Buscar

ATIVIDADE DE FARMACOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	CLASSE FARMACOLOGICA	FARMACOS 	FARMACODINAMICA	RECEPTORES QUE ATUA/ALVO	EFEITO SOB SISTEMA	REAÇÃO ADVERSA/ EFEITOS COLATERAIS
	AGONISTA ADRENERGICO NÃO SELETIVO	NORADRENALINA ADRENALINA	AUMENTA A PRESSÃO ARTERIAL, AUMENTA AMPc.	ALFAS E BETAS	CARDIOVASCULAR	α1- VASOCONSTRITOR α2- HIPERTENSÃO β1-TAQUICARDIA β2- BRONCODILATAÇÃO
	RESINAS DE TROCA	COLESTIRAMINA	INIBE A REAÇÃO DO COLESTEROL NO INTESTINO E FAZ COMPLEXAÇÃO DE SAIS BILIAIS.	ATUA NOS RECEPTORES DO LDL-C. INDUZ O AUMENTO NA SINTESE DE TRIGLICERIDES NO FÍGADO.	CARDIOVASCULAR	CONSTIPAÇÃO, DOR ABDOMINAL, FLATULENCIA, NAUSEAS, VOMITOS, DIARREIA .. 
	DIURÉTICOS TIAZIDICOS 	HIDROCLOROTIAZIDA CLORTALIDONA	INIBE A AÇÃO DO ION TRANSPORTADOR Na+Cl- NO TUBULO DISTAL COM AUMENTO DA ELIMINAÇÃO DE Na+Cl-, K+ E AGUÁ.	COTRANSPORTADOR DE SÓDIO E POTASSIO.	CARDIOVASCULAR	NAUSEAS, VOMITOS, HIPOMAGNESEMIA E HIPOCALEMIA.
	AGONISTA ALFA 2 SELETIVO	CLONIDINA METILDOPA	REDUZ O FLUXO ADRENERGICO	ALFA 2	CARDIOVASCULAR	HIPOTENSÃO
	INIBIDORES DA ECA	CAPTOPRIL ENALAPRIL	INIBEM A DEGRADAÇÃO DE BRADICININAS (VASODILATAÇÃO), MELHORA A PA, PORÉM CAUSA TOSSE SECA.	INIBIÇÃO DA ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA	CARDIOVASCULAR	TOSSE SECA
	BLOQUEADORES CANAL DE CALCIO CARDIOSSELETIVO	VERAPAMIL DILTIAZEM	BLOQUEIA PARCIALMENTE A ENTRADA DE CÁLCIO EXTRACELULAR ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES DO MIOCÁRDIO E DO MÚSCULO LISO AO DEFORMAR OS CANAIS DE CÁLCIO, DIMINUINDO ASSIM A VELOCIDADE DE CONTRAÇÃO.	BLOQUEADOR DO CANAL DE CALCIO, 
 PROLONGA O TEMPO DE CONDUÇÃO DE CADA IMPULSO CARDÍACO DIMINUINDO A FREQUÊNCIA CARDÍACA. É VASODILATADOR, SUPRIME BATIMENTOS ECTÓPICOS E REDUZ DOR DE CABEÇA CAUSADA POR HIPERTENSÃO.
	CARDIOVASCULAR	DOR DE CABEÇA, TONTURA, DISTURBIOS GASTRINTESTINAIS (NAUSEA, CONSTIPAÇÃO DOR ABDOMINAL), BRADICARDIA, TAQUICARDIA, PALPITAÇÕES, HIPOTENSÃO, RUBOR, EDEMA PERIFÉRICO E FADIGA.
	COLINESTERASE	PRALIDOXIMA	ORGANOFOSFATOS LIGAM-SE AO LOCAL ESTERATICO DE ACETILCOLINESTERASE, QUE RESULTA INICIALMENTE EM INATIVAÇÃO REVERSÍVEL DA ENZIMA. INIBIÇÃO DA ACETILCOLINESTERASE ACETILCOLINA PROVOCA A ACUMULAR NAS SINAPSES, PRODUZINDO ESTIMULAÇÃO CONTÍNUA DE FIBRAS COLINÉRGICA AO LONGO DOS SISTEMAS NERVOSOS.	ACETIL -COLINA	SNA PARASSIMPATICO	RITMO CARDÍACO ACELERADO;
RESPIRAÇÃO RÁPIDA;
AUMENTO DA RIGIDEZ MUSCULAR;
UMA SENSAÇÃO DE ASFIXIA;
DOR, ONDE O MEDICAMENTO FOI INJETADO;
VISÃO TURVA;
SENTIR TONTURAS OU SONOLÊNCIA;
DOR DE CABEÇA, OU
NÁUSEAS.
	DIURÉTICOS DE ALÇA 	FUROSEMIDA BUMETANIDA.	CONSISTE NA INIBIÇÃO DO TRANSPORTADOR NA+-K+-2CL-NA ALÇA DE HENLE, E EM MENOR EXTENSÃO NOS TÚBULOS CONTORNADOS PROXIMAL E DISTAL. ESTA INIBIÇÃO IMPEDE A REABSORÇÃO DE SÓDIO E CLORO, O QUE CAUSA UMA DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO OSMÓTICA NO SENTIDO DA REABSORÇÃO DE ÁGUA, QUE É ASSIM EXCRETADA EM MAIOR QUANTIDADE.	INIBE O SISTEMA DE COTRANSPORTE (REABSORÇÃO) DOS ELETRÓLITOS NA+, K+ E 2 CL-
	SISTEMA RENAL	SEDE, BOCA SECA, ALTERAÇÕES GASTRO-INTESTINAIS (NÁUSEAS, VÔMITOS)
HIPOTENSÃO, TAQUICARDIA OU ARRITMIA
DOR OU CANSAÇO MUSCULAR, OU CÃIBRAS
	ACIDO NICOTINICO 	NIACINA	REMOVER SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS TÓXICAS DO CORPO E AUXILIAR A PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS ESTEROIDES PELAS GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS, COMO OS HORMÔNIOS SEXUAIS E OS RELACIONADOS AO ESTRESSE.	POTENTE AGENTE ANTIOXIDANTE E COMO ESTIMULANTE PARA OS RECEPTORES DE GABA. ALÉM DISSO PROMOVE AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DEVIDO À QUIMIOTAXIA DOS NEUTRÓFILOS E A INDUÇÃO DA REDUÇÃO DA ÓXIDO NÍTRICO SINTASE.	SISTEMA DIGESTIVO	COCEIRA, SENSAÇÃO DE QUEIMAÇÃO OU DE AGULHAS NA PELE, VERMELHIDÃO E NÁUSEAS.
	BLOQUEADORES DO CANAL DE CALCIO VASOS SELETIVOS 	NIFEDIPINO ANLODIPINO 	INIBEM O INFLUXO DE CÁLCIO NA CÉLULA MUSCULAR LISA, POR BLOQUEIO COMPETITIVO COM O CA2+ QUE ENTRA PELOS CANAIS LENTOS VOLTAGEM DEPENDENTES. 	CÉLULAS DO MIOCÁRDIO E NAS CÉLULAS DA MUSCULATURA LISA DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS E DOS VASOS DE RESISTÊNCIA PERIFÉRICA.	VASOS SELETIVOS	CONSTIPAÇÃO INTESTINAL, RUBOR FACIAL E CEFALEIA. 
	BETA BLOQUEADOR NÃO SELETIVO	SOTALOL	AGENTE BLOQUEADOR DE RECEPTOR BETA-ADRENÉRGICO NÃO-SELETIVO, QUE ATUA NOS RECEPTORES BETA 1 E BETA 2, DESTITUÍDO DE ATIVIDADE SIMPATOMIMÉTICA INTRÍNSECA (ISA) E ATIVIDADE ESTABILIZADORA DE MEMBRANA (MSA).	BETA 1 E BETA 2	SISTEMA NERVOSO CENTRAL	DISPNEIA, FADIGA, TONTURAS, CEFALEIA, FEBRE, BRADICARDIA EXCESSIVA E/OU HIPOTENSÃO.
	BETA BLOQUEADORES CARDIO SELETIVOS	ESMOLOL	REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA, AUMENTO NA DURAÇÃO DO CICLO SINUSAL, PROLONGAMENTO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DO NÓDULO SINUSAL, PROLONGAMENTO DO INTERVALO AH DURANTE O RITMO SINUSAL NORMAL 	RECEPTOR ADRENÉRGICO BETA1-SELETIVO 	CARDIOVASCULAR	HIPOTENSÃO.
	ALFA BLOQUEADOR	PRAZOSINA DOXAZOCINA 	BLOQUEIAM ALFA-1 NO LEITO VASCULAR, DIMINUINDO A RP	ALFA 1	CARDIOVASCULAR	TONTURAS, HIPOTENSÃO POSTURAL, DOR DE CABEÇA, NÁUSEAS, VÔMITO, PALPITAÇÕES
	ANTAGONISTA DE RENINA	ALISQUIRENO
	BLOQUEIAM O SÍTIO CATALÍTICO DA RENINA, REDUZINDO A ATIVIDADE PLASMÁTICA DELA.	ANGIOTENSINA II	(SRA) SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA	DIARRÉIA E ERUPÇÃO CUTÂNEA.
	AGONISTA MUSCARINICO	ACETILCOLINA CARBACOL	BRADICARDIA E VASODILATAÇÃO, QUEDA DA P.A, CONTRAÇÃO DA MUSCULATURA LISA VISCERAL, SECREÇÕES EXÓCRINAS, CONSTRIÇÃO PUPILAR E CONTRAÇÃO DO MÚSCULO CILIAR, RESULTANDO EM DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO INTRA OCULAR (P.I.O.).	MI, M2 E M3	SNA PARASSIMPATICO	DISPNEIA, TONTEIRA, IRRITAÇÃO DA GARGANTA E PRURIDO;
	ESTATINAS	SINVASTATINA
ROSUVASTATINA	REDUZ AS CONCENTRAÇÕES DO COLESTEROLPLASMÁTICO TOTAL E DO COLESTEROL LIGADO À LIPOPROTEÍNA DE BAIXA DENSIDADE (LDL) E À LIPOPROTEÍNA DE DENSIDADE MUITO BAIXA (VLDL). TAMBÉM LEVA AO AUMENTO MODERADO DO HDL-COLESTEROL E À REDUÇÃO DOS TRIGLICÉRIDESPLASMÁTICOS	HIDROLISADA AO SEU CORRESPONDENTE ß-HIDROXIÁCIDO, METABÓLITO INIBIDOR DA 3-HIDROXI-3-METILGLUTARIL-COENZIMA A (HMG-COA) REDUTASE.	SISTEMA NERVOSO AUTONOMO (SNA)	DOR ABDOMINAL, CONSTIPAÇÃO, FLATULÊNCIA, ASTENIA, CEFALÉIA, NÁUSEA, DIARRÉIA, ERUPÇÃO CUTÂNEA, DISPEPSIA, PRURIDO, ALOPÉCIA, TONTURA, CÂIMBRASMUSCULARES, MIALGIA, PANCREATITE, PARESTESIA, NEUROPATIA PERIFÉRICA, VÔMITOS E ANEMIA.
	DIURETICO ANTAGONISTA DE ALDOSTERONA	ESPIRONOLACTONA EPLERENONA	ANTAGONISTA ESPECÍFICO DA ALDOSTERONA, ATUANDO PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA LIGAÇÃO COMPETITIVA NOS RECEPTORES DE TROCA DE SÓDIO E POTÁSSIO ALDOSTERONA-DEPENDENTE LOCALIZADOS NO TÚBULO CONTORNADO RENAL DISTAL. DIURÉTICO POUPADOR DE POTÁSSIO CAUSANDO AUMENTO NAS QUANTIDADES DE SÓDIO E ÁGUA A SEREM EXCRETADAS ENQUANTO O POTÁSSIO E MAGNÉSIO SÃO CONSERVADOS. 
	ANTAGONISTA DA ALDOSTERONA, ATUANDO NA LIGAÇÃO COMPETITIVA NOS RECEPTORES DE TROCA DE SODIO E POTASSIO	(SRA) SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA	DISTÚRBIOS GASTRINTESTINAIS, NÁUSEA, SONOLÊNCIA, TONTURA, FUNÇÃO HEPÁTICA ANORMAL, INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA, TROMBOCITOPENIA, LEUCOPENIA,CANSAÇO, DOR DE CABEÇA, ERUPÇÃO CUTÂNEA, ALOPÉCIA, HIPERTRICOSE, DOR E NEOPLASMA NOS SEIOS, MAL ESTAR, HIPERPOTASSEMIA.
	DIURETICO POUPADOR DE POTASSIO	TRIANTERENO AMILORIDA 	ATUAM SOBRE OS TÚBULOS E DUCTOS COLETORES, INIBINDO REABSORÇÃO DE NA+ E DIMINUINDO A EXCREÇÃO DE K+.	ANTAGONISTA RECEPTOR DA ANGIOTENSINA II, CICLOSPORINA OU TACROLIMUS	SISTEMA RENAL	HIPERCALEMIA 
ERUPÇÕES CUTÂNEAS 
	AGONISTA BETA 2 SELETIVO	SALBUTAMOL SALMETEROL	AGONISTA SELETIVO DOS RECEPTORES BETA2-ADRENÉRGICOS. EM DOSES TERAPÊUTICAS, ATUA NOS RECEPTORES BETA2-ADRENÉRGICOS DA MUSCULATURA BRÔNQUICA E TEM POUCA OU QUASE NENHUMA AÇÃO SOBRE OS RECEPTORES BETA1-ADRENÉRGICOS DO MÚSCULO CARDÍACO	BETA 2	SISTEMA NERVOSO AUTONOMO (SNA)	TREMOR, DOR DE CABEÇA;
AUMENTO DA FREQUÊNCIA DOS BATIMENTOS DO CORAÇÃO; PALPITAÇÕES;
CÂIMBRA MUSCULAR.
	DIGITALICO	DIGOXINA	BOMBA NA+/K+ ATPASE, BLOQUEIO DO ESTÍMULO DA TROCA NA+/CA++, ENTRA NA+ E SAI CA++, AUMENTO DA FORÇA DE CONTRAÇÃO DO MIOCÁRDIO, AUMENTO NO INFLUXO DE CA++, (INTRACELULAR), ESTÍMULO DA LIGAÇÃO
ENTRE ACTINA E MIOSINA AUMENTO DA FORÇA DE CONTRAÇÃO DO MÚSCULO CARDÍACO
	AUMENTO DA FORÇA DE CONTRAÇÃO MIOCÁRDICA (EFEITO INOTRÓPICO POSITIVO); AUMENTO DO DÉBITO CARDÍACO (ESVAZIAMENTO MAIS COMPLETO DO CORAÇÃO); DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DO CORAÇÃO; DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO VENOSA; DIMINUIÇÃO DO VOLUME SANGUÍNEO; DIMINUIÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA; AUMENTO DA DIURESE (EFEITO INDIRETO), ALÍVIO DO EDEMA.	SISTEMA NERVOSO AUTONOMO (SNA)	RITMO CARDÍACO ANORMAL QUE PRODUZ TONTURA, PALPITAÇÃO, FALTA DE AR, SUDORESE OU DESMAIO; ALUCINAÇÕES CONFUSÃO E ALTERAÇÕES MENTAIS (DEPRESSÃO); CANSAÇO OU DEBILIDADE ANORMAIS; PROBLEMAS DE VISTA: VISÃO BORRADA, DUPLA, PERCEPÇÃO DE AURÉOLAS AMARELAS, VERDES OU BRANCAS; PERDA DE APETITE OU NÁUSEAS.
	AGONISTA BETA 1 SELETIVO	ISOPRENALINA DOBUTAMINA	NÃO ESTIMULA O CORAÇÃO INDIRETAMENTE PELO AUMENTO DA LIBERTAÇÃO ENDÓGENA DE NOREPINEFRINA, MAS ATUA, EM VEZ DISSO, QUASE EXCLUSIVAMENTE NOS RECEPTORES B1-ADRENÉRGICOS CARDÍACOS, COM PEQUENO EFEITO SOBRE OS B2 E A -RECEPTORES. A AÇÃO PRINCIPAL CONSISTE NUM AUMENTO DA FORÇA DE CONTRACTILIDADE DOMIOCÁRDIO (MÚSCULO CARDÍACO).	BETA 1-ADRENÉRGICOS	CARDIOVASCULAR	AGITAÇÃO; NERVOSISMO; TENSÃO; ANSIEDADE; EXCITAÇÃO; MEDO; VISÃO BORRADA.
	AGONISTA ALFA 1 SELETIVO	FENILEFRINA	AGENTE SIMPATOMIMÉTICO DE AÇÃO DIRETA, COM FORTE EFEITO PRINCIPALMENTE SOBRE OS RECEPTORES ALFA-ADRENÉRGICOS E EFEITO MUITO FRACO SOBRE OS BETA-ADRENÉRGICOS.	POTENTE ESTIMULANTE ALFA-RECEPTOR PÓS-SINÁPTICO COM POUCO EFEITO NOS BETA-RECEPTORES DO CORAÇÃO.	CARDIOVASCULAR	CEFALÉIA, BRADICARDIA REFLEXA, EXCITABILIDADE, INSÔNIA E RARAMENTE ARRITMIAS.
	ANTICOLINESTERÁSICOS	NEOSTIGMINA	CAPACIDADE PARA ESTABILIZAR A ACETILCOLINA, POR INIBIÇÃO DA ACTIVIDADE DA COLINESTERASE.
O EFEITO DA ACETILCOLINA É DESTE MODO PROLONGADO E INTENSIFICADO. ANTAGONIZA BLOQUEIO NEUROMUSCULAR INDUZIDO PELO CURARE E PELOS RELAXANTES MUSCULARES NÃO DESPOLARIZANTES.
	ESTIMULA INDIRETAMENTE OS RECEPTORES NICOTÍNICOS E MUSCARÍNICOS.	SISTEMA NERVOSO CENTRAL	NÁUSEAS, VÔMITO, DIARREIA, CÓLICAS ABDOMINAIS, AUMENTO DO PERISTALTISMO E DAS SECREÇÕES BRÔNQUICAS, HIPERSALIVAÇÃO E LACRIMEJAMENTO, BRADICARDIA, MIOSE, ESPASMOS MUSCULARES, CONTRAÇÕES E FRAQUEZA MUSCULAR.
	ANTAGONISTA MUSCARINICO	ATROPINA IPRATRÓPIO	ANTAGONISTA COMPETITIVO DA AÇÃO DA ACETILCOLINA E DOS AGONISTAS MUSCARÍNICOS (PARASSIMPATOLÍTICA, ANTICOLINÉRGICA). INIBE A RESPOSTA DOS NERVOS PÓS-GANGLIONARES COLINÉRGICOS.	BLOQUEIA A ACETILCOLINA EM RECEPTORES PRESENTES EM MÚSCULOS LISOS, MÚSCULO CARDÍACO, NODOS SINOATRIAL E ÁTRIO-VENTRICULAR DO CORAÇÃO E GLÂNDULAS EXÓCRINAS; INIBE A SUDORESE; DILATA AS PUPILAS E AUMENTA A FREQUÊNCIA CARDÍACA; EM DOSES MAIS ALTAS DIMINUI A MOTILIDADE GASTRINTESTINAL E URINÁRIA E INIBE A SECREÇÃO ÁCIDA DO ESTÔMAGO. ANTAGONIZA AS AÇÕES DOS INIBIDORES DA COLINESTERASE, DIMINUINDO AS SECREÇÕES SALIVAR E BRÔNQUICA E O ESTREITAMENTO DOS BRÔNQUIOS.	SISTEMA NERVOSO CENTRAL	ATAXIA, ALUCINAÇÃO, INCOERÊNCIA VERBAL, HIPERATIVIDADE, CONVULSÃO, FEBRE, TAQUICARDIA, VASODILATAÇÃO, RETENÇÃO URINÁRIA E DECRÉSCIMO DA SECREÇÃO SALIVAR
	FIBRATOS	CIPROFIBRATO
CLORFIBRATO
	 MODULADOR LIPÍDICO DE AMPLO ESPECTRO. É UM COMPLEMENTO EFICAZ DA DIETA NO CONTROLE DE CONCENTRAÇÕES ELEVADAS DO COLESTEROL LDL E VLDL E DOS TRIGLICERÍDEOS. AUMENTA O NÍVEL DO COLESTEROL HDL. OS FIBRATOS ATIVAM UM GRUPO DE RECEPTORES NUCLEARES CONHECIDOS COMO PPARA (PEROXISOME PROLIFERATOR ACTIVATED RECEPTORS). ESTA ATIVAÇÃO RESULTA EM AUMENTO DA SÍNTESE DE HDL-C, ACELERA O CLEARANCE DO LDL-C, ACELERA O CATABOLISMO DO TRIGLICERÍDEO RICO EM LIPOPROTEÍNA E VLDL E DIMINUI A PRODUÇÃO DE TRIGLICERÍDEOS.	 ATIVAM UM GRUPO DE RECEPTORES NUCLEARES CONHECIDOS COMO PPAR ALFA (PEROXISOME PROLIFERATOR ACTIVATED RECEPTORS).	SISTEMA NERVOSO CENTRAL	DISTÚRBIOS GASTRINTESTINAIS, LITÍASE BILIAR, ASTENIA, DIMINUIÇÃO DA LIBIDO, CEFALEIA PRURIDO, MIALGIA, ERUPÇÃO CUTÂNEA.
	EZETIMIBA	EZETIMIBA	TRANSPORTADOR ESTEROL, NIEMANN-PICK C1-LIKE 1 (NPC1L1), QUE É O RESPONSÁVEL PELA ABSORÇÃO INTESTINAL DO COLESTEROL E DE FITOESTERÓIS. FIXA-SE NA BORDADURA EM ESCOVA DO INTESTINO DELGADO E INIBE A ABSORÇÃO DE COLESTEROL, CONDUZINDO A UMA DIMINUIÇÃO DO APORTE DE COLESTEROL INTESTINAL PARA O FÍGADO; 
AS ESTATINAS DIMINUEM A SÍNTESE HEPÁTICA DE COLESTEROL E, EM CONJUNTO, ESTES DIFERENTES MECANISMOS ORIGINAM UMA REDUÇÃO COMPLEMENTAR DO COLESTEROL.
	LIPOPROTEÍNAS DE BAIXA DENSIDADE (LDL)	CARDIOVASCULAR	DOR ABDOMINAL; DIARREIA; FLATULÊNCIA (GASES); SENSAÇÃO DE CANSAÇO.
	VASODILATADOR DIRETO	HIDRALAZINA MINOXIDIL	ATUAM SOBRE A MUSCULATURA DA PAREDE VASCULAR, PROMOVENDO RELAXAMENTO MUSCULAR COM CONSEQUENTE VASODILATAÇÃO E REDUÇÃO DA RESISTENCIA VASCULAR.	MUSCULATURA DA PAREDE VASCULAR	CARDIOVASCULAR	TAQUICARDIA, PALPITAÇÃO, CEFALÉIA, VERTIGENS, CONGESTÃO NASAL E DISTÚRBIOS GASTRINTESTINAIS.
	ANTAGONISTA BETA NÃO SELETIVO	PROPRANOLOL TIMOLOL	INIBE A CONTRAÇÃO E A FREQUENCIA CARDIACA, DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL, PODE CAUSAR BRONCODILATAÇÃO.	BETA 1 E BETA 2	CARDIOVASCULAR	CARDIOVASCULARES: BRADICARDIA, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA, HIPOTENSÃO; SISTEMA NERVOSO CENTRAL: DEPRESSÃO MENTAL MANIFESTADA POR INSÔNIA, LASSIDÃO, FRAQUEZA, FADIGA;
	ANTAGONISTA AT1	LOSARTANA VALSARTANA	BLOQUEIA O RECEPTOR AT-1 DA ANGII, DIMINUINDO A RP E O VOLUME SISTÓLICO.	ANGIOTENSINA II	CARDIOVASCULAR	 HIPOTENSÃO, HIPERCALEMIA AGRAVAMENTO DA FUNÇÃO RENAL DIARREIA
	INIBIDOR DA ENIDRASE CARBONICA	DORZOLAMIDA	AO CONTRÁRIO DOS INIBIDORES DA ANIDRASE CARBÔNICA PARA USO ORAL, A ADMINISTRAÇÃO TÓPICA DE CLORIDRATO DE DORZOLAMIDA PERMITE QUE A MEDICAÇÃO ATUE DIRETAMENTE NO OLHO EM DOSES SUBSTANCIALMENTE MENORES E, PORTANTO, COM MENOS EXPOSIÇÃO SISTÊMICA. EM ESTUDOS CLÍNICOS, ESSE FATO RESULTOU NA REDUÇÃO DA PRESSÃO INTRAOCULAR SEM OS DISTÚRBIOS ÁCIDO-BASE
OU AS ALTERAÇÕES ELETROLÍTICAS CARACTERÍSTICAS DOS INIBIDORES DA ANIDRASE CARBÔNICA POR VIA
ORAL.	INIBIDOR DA ANIDRASE CARBÔNICA II	INTRAOCULAR	CEFALEIA. QUEIMAÇÃO, ARDÊNCIA, CERATITE PONTILHADA SUPERFICIAL, LACRIMEJAMENTO, CONJUNTIVITE, INFLAMAÇÃO PALPEBRAL, VISÃO TURVA.
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais