Buscar

AV gestão de suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0189_AV_ » GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	AUDEMIR LEUZINGER DE QUEIROZ
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/11/2015 10:00:02 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402643108)
	sem. N/A: Nivel de Serviços
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Tanto Logistica como Marketing desempenham papeis importantes no Nivel de Serviços ao cliente. Qual o papel da Logistica no Nivel de Serviços ao cliente ?
		
	
Resposta: O principal papel da logistica e entregar o produto certo no lugar certo , no menor tempo e com o menor custo possivel, para que assim possa oferecer um alto nivel de satisfação e percepção possitiva ao cliente , quanto ao nivel de serviço oferecido pela organização.
	
Gabarito: De acordo com Novaes (2001), entre as principais funções, a moderna logística procura incorporar: prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda cadeia de suprimentos e satisfazer a necessidade do cliente, mantendo nível de serviço preestabelecido e adequado, com o menor custo possível. Valendo-se de uma maior integração entre as funções correlatas ao processo logístico, é interessante observar que a ligação das atividades propicia a um desencadeamento de processos positivos que melhor relacionam-se com os complexos níveis de exigência dos consumidores. De acordo com Bowersox e Closs (1996), os processos logísticos atuam positivamente no atendimento dessas expectativas a medida que adicionam valor ao produto ocorre a disponibilização dos produtos onde os mesmos são necessários e desejados. Para que isso possa acontecer é necessário que esses processos sejam entendidos e coordenados de forma integrada. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403183869)
	sem. N/A: TRANSPORTES
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	São cinco os modais de transporte de cargas: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo. Cada um possui características operacionais específicas e, conseqüentemente, estruturas de custos específicas que os tornam mais adequados para determinados tipos de produtos e de operações. Quais as características do TRANSPORTE AEROVIÁRIO DE CARGAS ?
		
	
Resposta: E o transporte mais rapido entre os modais, possui um alto nivel de confiabilidade, porém seu custo é alto.
	
Gabarito: O transporte aeroviário tem tido uma demanda crescente de usuários, embora o seu frete seja significativamente mais elevado que o correspondente rodoviário. Em compensação, seu deslocamento porta a porta pode ser bastante reduzido, abrindo um caminho para esta modalidade, principalmente no transporte de grandes distâncias. Este tipo de transporte é utilizado principalmente nos transportes de cargas de alto valor unitário (artigos eletrônicos, relógios, alta moda, etc) e perecíveis (flores, frutas nobres, medicamentos, etc). Como exemplos deste meio de transporte estão os aviões dedicados e aviões de linha. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402623730)
	sem. N/A: Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA 
		
	
	Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização. 
	
	Grandes melhorias foram introduzidas no sistema de controle de estoques dos supermercados. Tal tecnologia possibilitou o aumento do nível de integração entre os membros da cadeia.
	
	Não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados.
	
	Este período também deu inicio a utilização intensiva de multimodalidade nos transportes.
	
	Pode-se perceber o grande grau de relevância que foi atribuído aos canais de comunicação, assim como os novos sistemas de informações integrados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403237835)
	sem. N/A: Evolução da Logística
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Podemos notar que alguns processos são comuns a todos os elos da Cadeia de Suprimentos e são esses processos, portanto que trazem mais impactos em custos para a Cadeia. Dessa forma, podemos afirmar sobre o processo de transporte que: 
		
	
	É a função da Logística que posiciona geograficamente os produtos é também responsável por uma parcela substancial dos custos na Cadeia de Suprimentos. 
	
	Atualmente as empresas buscam tê-los em níveis máximos possíveis, já que tê-los completo é muito difícil para a grande maioria das empresas.
	
	É a função da Logística que posiciona geograficamente os produtos é também responsável por uma parcela mínima dos custos na Cadeia de Suprimentos.
	
	Quando nos referimos a ele estamos nos reportando aos espaços físicos, onde são guardadas, as mercadorias.
	
	Atualmente as empresas buscam tê-los em níveis mínimos possíveis, já que tê-los zero é muito difícil para a grande maioria das empresas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403198587)
	sem. N/A: CLONE: CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Nas empresas em que o setor de armazenagem e distribuição possui formato tradicional e um menor grau de automação integrada, são comuns falhas operacionais como:
		
	
	Precisão no atendimento.
	
	Aumento do número de sku's em estoque (sku's são unidades ou itens de produto) 
	
	Longo tempo de preparação dos pedidos (separar, embalar, classificar, etiquetar, disponibilizar para embarque, etc.)
	
	Cumprimento do tempo de entrega.
	
	Entrega no prazo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402623782)
	sem. N/A: Niveis de Serviço ao Cliente
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
		
	
	Deve ser vista como uma oportunidade de desenvolver um diferencial frente ao mercado. Tornar-se uma empresa flexível significa estar apta a mudar e adaptar-se às solicitações do mercado.
	
	Depende da capacidade para ser maleável quando apropriado para atender a uma necessidade apresentada por um cliente.
	
	Esta vontade em adquiri-lo será tanto maior, quantos forem os benefícios que o cliente observar neste produto, seja em função de preço, da utilidade, da disponibilidade, dentre outros.
	
	Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
	
	As empresas estão investindo muito e aprendendo a utilizar para elaborar soluções logísticas inovadoras e únicas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402623797)
	5a sem.: Tecnologia da Informação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Neste nível as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Nesse nível, encontram-se atividades como formulação de alianças estratégicas, desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacitação e oportunidades e análises do serviço ao cliente focadas e baseadas no lucro. Escolha a denominação que define o texto acima. 
		
	
	Planejamento Estratégico
	
	Apoio às Decisões
	
	Controle Tático
	
	Controle Gerencial
	
	Sistema TRansacional
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402660370)
	sem. N/A: Tecnologia da Informação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É o nível que utiliza as informações disponíveis no sistema transacional para o gerenciamento das atividades logísticas. Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade. Esta descrição de Sistema de Informações tem a denominação:
		
	
	Sistema Transacional
	
	Apoio FinanceiroApoio às Decisões
	
	Planejamento Estratégico
	
	Controle Gerencial
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402500754)
	8a sem.: Gerenenciamento de Depósitos
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Para não manter estoque e permitir um rápido fluxo de produtos a baixos custos de transporte, é possível utilizar instalações intermediárias entre as unidades produtoras e os clientes finais. As definições estão relacionadas com os seguintes conceitos citados abaixo, na ordem apresentada: a) Não apresentam estoque e os produtos que recebem já possuem destinos certos, não havendo a necessidade de espera por um pedido. b) São vários fornecedores atendendo a vários clientes. A operação consiste em receber mercadorias consolidadas, separá-las e recarregar os veículos de maneira que cada um siga para um único destino. c) Seu objetivo é montar produtos ao longo da cadeia de distribuição. Cada vez mais produtos possuem suas peças fundamentais produzidas em diversos países. 
		
	
	Transit Point - Cross Docking - Merge in Transit 
	
	Cross Docking - Merge in Transit - Transit Point 
	
	Merge in Transit - Transit Point - Cross Docking
	
	Transit Point - Merge in Transit - Cross Docking 
	
	Merge in Transit - Cross Docking - Transit Point
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403241564)
	sem. N/A: Embalagens e Manuseio
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quanto à classificação as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser cinco as classificações. Sendo assim, marque a opção que retrate um exemplo de ¿Embalagem de Quinto Nível¿. 
		
	
	Um plástico que embale mais de um Pack.
	
	Uma caixa de sabão em pó, leite e iogurtes.
	
	Os contêineres no caso de exportações e importações.
	
	Um engradado de bebidas ou Pack.
	
	Os paletes e contêineres.

Outros materiais