Buscar

Postagem 1 PPAP SEOE

Prévia do material em texto

EU GOSTO DE LER
 
ANA LÚCIA PEDRO DAS NEVES - RA 1617956
SANDRA PEDRO DAS NEVES -RA1622233
	
 
 
 UNIP INTERATIVA
 Cachoeiro de Itapemirim - ES
TEMA: MINHA ESCOLA LÊ.
SITUAÇÃO PROBLEMA: Vivemos em um ambiente letrado onde a leitura e escrita permite desenvolver uma aprendizagem de forma significativa. A realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler e diante dessa realidade precisamos resgatar o valor da leitura para que os alunos possam adquirir autonomia.
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista os resultados dos diagnósticos realizados pelos professores durante o ensino aprendizado o supervisor escolar juntamente com toda a equipe escolar elaborou um projeto que cultivasse o exercício da leitura e escrita garantindo as práticas sociais vivenciadas pelos alunos. Assim acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.
 
 
PÚBLICO ALVO: Alunos, pais e toda comunidade escolar
OBJETIVOS GERAL: Contribuir no processo de alfabetização dos alunos através de atividade lúdica que desperta e alimenta o imaginário e contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita.
OBJETIVO ESPECIFICOS:
●Despertar o prazer pela leitura
●Saber interpretar diversos tipos de texto
●Escrever ortograficamente correto. 
●Adquirir competências na leitura e escrita 
●Possibilitar produções orais e escrita
PERCURSO METODOLÓGICO: 
Será aplicada uma metodologia que favoreça o desenvolvimento do aluno durante a alfabetização respeitando suas características individuais e necessidades especiais. As atividades seguirão uma abordagem sócio interacionista onde o aluno terá oportunidade de construir sua aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Os professores trabalharão com reforços em todas as turmas agrupando os alunos de acordo com as dificuldades, e utilizará alfabeto móvel, fantoches, jogos de rimas, bingos de palavras, jogo da memória e haverá empréstimos de livros, no final do projeto o supervisor irá organizar uma dramatização na escola com os alunos solicitando a presença dos pais. 
RECURSOS:
●Livros literários e informativos ,fantoches, cartazes, revistas, quadro de giz, jornais, malas de histórias , alfabeto móvel, álbuns de figurinhas , dvd, caderno dos alunos , lápis e borracha , tesoura, cola
CONOGRAMA: O supervisor escolar irá organizar uma reunião com os professores para apresentar a proposta e as atividades desenvolvidas durante o projeto que terá duração de um mês , em seguida preparar o material a ser trabalhado. 
Acompanhar o desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula, como produção de texto, escritas de palavras, produção de cartazes, atividade de recorte e colagem e outras, havendo sempre uma intervenção pedagógica se necessária. 
 
PRODUTO FINAL: O fechamento do projeto será no auditório da escola com uma apresentação feita pelos alunos onde os mesmo irão dramatizar contos, teatros e danças, será anexados no mural da escola vários cartazes feitos pelos alunos, a escola contará com a presença dos pais e toda a equipe escolar.
AVALIAÇÃO: O supervisor escolar irá solicitar uma avaliação feita pelos professores através de fichas descritivas assim será possível ver o resultado do projeto, e serão avaliados a participação, interesse e colaboração de todos envolvidos. Esse trabalho terá um grande avanço na aprendizagem dos alunos despertando interesse pela leitura 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
●Livro da Unip: Orientação em supervisão escolar e Orientação Educacional; Profa :Eva C. de C.S Mendes
●FREIRE,P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.●BRAZIL, Jogos de Alfabetização. EDITORA UNIVERSITÁRIA .UFPE. Recife, Pernambuco. Ministério da Educação e da Cultura 2009.
●GERALD,J. W.O texto na sala de aula; prática da leitura de textos na escola . 2º ed., Cascavel: Assoeste, 1984.
●FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes