Buscar

atividade complementar 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sara C. M. Santos
Matrícula: 299601
Polo: Guaianazes
07/05/18
Resumo do texto A reforma protestante nas origens do moderno sistema mundial.
A reforma protestante tem suas origens no séc. xvi, e ainda antes dela, a escolástica já tinha como um de seus questionamentos centrais a relação entre fé e realidade, tema que continua sendo destaque nos anos seguintes. Diante disso temos duas grandes escolas de pensamento no centro do litígio, os realistas, que acreditavam que quanto mais abstrata fosse determinada ideia, mas próxima da realidade ela estria, sendo Deus, a mais completa (e abstrata) delas, e os nominalistas, que trabalhavam com um princípio exatamente oposto, ou seja, o que de fato existe, é a realidade, sendo as ideias abstrações em torno do que é material. È de bom alvitre salientar que a escola de Wittemberg, berço da reforma, seguia institucionalmente a linha de pensamento Nominalista, sendo assim, ainda que não se possa medir com precisão, é inegável a influência da escola no pensamento reformado, por este motivo, o movimento da reforma trouxe consigo preocupações de cunho social, econômico e político.
Dado isto, evidentemente que um assunto tão presente e polêmico á época não escaparia dos questionamentos das mentes pensantes do século, as Indulgências, (valor pago pelo perdão de pecados tanto de vivos como de mortos) foram um dos assuntos mais debatidos no auge da reforma, provocando a ira das autoridades que estavam presas na linha de pensamento da Via Antiga (Realistas), que exigia ao invés de discussão e boa fundamentação, apenas a obediência cega á autoridade da igreja. Neste mesmo propósito, a reforma foi um dos fundamentos basilares do Estado Moderno, responsável pela difusão da reflexão sobre o relacionamento entre Deus e o homem e do senso crítico, contrário a alienação que se viviam naquele período, abrindo para toda a sociedade assuntos que até então eram restritos ao alto escalão eclesiástico.
Impossível seria, descrever em poucas palavras todos os efeitos da Reforma Protestante, movimento que marcou a história da humanidade, se espalhou por todo o mundo, e que é em muito, responsável pela sociedade nos moldes atuais. Uma das principais diferenças entre a Reforma e as escolas de pensamento cristão anteriores a ela, reside no fato de que ela não se limitou aos ambientes acadêmicos, e muito menos se ateve a assuntos meramente institucionais ou religiosos, como já dito acima, despertou nas pessoas a consciência política, econômica e social, tanto que nos países onde foi mais bem sucedida, vemos um índice muito maior de desenvolvimento econômico, sem contar nas valiosas contribuições nos campos filosófico, científico e cultural, mais especificamente, na área da música e literatura.
Foi com certeza, uma ferramenta de Deus para mais umas de suas magníficas intervenções na história da humanidade.

Outros materiais