Buscar

Discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Em respeito aos princípios constitucionais as convenções coletivas, ao estabelecerem diversas contribuições, estabelecem também o direito do trabalhador ( não associado ) a se opor a determinados descontos, através de um manifesto formal perante a empresa ou mesmo ao respectivo sindicato da categoria. Com a vigência da reforma trabalhista lei 13.467/2017, diga como fica a legislação quanto a contribuição confederativa, contribuição assistencial, contribuição sindical e mensalidade sindical?    
Atenção! 
- Sua resposta deve ser embasada na legislação atual.
- A autenticidade da sua resposta, coerência será considerado na avaliação da questão.
- Mínimo 20 linhas para resposta.  
A contribuição confederativa não teve alteração com a reforma trabalhista, ela continuará com a porcentagem a ser paga pelas empresas associadas a entidade, ela custa em torno de um dia de trabalho que terá ajuste anual. 
Contribuição assistencial também não sofreu alterações e segue com as mesmas normas. Ela é estabelecida por acordo ou convenção coletiva de trabalho. Poderá ser cancelada a qualquer momento, entrando em contato com sindicato através de uma carta solicitando o cancelamento desta contribuição.
Contribuição sindical, até novembro de 2017 era obrigatório o desconto em folha no mês de março de cada ano, com ou sem a autorização do empregado. Agora com a nova lei, terá que ter expressa autorização para que esse desconto seja efetuado em folha. Caso o empregado não esteja de acordo não poderá ser efetuado o desconto.
Mensalidade sindical também continua do mesmo jeito, sem alguma mudança. Ela é feita facultativamente pelo sócio assim que se associa ao sindicato. Assim como o nome já diz, é um desconto mensal. O valor é estipulado em convenção coletiva de trabalho.
Referência: Livro texto da disciplina; http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/contribuicoessindicais.htm ; http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/como-ficam-as-contribuicoes-sindicais-apos-a-reforma-trabalhista/122765/

Outros materiais