo com o texto e conteúdos abordados nas aulas, podemos dizer que Stakeholders são...
Nota: 20.0
	
	A
	As partes interessadas, assim como clientes, fornecedores, comunidade local e órgãos governamentais.
Você acertou!
Stakeholders são todos os grupos de pessoas impactadas pelas ações da empresa, desde os acionistas, funcionários, fornecedores, clientes até o governo e demais envolvidos.
	
	B
	Somente clientes.
	
	C
	Somente fornecedores.
	
	D
	Somente Órgãos Governamentais.
	
	E
	Somente comunidade local.
Questão 5/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, iniciando na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas.
Essa ênfase no processo é de:
Nota: 20.0
	
	A
	Gantt.
	
	B
	Fayol.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas. Nas incorretas, podemos discutir: na alternativa (a) Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade; no caso da alternativa (c)  a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor  na alternativa (d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
	
	C
	Taylor.
	
	D
	Gilbreth.
	
	E
	Musnsterberg.

Outros materiais