Buscar

Atenção 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
CONTINUAÇÃO
*
Não conseguimos dar conta de duas informações ao mesmo instante.
É POSSÍVEL QUE REALIZEMOS DUAS TAREFAS NUM MESMO INTERVALO DE TEMPO MAS NÃO NO MESMO INSTANTE. PARA FAZERMOS UMA COISA TEMOS QUE TIRAR NOSSA ATENÇÃO DA OUTRA.
*
*
*
NAS FIGURAS É POSSIVEL VER DUAS IMAGENS, PORÉM ISSO SÓ PODE ACONTECER SE NOSSA ATENÇÃO FOCALIZAR UMA IMAGEM DE CADA VEZ.
SELECIONAMOS O QUE VAI SER PERCEBIDO.
*
O QUE É ATENÇÃO?
LEIA: 
Milhões de itens que são apresentados aos meus sentidos nunca ingressam propriamente em minha experiência... Porque esses itens não são de interesse para minha pessoa. MINHA EXPERIÊNCIA É AQUILO QUE EU CONSINTO EM CAPTAR. (...) atenção é tomar posse pela mente, de modo claro e vívido, de um entre uma diversidade enorme de objetos ou corrente de pensamentos simultaneamente dados (WILLIAN JAMES, 1890 apud DALGALARRONDO, 2000).
*
O QUE É ATENÇÃO?
A atenção pode ser definida como a direção da consciência, estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto (DALGALARRONDO, 2000, p 71). É uma função psíquica.
PARA QUE HAJA A ATENÇÃO FAZ-SE NECESSÁRIA A INTERAÇÃO ENTRE DIVERSAS ÁREAS DO SISTEMA NERVOSO:
1- sistema reticular ascendente – nível de consciência básico.
2- áreas cortical pré-frontal seleção de concentração – direciona o foco da atenção.
Porção anterior do Giro do Cíngulo – controle da atenção.
Estruturas límbicas – interesse afetivo, motivação, carga emocional que certo objeto desperta na mente.
*
TIPOS DE ATENÇÃO
De acordo com Dalgalarrondo (2000) existem dois tipos básicos de atenção: a voluntária e a espontânea. 
Voluntária - exprime a concentração ativa e intencional da consciência sobre algum objeto (você se direciona para ele porque quer).
Espontânea é caracterizada pelo interesse momentâneo, incidental, provocado por algum objeto. (algo ao qual você se direciona sem intencionalidade)
*
A atenção pode ser ainda interna ou externa caso esteja direcionada para elementos do mundo externo ou se for introspectiva, reflexiva.
Pode ainda ser focal, caso esteja concentrada sobre um campo delimitado e restrito da consciência, ou dispersa quando não se restringe a áreas delimitadas
*
Continuando com as características ela pode ser seletiva, capaz de selecionar estímulos e objetos específicos que serão focalizados.
Pode ainda ser do tipo flutuante, conceito desenvolvido por Freud para demonstrar como deveria funcionar a atenção do psicanalista durante uma sessão de análise.
*
Este experimento nos mostra que a atenção direcionada a algo é direcionada por inteiro. Por conta disto não dá para lembrar do que foi dito para você se a sua atenção estava voltada para outra voz. Sendo assim, NÃO CONVERSE DURANTE A AULA!
Com os outros sentidos ocorre o mesmo processo. Algumas vezes você não enxerga a caneta que procura bem a sua frente, em cima da mesa. É que você, por algum motivo, selecionou outras imagens visuais para perceber.
*
Os estímulos que não percebemos podem nos afetar. Imagine que você está estudando próximo a um rádio ligado e diversas músicas tocam durante a tarde. 
Com certeza você não perceberá boa parte das canções mas, em outro momento, você poderá achar uma música familiar sem nunca tê-la ouvido. Na verdade você não percebeu a primeira vez, mas ela foi registrada.
*
o componente afetivo interfere diretamente na nossa atenção. 
Nem todas as impressões sensoriais são captadas com clareza pela consciência.
o que será captado dependerá da atenção, da atitude pensada, do estado de ânimo e do estado afetivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais