Buscar

Elaboração de Questionários para Pesquisas

Prévia do material em texto

1.
		Quanto aos tipos de escala comumente utilizadas na elaboração de questionários para estudos do tipo survey (levantamento em campo), é correto afirmar que uma questão
	
	
	
	 
	que solicita aos respondentes expressarem seu grau de concordância ou discordância com frases ou afirmações, em respostas que vão de "Discordo Totalmente" a "Concordo Totalmente", se vale da escala de Diferencial Semântico.
	
	 
	envolvendo uma escala nominal é aquela na qual são atribuídos números a respostas não numéricas. A análise das respostas será realizada pela distribuição da frequência (porcentagens), médias e desvio padrão.
	
	
	que pede ao entrevistado para organizar marcas de produtos pela ordem de preferência se vale da escala por intervalo.
	
	
	sobre determinado aspecto que envolva um ponto de zero absoluto (idade, por exemplo) se vale de uma escala de proporção.
	
	
	que oferece ao respondente uma escala de classificação, na qual os pontos extremos são adjetivos que representam opostos (como "desagradável" e "agradável", por exemplo) se vale da escala de Likert.
	
	
	
		
	
		2.
		No processo de elaboração de um instrumento de coleta de dados, o pesquisador poderá utilizar diferentes tipos de perguntas de acordo com o objetivo que pretende alcançar.
Associe os diferentes tipos de perguntas aos seus respectivos objetivos e marque a opção de resposta que apresenta a sequência correta dos itens:
Tipos de perguntas:
(1) Perguntas filtro
(2) Perguntas de caracterização
(3) Perguntas com escala de avaliação
 
Objetivos:
(   ) São usadas para identificar características do entrevistado (sexo, idade, faixa de renda, escolaridade, ocupação etc.).
(   ) São usadas para que o entrevistado dê uma nota, dentro de uma escala predefinida. Em muitos casos são associadas a uma característica de atributo.
(   ) Servem para verificar se a pessoa que será entrevistada atende os objetivos da pesquisa, ou se a pergunta seguinte deve ou não ser aplicada.
	
	
	
	
	3 - 1 - 2
	
	
	1 - 2 - 3
	
	 
	2 - 1 - 3
	
	 
	2 - 3 - 1
	
	
	3 - 2 - 1
	
	
	
		
	
		3.
		Na elaboração de um instrumento de coleta de dados o pesquisador poderá optar por perguntas abertas ou perguntas fechadas. A escolha do tipo de pergunta dependerá dos objetivos da pesquisa. 
Associe os tipos de perguntas e respsotas as suas respectivas características, marcado a opção de resposta que apresenta a sequência correta dos itens:
Tipo de perguntas e respostas:
(1) Resposta múltipla ou RM
(2) Perguntas dicotômicas
(3) Perguntas de avaliação
(4) Perguntas Abertas 
(5) Perguntas Semiabertas
(6) Perguntas Encadeadas
Características:
(   ) Normalmente feitas com base no uso de escalas para permitir tratamentos estatísticos sobre os resultados.
(   ) Quando há duas ou mais alternativas de resposta possíveis e previstas.
(   ) A segunda pergunta depende da resposta da primeira.
(   ) Associa uma pergunta fechada a uma aberta.
(   ) São perguntas fechadas com duas alternativas de respostas que são excludentes.
(   ) O entrevistado responde livremente sobre o assunto.
	
	
	
	
	6 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1
	
	 
	3 - 1 - 6 - 5 - 2 - 4
	
	
	1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6
	
	
	3 - 2 - 1 - 6 - 5 - 4
	
	 
	4 - 2 - 5 - 6 - 1 - 3
	
	
	
		
	
		4.
		A elaboração do questionário é a atividade que exige maior atenção em todo o processo de pesquisa, visto que é nele que são extraídas as informações essenciais do mercado. Todos os elementos da amostra respondem às mesmas perguntas compostas pelas mesmas palavras, em igual ordem lógica e sequencial e com as mesmas alternativas de respostas. O atributo peculiar de extrema padronização desse formato visa assegurar a certeza de que todos os entrevistados responderam exatamente à mesma pergunta. Por isso, recomenda-se utilizar o mínimo de:
	
	
	
	
	perguntas fechadas.
	
	
	perguntas dicotômicas.
	
	 
	perguntas abertas.
	
	
	perguntas semi-abertas.
	
	
	perguntas filtro.
	
	
	
		
	
		5.
		Não há uma regra ou receita pronta para a construção de um instrumento de coleta de dados. O profissional de pesquisa tem à sua disposição uma série de modelos daquilo que chamamos de blocos de questionário que são as partes comuns a todos os questionários e podem ser usados universalmente. Ao elaborar o questionário, o pesquisador escolherá os tipos de perguntas ou escalas de acordo com o objetivo da pesquisa. As diferentes escalas possuem objetivos específicos.
Assim sendo, podemos afirmar que a escala  que objetiva  apenas nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos é a:
	
	
	
	
	Escala ordinal de ranking.
	
	 
	Escala de avaliação itemizada.
	
	
	Escala ordinal de preferência.
	
	 
	Escala nominal.
	
	
	Escalas intervalares.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Em geral, um questionário ou formulário é constituído de cinco partes e são alocados numa determinada sequência no instrumento de coleta de dados.
Identifique nas opções abaixo aquela que apresenta a correta sequência das partes que compõem um questionário ou um formulário.
	
	
	
	 
	(1) Instruções de preenchimento, (2) dados de identificação. (3) solicitação para cooperação, (4) perguntas, questões e formas de registrar as respostas e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes. 
	
	
	(1) Instruções de preenchimento. (2) solicitação para cooperação, (3) dados de identificação, (4) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes e (5) perguntas, questões e formas de registrar as respostas.
	
	
	(1) Dados de identificação, (2) instruções de preenchimento, (3) solicitação para cooperação, (4) perguntas, questões e formas de registrar as respostas e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes.
	
	
	(1) Dados de identificação, (2) perguntas, questões e formas de registrar as respostas, (3) solicitação para cooperação, (4) instruções de preenchimento e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes.
	
	 
	(1) Dados de identificação, (2) solicitação para cooperação, (3) instruções de preenchimento, (4)perguntas, questões e formas de registrar as respostas e (5) dados para classificar socioeconomicamente os respondentes. 
	
	
	
		
	
		7.
		Os pontos extremos de uma escala de Likert são em geral:
	
	
	
	
	muito bom e muito ruim
	
	
	excelente e péssimo
	
	 
	concordo totalmente e discordo totalmente
	
	 
	discordo e concordo
	
	
	nem concordo nem discordo
	
	
	
		
	
		8.
		Ao elaborar um instrumento de coleta de dados, o pesquisador, de acordo com os objetivos da pesquisa, deverá saber o grau de liberdade que será dado ao respondente, isto implica na escolha dos tipos de perguntas que serão utilizadas no formulário ou questionários. Nesse sentido, o pesquisador deverá optar pelo uso de perguntas abertas ou perguntas fechadas.
Analise as afirmativas abaixo acerca das caraterísticas das perguntas abertas e perguntas fechadas e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, marcando em seguida a opção de resposta que representa a correta sequência dos itens.
(   ) Nas perguntas abertas é mais difícil captar o que se deseja saber.
(   ) As perguntas abertas são mais fáceis de tabular, agrupar, processar, geram menos erros.
(   ) A pergunta aberta permite obter maior variedade de respostas.
(   ) A pergunta fechada é difícil de tabular, agrupar, processar geram mais erros.
(   ) As perguntas abertas consomem menos tempo do respondente e do entrevistador.
	
	
	
	 
	F - F - V - F - F 
	
	
	F - F - V- V - F
	
	
	V - F - V - F - V
	
	
	F - V - V - F - V
	
	
	V - V - F - V - F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes