Buscar

HEPATOPATIA 2

Prévia do material em texto

HEPATOPATIA
O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano depois da pele. Ele exerce mais de 200 funções em nosso organismo, sendo as principais o auxílio na digestão de alimentos, produção de bile (substância que atua na digestão de gorduras), a síntese de colesterol e a metabolização dos elementos nocivos de alguns alimentos, como bebidas alcoólicas, café e gorduras.
A doença hepática pode ser herdada (genética) ou causada por uma variedade de fatores que danificam o fígado, tais como vírus e uso de álcool. A obesidade também está associada com danos no fígado. Com o tempo, os danos ao fígado pode levar à insuficiência hepática, uma condição com risco de vida.
Existem alguns tipos, entre elas estão
- A doença hepática alcoólica é a lesão no fígado causada pela ingestão excessiva de álcool. Em geral, a quantidade de álcool consumido (cerca de 20g/dia nas mulheres e 40g/dia nos homens) determina a probabilidade e a importância da lesão hepática. Contudo, nem todas as pessoas que bebem excessivamente desenvolvem hepatite alcoólica, enquanto pessoas que bebem menos podem ter a doença.
Alguns medicamentos específicos podem ser indicados pelo médico para o tratamento da hepatite alcoólica, como corticóides, que têm uma ação anti-inflamatória, protegendo as células do fígado contra a ação tóxica do álcool.

Outros materiais

Perguntas Recentes