Buscar

Avaliando 1 UTI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501903696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Humanizar a UTI significa cuidar do paciente como um todo, englobando o contexto familiar e social. Essa prática deve incorporar os valores, as esperanças, os aspectos culturais e as preocupações de cada um. O conceito de humanização pode ser traduzido como uma busca incessante do conforto físico e psíquico e espiritual ao paciente, a família e a equipe. Com base nas informações apresentadas assinale a alternativa correta.
		
	 
	Práticas humanistas dão assistência ao paciente e não podem ser substituídas por tecnologia. Ouvir, dar atenção, bom humor, envolvimento, preservação da cortesia, da compaixão, do respeito, da dignidade e da sinceridade são essenciais no tratamento dos pacientes.
	
	A humanização é uma questão de mudança das instalações físicas, sem isso não tem como humanizar.
	
	A insegurança do paciente não deve ser considerada no processo da humanização.
	
	A humanização é um processo que envolve somente os médicos na UTI.
	
	A falta de recursos financeiros inviabiliza a criação de um programa de humanização.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501887261)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Marque a opção incorreta em relação à anamnese de um paciente pneumopata.
		
	 
	A ¿queixa principal¿ refere-se às alterações que incomodam o paciente e, em muitos casos, se relaciona com as manifestações pulmonares primárias, como tosse, expectoração, febre e chieira torácica.
	
	Na ¿história social¿ é importante observar questões relacionadas à alimentação, etilismo, tabagismo e condições de moradia.
	 
	Na ¿história da moléstia atual¿ devemos sondar todos os fatos que antecederam a moléstia atual em ordem cronológica.
	
	A inspeção estática avalia a via de entrada de ar (VEA) e alterações na estrutura do tórax.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501878431)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma preocupação contínua dentro das Unidades de Terapia Intensiva(UTIs) é com o risco de infecções hospitalares (IH). A realização de procedimentos invasivos favorece a ocorrência das infecções. O suporte ventilatório e a intubação do paciente aumentam o risco da pneumonia nosocomial . Segundo a Portaria do Ministério da Saúde (930/92), todo hospital brasileiro deve ter uma CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e um SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar). Porém, mesmo que a equipe de saúde tenha todosos cuidados necessários, mesmo assim alguns pacientes terão grandes chances de desenvolver as IH,devido às condições críticas do próprio paciente e do ambiente hospitalar . Levando-se em consideração esta afirmativa, podemos afirmar:
		
	
	A presença do tubo traqueal torna a tosse mais eficaz.
	
	O procedimento da aspiração traqueal não oferece risco ao paciente.
	
	O suporte ventilatório invasivo com presença de via aérea artificial não aumenta o risco de infecção pulmonar.
	
	Manter o cuff (balonete do tubo) vazio, reduz o risco de broncoaspiração.
	 
	Realizar aspiração de secreções de forma estéril e manter cabeceira do paciente elevada reduzem risco de Pneumonia.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502351399)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	1) O posicionamento terapêutico é um recurso bastante utilizado nas UTIs neonatais com vistas a otimizar as trocas gasosas, auxiliar na expansão torácica, contribuir para a digestão, reduzir episódios de apneia e refluxo gastroesofágico, além de proporcionar a organização motora mínima necessária durante o início da vida de recémnascidos prematuros. Essa técnica faz parte do cuidado multiprofissional e exige integração da equipe durante o procedimento. Com base no texto, avalie as afirmações a seguir. I. O simples posicionamento de recém-nascidos prematuros em decúbito lateral ou dorsal elevado pode reduzir episódios de refluxo gastroesofágico após a administração da dieta. II. A posição prona está relacionada ao aumento da complacência pulmonar, melhor sincronia da musculatura toracoabdominal e aumento da mobilização de volume corrente. III. O fisioterapeuta deve orientar a equipe multiprofissional sobre o posicionamento em extensão corporal a ser indicado parareduzir o desconforto respiratório, visto que fortalece a musculatura posterior e facilita o fortalecimento da musculatura abdominal. IV. A equipe multiprofissional deve sempre priorizar a extensão corporal durante todos os manuseios, com a intenção de reforçar o padrão motor do nascimento e otimizar o desenvolvimento motor e a aquisição das funções vitais. Está correto oq ue se afirma em:
		
	 
	b) I e III.
	
	e) II, III e IV.
	
	c) II e IV.
	 
	a) I e II.
	
	d) I, III e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501903694)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O instrumento de avaliação Medical Research Council (MRC) é utilizado em pacientes críticos e semi-críticos com o objetivo de avaliar a
		
	 
	força.
	
	função.
	
	ADM.
	
	dor.
	
	atividade.

Outros materiais