Buscar

Esteatose Hepática: Causas e Tratamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hepatopatia
Esteatose Hepática
A esteatose hepática, também conhecida por fígado gorduroso, é uma doença, como próprio nome diz, provocada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado. A esteatose hepática é uma doença geralmente benigna, mas que pode, em certos casos, evoluir para esteato - hepatite, uma forma de hepatite provocada pelo acúmulo de gordura no fígado.
A esteato-hepatite é uma forma de acumulação de gordura mais grave que esteatose hepática, pois pode levar, a longo prazo, à destruição do tecido hepático, à formação de cicatrizes no fígado e ao desenvolvimento de cirrose. Várias são as causas de esteatose hepática e esteato-hepatite, sendo o consumo excessivo de álcool, a obesidade e o diabetes as principais.
Por ser uma doença silenciosa, que não provoca sintomas, o número exato de pessoas que sofrem acúmulo de gordura no fígado acaba ficando subestimado. Acredita-se que até 1 em cada 3 pessoas possa ter esteatose.
Alguns medicamentos destinam - se ao alívio dos sintomas e prevenção dos danos provocados pelas agressões ao fígado, chamados de hepatoprotetores.
Silimalon: (Silimarina e metionina) destina-se ao alívio dos sintomas e prevenção dos danos provocados pelas agressões ao fígado. Tais agressões podem ser de origem alimentar (dietas gordurosas, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas),medicamentosa ou infecciosa, tem ação antioxidante e combate os radicais livres que agridem as células do fígado; protege as membranas que envolvem estas células e reduz a absorção de substâncias tóxicas, como as derivadas do álcool, medicamentos e produtos químicos; auxilia na redução dos lipídeos totais, dos triglicerídeos e do colesterol e previne o acúmulo de gordura no fígado; reduz os processos inflamatórios e auxilia na recuperação das infecções do fígado; auxilia, também, na prevenção da cirrose e estimula a produção de proteínas, facilitando a regeneração das células.. Desta forma, Silimalon protege o fígado de agressões e favorece sua recuperação.
Contraindicações: é contraindicado para pessoas com alergia aos componentes da fórmula ou que já tenham apresentado alergia a outras espécies da Família Asteraceae (Família de plantas da qual é extraída a Silimarina).
Renais crônicos: Em pessoas com insuficiência renal crônica, a metionina pode se acumular no organismo, sendo, portanto, contraindicado para pessoas com insuficiência renal crônica.
Crianças: Não foram realizados estudos específicos para determinar a segurança do uso de Silimalon por crianças. Portanto, é contraindicado para crianças 
Cuidados de enfermagem: Explicar ao paciente a ação do medicamento em seu organismo, alertando que náuseas, vômitos e diarreia são reações comuns do medicamento, o aconselhando de que ele se destina ao alívio dos sintomas e prevenção dos danos provocados pelas agressões ao fígado. E que é de grande importância evitar comer alimentos gordurosos e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, para que assim haja maior resultado.
Xantinon: (metionina e cloreto de colina) é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não - alcoólica. Metionina e colina, componentes ativos de Xantinon, são nutrientes considerados essenciais para várias funções do organismo, principalmente para o metabolismo de gorduras (lipídios) e proteínas no fígado. Estes nutrientes têm por finalidade evitar o acúmulo de gordura e atuar na mobilização e remoção do excesso de gorduras e agentes tóxicos do fígado, além de facilitar a eliminação da bile, permitindo um melhor funcionamento do órgão. O início de ação do produto dependerá do grau de comprometimento do fígado, não existindo um prazo determinado para que se observe uma resposta adequada.
Contraindicações: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Não há contraindicação relativa às faixas etárias. Como não há estudos científicos com esse medicamento na população infantil, o produto não deve ser utilizado em crianças e gestantes, salvo a critério médico.
Cuidados de enfermagem: Alertar o paciente que o início de ação do produto dependerá do grau de comprometimento do fígado, não existindo um prazo determinado para que se observe uma resposta adequada. destina-se a uso exclusivo pela via oral, o comprimido deve ser deglutido por inteiro, com um pouco de líquido.
É importante explicar ao paciente que caso tenha esquecido de tomar uma dose, tome o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e tome somente uma única dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida.
E em caso de dúvidas, procure orientação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes