Buscar

entrevista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dados do professor entrevistado:
Nome: Gil monteiro Viana
E.M.E.F Professora Maria da Conceição Teixeira Viana
Ensino Fundamental II
1). Qual método o de avaliação o é utilizado durante sua aula de E educação Física? 
 R: Não há a penas uma única fórmula pronta para avaliar o aluno da Educação Física Escolar, mas, é essencial detectar as dificuldades e os progressos dos alunos. Isto se realiza fazendo diagnósticos no início do ano para comparar no final do semestre ou do ano letivo. O ideal é não fazer um só padrão para todos, mas fazer um diagnóstico inicial para acompanhar o de envolvimento e cada um. 
 2). O método utilizado é o mesmo para as diferentes faixas etárias na instituição escolar? R: NÃO. O diagnóstico é feito levando -se em consideração o objetivo traçado para cada turma. Alguns instrumentos que utilizo que são úteis são relatórios, redações, auto avaliação e dinâmicas. Costumo criar fichas onde a noto a evolução de cada aluno por aula. Utilizo muito os três focos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)na avaliação da Educação Física que são: realização das práticas, valorização da cultura corporal de movimento e a relação da Educação Física com saúde qualidade de vida.
 3). Após aplicar o método de avaliação, você analisa os dados? Caso não analise, por que não é realizado? Caso ocorra a análise, como os dados são utilizados para pautar suas ações na elaboração da aula? 
R: Sempre temos que analisar os dados obtidos, se for para não analisar, é melhor não analisar. Todas as áreas do conhecimento que se utilizam de avaliação de pessoas, precisam definir objetivos, sem estes você não consegue uma boa avaliação, são eles (objetivos) que determinam o conteúdo a ser trabalhado, os critérios para observar a evolução ou não da aprendizagem dos alunos e se é necessário mudar o curso das aulas. A análise dos dados obtidos é a base para o professor elaboraras suas próximas ações a serem realizadas com seu aluno.

Outros materiais